quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Nardo de Bálsamo

No AT. a rainha de Sabá trouxe camelos carregados de perfumes ao rei Salomão; Ester, antes de se apresentar ao rei Assuero tinha se perfumado durante um ano. A noiva descrita no Cântico dos Cânticos derramava óleo de odores fortes.
" As mulheres podiam dispender em perfumes um décimo de seu dote, preparando-se, com certeza, de forma muito especial para o seu amado na sua noite de núpcias." Maria de Betânia - Matéria publicada no Jornal Mundo Espírita - fevereiro/2003
Alguns perfumes eram extremamente caros e raros, o Nardo era um deles. E de acordo com Cant. Canti. e o Evangelho de Felipe faria parte do dote da noiva. Perfume que guardava, para o esposo, na noite das núpcias.
O perfume era associado ao processo de sedução utilizado pelas mulheres, ele era o ingrediente primordial. Estaria ela, em público, declarando o seu amor àquele homem!?



"Enquanto o rei se assentava à sua mesa, dava o meu NARDO o seu cheiro." (Canticos dos Cant 1:12)
"Venho ao meu jardim, minha irmã, noiva minha, para colher a minha mirra com o meu BÁLSAMO, para comer o meu favo com o meu mel, e beber o meu vinho com o meu leite. Comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados." (Cant. Cant. 5:1)
"...aproximou-se dele uma mulher que trazia um VASO de alabastro cheio de bálsamo precioso, e lho derramou sobre a cabeça, estando ele reclinado à mesa..." (MT 26:7)
"Estando Jesus em Betânia, reclinado à mesa em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher que trazia um vaso de alabastro cheio de bálsamo de nardo puro, de grande preço; e, quebrando o vaso, derramou-lhe sobre a cabeça o bálsamo..." (Marcos 13:3)
O Evangelho de João diz o nome da mulher do vaso de alabastro...

"...então Maria tomando uma libra de bálsamo de Nardo puro, de grande valor, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos, e encheu-se toda a casa com o perfume..." João 12:3
O escritor do Evangelho de Lucas sabia q a mulher q ungiu Jesus em uma cerimonia de casamento se chamava Maria, mesmo assim ele disse:
"E eis que uma mulher pecadora que havia na cidade, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um VASO de alabastro com bálsamo;" (Lc 7:37)
Ele chamou de pecadora a esposa de Jesus, por q terá feito isso? Por que queria difama-lá? Se a mulher do vaso de alabastro tinha familia, nome, casa, e deixava tudo para ouvir Jesus falar?
"...e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o BÁLSAMO..." LC 7:38
Porem:
"...Maria, cujo irmão Lázaro se achava enfermo, era a que ungiu o Senhor com BÁLSAMO, e lhe enxugou os pés com os seus cabelos."

Alguns dizem q Alabastro era um pote feito de uma pedra somente encontrada nas imediações de uma cidade Egípcia chamada Alabastron. Era semelhante ao mármore, mas era mais maleável e facilmente se modelava os potes de perfumes.






O nardo era um bálsamo feito da raiz de uma planta da Índia (Nardostachys jatamansi) que crescia nas montanhas do Himalaya. Os arábios a chamavam de “cravo indiano”. Não era apenas a distância, mas a raridade da planta que tornava o nardo caríssimo e tão procurado.






O alabastro e o nardo oferecido por Maria a Jesus talvez tenha sido o presente mais caro que Jesus recebeu em todo o seu ministério. Alguns eruditos, com base no cálculo de Judas, que avaliou o presente em 300 denários, (1 denário = um dia de serviço da época) chegam a calcular, a preço de hoje, entre 15 e 20 mil dólares, cerca de 60 mil reais.






Pra Maria ter um destes deveria ser muito rica. De acordo com Cant. dos Canti. era um objeto que pertencia a uma noiva real.
“O amor espiritual é vinho e fragrância... enquanto aquele que foi ungido estiver presente, os q estão por perto também se aproveitam da fragrância, porem, qdo os q foram ungidos se retirarem (para a câmara nupcial) deixando-os, então aqueles q não foram ungidos mas estavam meramente por perto, não sentirão mais o perfume...” (Evangelho de Felipe, Biblioteca de Nag Hammadi)
De acordo com o Evangelho de Felipe, Nardo de Balsamo tambem era oléo q pertencia a noiva real, filha de principes, prometida a um rei:
"Aos outros resta apenas ansiar por vir a voz da noiva e deleitar-se com seu Balsamo. Ninguém pode ver a noiva e o noivo, a menos q se torne um com eles (seu povo, sua família) ...” (Evangelho de Felipe, Biblioteca de Nag Hammadi)

22 comentários:

VAMOS, GALO!!!! disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Professor disse...

Obsevando atentamente as narrativas do jantar em Betânia percebemos que trata-se DO MESMO JANTAR, só que narrado por pessoas diferentes em épocas diferentes. Alguns evangelistas como Lucas, não estavam presentes no jantar, apenas escreveram o que lhe contaram, muito tempo depois, o que, certamente, gerou toda confusão.

É muito evidente, que Jesus não poderia ter sido ungido por tres mulheres distintas com vasos de alabastro, em tres jantares diferentes.Como vemos, um vaso de alabastro é muito cáro e o óleo de nardo perfumado também, logo, não poderia se tratar de tres mulheres ungindo Jesus com vasos de alabastro e nardo de bálsamo pois eram caros demais para serem usados com tanta frequencia! Supor que tres mulheres teriam feito a mesma coisa, é um assinte a nossa inteligencia!

Além disso, as passagens tem muitas coisas em comum, além do vaso de alabastro, e do óleo de balsamo perfumado, as mulheres enxugam Jesus com OS CABELOS, E DAS CINCO NARRATIVAS, QUATRO AFIRMAM QUE O JANTAR FOI NA CIDADE DE BETÂNIA!

Concluímos que a narrativa mais correta é a feita pelo evangelista João, que além de ser apóstolo de Jesus, também era seu amigo pessoal, e certamente, estava presente no referido jantar. João cita o fato por duas vezes em seu evangélho, nos capitulos 11 e 12, identificando a mulher como sendo Maria, irmã de Lázaro.

lucianoamor disse...

esposa??? de quem??? heresia....

Evangelista Marcelo disse...

Bom, podemos ver claramente que Jesus disse em Mt. 26,12 que quando Maria fez esta boa ação para com o mestre fez "preparando seu corpo para o sepultamento", pois que Ele sabia que sua hora estava chegando, e isto esta muito longe de ser um preparativo para casamento.

selma dias disse...

Minha querida blogueira, quando estamos sem a direção do Espírito Santo e o coração aberto para a palavra de Deus, as coisas acabam fugindo da realidade bíblica e acaba parando na heresia. O Senhor Jesus nunca se casou,nem teve filhos, muito menos relação sexual, querida, purifique sua mente para as coisas de Deus.Peça ao Espírito Santo para te revelar toda verdade da bíblia e isso acontecerá.
JESUS CRISTO TE AMA,mesmo sabendo que você ainda não o conhece verdadeiramente.
adicione meu e-mail e eu estarei lhe passando mais informações do nosso ÚNICO SALVADOR, O SANTO DE DEUS JESUS CRISTO!
selma.dinacio@hotmail.com

selma dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
selma dias disse...

NUNCA HOUVE ESPOSA E NEM FILHOS, O SENHOR JESUS CRISTO NUNCA SE CASOU.
PEÇA A DIREÇAO DO ESPÍRITO SANTO QUANDO FOR ESTUDAR A BÍBLIA E VOCÊ SERÁ BEM SUCEDIDA EM SEUS ESTUDOS.
ENTREGUE SUA VIDA AO SENHOR JESUS, BATIZE NAS ÁGUAS, BUSQUE O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO. PARA SUA SALVAÇÃO.
me add. selma.dinacio@hotmail.com
estaremos falando mais sobre o nosso SENHOR E SALVADOR.

Michell disse...

Evangelista Marcelo olá. Quem conhece sobre o assunto hierogamos da antiguidade entende o que significa unção, sepultamento, casamento. Quem não conhece o assunto não percebe as ligações e não faz uma correta leitura.

Michell disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Michell disse...

Selma Dias lendo suas primeiras palavras - "quando estamos sem a direção do Espírito Santo e o coração aberto para a palavra de Deus, as coisas acabam fugindo da realidade bíblica e acaba parando na heresia" - enxergo mais vc nesta palavras do que eu. Se vc julga alguém com estas palavras, na verdade está refletindo uma leitura de vc mesma pelo seu inconsciente - os outros são nossos espelhos, nos vemos neles.

A realidade bíblica é a israelita, é a semita. Quando alguém tira Jesus de suas raízes e seu contexto histórico-religioso-social verdadeiras heresias aparecem.

Na minha opinião heresia é mesmo sabendo que a primeira palavra, pregação ou mensagem de Deus para a humanidade foi "Não é bom Adão ficar só, farei para ele uma companheira ... por isso o homem deixará seu pai e mãe e se unirá a uma mulher e os dois serão um só[...] assim refletirão a imagem e semelhança de Deus" (Gênesis)e dizer que jesus não casou.

Saber que Jesus disse: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador “os fez homem e mulher. “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe", e dizer que jesus não casou.

Pra mim fugir da realidade bíblica e parar na heresia é saber desta máxima divina e dizer por ai que Jesus não casou. Como se Jesus tivesse pregado o slogam "faça o que eu digo e não faça o que faço". Como se Ele não tivesse dado o exemplo.

Suas palavras não me acrescentam em nada. Não trás nenhuma novidade pois gente etnocêntrica que pensa que sabe a palavra final sobre Jesus encontro aos montes a um tempão.

Agradeço a preocupação mas seu mal julgamento não condiz com a realidade.

Respeito sua opinião, mas na minha Jesus sempre teve esposa e filhos, esta crença me faz bem e estou satisfeita.

grupocoraçao adorador disse...

Espero que deus tenha compaixao de ti

grupocoraçao adorador disse...

Como pode querer afirmar tal coisa sem ter conhecimento????
No minimo vc teria que ter no básico um graduaçao em leras por seu casa è serio pq vc nao pode pegar algo isolado e considerar como prova para sua teoria.
mais sim avaliar o contexto histórico em tempo cronologico, nao esquecendo das provas hestoricas que temos,provando que isso é um absurdo....de um perquisada em pergaminhos da verdade...

Anônimo disse...

jesus não teve esposa nem filhos, a biblia não relata nenhum acontecimento que serviria de base para tal conclusão,o casamento foiinstituídopor DEUS muito antes de jesus vir a terra, deus nos fez segundo sua imagem e semelhança sim , porém semelhança fisica e intelectual, e semelhança não quer dizer igual e sim parecido. considero sua conclusão apenas erro de interpretação, que DEUS te ilumine para que possas ver a verdade a luz do ESPIRITO SANTO.

Jilvânea disse...

NOSSA QUE É ISSO, DIZER QUE JESUS TEVE MULHER E FILHOS, SÓ DEVE TÁ LENDO A BÍBLIA DE CABEÇA PARA BAIXO.
A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE MUITOS PERECEM POR FALTA DE CONHECIMENTO.
DIZER QUE JESUS TEVE ESPOSA É UM GRANDE PECADO LEIA MELHOR A BÍBLIA MINHA QUERIDA.

Jilvânea disse...

NOSSA QUE É ISSO, DIZER QUE JESUS TEVE MULHER E FILHOS, SÓ DEVE TÁ LENDO A BÍBLIA DE CABEÇA PARA BAIXO.
A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE MUITOS PERECEM POR FALTA DE CONHECIMENTO.
DIZER QUE JESUS TEVE ESPOSA É UM GRANDE PECADO LEIA MELHOR A BÍBLIA MINHA QUERIDA.

Zelda disse...

Concordo com o blog. É, em minha opinião, correto o que este blog diz em relaçào a Maria de Magdala(=Maria de Betânia) e Jesus. A Bíblia deve ser estudada com muita cautela, pois, ao mesmo tempo que revela, ela distorce e esconde os fatos. Muitos autores, estudiosos e especialistas já revelaram esses fatos. Só em países como o Brasil, onde se manipulam as informações, é que as pessoas preferem permanecer na escuridâo. Acorda, pessoal! A Igreja dd Roma sempre escondeu a verdade. E as igrejas protestantes também!

Unknown disse...

Dt 29:29 tira todas as duvidas amém.

Unknown disse...

Cada um tem a sua opinião, mas a certeza quem nos dá é o Espirito SANTO, eu tenho certeza que com a ajuda dele e a sua orientação todas as dúvidas serão esclarecidas, disse jesus só creia e mais ele fara.

Viagens disse...

Qual o significado de"enxuguei o Nardo com os meus cabelos" , refere-se Maria ao ungir os pés de Jesus.? Alguém pode me esclarecer, por favor? Obrigado!
João

Unknown disse...

Leia a bíBíbl, mas antes ore e peça pra Deus lhe falar.

Unknown disse...

Concordo

Unknown disse...

Boa noite Roma Vaticano tem escritos Antigos biblia nao diz Ele casou Jesus nao Casou mas é Ultimo Adao ao Sair Sangue e Agua sua Costela ele gera uma Noiva comprada com Seu Sangue.Nao julgo A ou B bom meditar palavra..