domingo, 8 de novembro de 2009

Jesus e Maria - como casal na santa ceia

Imagem esculpida na parede onde Maria está ao lado de Jesus na última céia.


Fonte

sábado, 7 de novembro de 2009

Analisando as tradições bíblicas













Vidas sucessivas, provas e evidencias


sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Prof. Severino Celestino da Silva

O professor Severino Celestino da Silva da Universidade Federal da Paraíba, é ex-seminarista, pesquisador, autor dos livros: Analisando as Traduções Bíblicas e O Sermão do Monte e apresentador do programa Abrindo a Bíblia pela Rede Boa Nova de Rádio.
É considerado um dos maiores especialistas em estudo sobre a bíblia, no país. Também é um pesquisador da vida de Maria Madalena.
Foi orientador da Dissertação de Mestrado em Ciências das Religiões, de Maria de Fátima Moreira de Carvalho, tendo como tema: As representações de Maria Madalena na perspectiva bíblica contemporânea.


Fonte:

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O rei intinerante e sua fiel seguidora


De acordo com Geertz (1998), na cultura do oriente médio adimitia-se que reis não estabelecessem uma capital única, ou seja, "os reis, mudavam as cortes incessantimente entre todas as chamadas imperiais. Viajar era a regra não a exceção; e embora o rei não pudesse como Deus, estar em todas as partes ao mesmo tempo, podia pelo menos tentar dar esta impressão. (...) o centro perambulava. (...) o rei permanecia acampado por uma área em um período que poderia durar de dias à meses, e depois mudava-se pouco a pouco, para outra onde permaneceria por periodos semelhantes, recebendo os chefes locais, organizando festas, enviando expediçoes punitivas quando necessário, e de alguma forma marcando a sua presença. (...) a mobilidade do rei era uma fator importante de seu poder; unificava-se o reino, atraves de uma busca contante de contatos, principalmente com centenas de centros de poder locais e menores. (...) era uma ocupação exaustiva em que só os incançaveis podiam de dedicar. (...) enquanto estivassem em movimento, obtendo um aliado ali ou acolá, o rei conseguia dar mais credibilidade à asserçãode que seu poder tinha-lhe sido concedido por Deus. (...) com isso mantinha o país unido."



Jesus teria tomado esta atitude de rei intinerante, durante o seu reinado. E assim como todos os demais reis intinerantes da história, levou sua mulher ao lado, para onde quer que fosse.




Fonte: GEERTZ, Clifford. O saber local - novos ensaios de antropologia interpretativa. Petropolis: Eitora Vozes, 1998.

sábado, 31 de outubro de 2009

Fonte que dá a vida

Meu filho, atende à minha sabedoria, presta atenção à minha razão, (...) os lábios da mulher alheia destilam o mel; seu paladar é mais oleoso que o azeite, No fim, porém, é amarga como o absinto, aguda como a espada de dois gumes. (...) Afasta dela teu caminho, não te aproximes da porta de sua casa, (...)Bebe a água do teu poço e das correntes de tua cisterna. (...) Seja bendita a tua fonte! Regozija-te com a mulher de tua juventude,corça de amor, serva encantadora. Que sejas sempre embriagado com seus encantos e que seus amores te embriaguem sem cessar! Por que hás de te enamorar de uma alheia e abraçar o seio de uma estranha? (Proverbios 5)


Os antigos israelitas chamavam figurativamente suas esposas de poços.
Maria dentro de um calice - outra representgação da mulher-, transbordando de vinho santo.

domingo, 25 de outubro de 2009

Maria seguencia

De acordo com este conjunto de imagens, jesus carregando uma criança, seria uma cena subsequente a outra cena onde a Maria esta deitada na cama recebendo cuidados...

cinque fest e santi vologda fim do sécilo XV

Este quadro mostra que seria partes de uma sequencia:


Este é o mosaico da natividade:

Onde registra o momento em que Maria teve seu filho. Produzido em 1291, de Pedro Cavallini, para a igreja de Santa Maria em trastevere - Roma












Semelhante a essa aqui





E que segundo a primeira imagem deste post, teria como seguencia uma semelhante a esta:

















sábado, 24 de outubro de 2009

O evangelista João disse que Jesus casou


João acreditava que Jesus era casado e pregou isso para sua comunidade ao informar que Jesus realizou ritos matrimôniais:


- Transformação da água em vinho (João 2), fazendo referencia as bodas de Dionisio. Rito de casamento a maneira romana;

- Encontro de Jesus com a Samaritana (João 4), fazendo referencia ao encontro das matriarcas: Rebeca (Gn 24); Raquel (Gn 29); Séfora (Ex 2). Rito de casamento a maneira israelita;

- Jantar de Betânia: rito onde a noiva unge o noivo (João 12), fazendo referencias ao hierogamos. Ritos de casamento a maneira Egipcia e cananeia.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Uma criança no cálice


St.John O Forerunner As datas de ícone da primeira metade do the.century 19. Tamanho: 52 x 42 cm. Este ícone muito finamente executado é pintado em uma das famosas Palech Old Believers workshops.

Que coisa intereçante, dentro do cálice existe uma criança!

Será que este pintor era vidente e previu que o livro CdV iria nos informar um século depois que na verdade Maria Madalena a esposa de Jesus, era o cálice que carregou a linhagem de Jesus? Bem uma imagem vale mais que mil palavras.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

"Em Jesus não há pecado"


Realmente é lamentável que alguém possa ler e conhecer na biblia:


"Tudo que Deus criou é bom e nada é reprovavel, quando se usa com ação de graças. " (I Tm 4:4)



Aí, sabe-se que uma das primeiras coisas criadas por deus após o homem, foi o casamento e um dos primeiros preceitos da humanidade foi:



"Não é bom que o homem esteja só, farei para ele uma companheira adequada [...] o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher" (Gn 2: 18;24)


Ou seja, que deus achou bom o casamento por isso o criou e o prescreveu ao homem. Se Jesus não tivesse casado, estaria não realizando algo que o criador achou bom e estaria pecando:

"Quem guarda os preceitos da lei, mas falta em um só ponto, torna-se culpado de toda ela" (Tia 2:10), ou seja, não iria adiantar de nada, Jesus ter tido uma vida santa, não ter cometido 99,9% dos frutos do pecado, e ter morrido na cruz, pois ao não casar, estaria falhando em um ponto 0,00000000000(...)1% tornando-se assim pecador, "culpado de toda ela".

"Todo aquele que peca transgride a lei, por que o pecado é a trangressão da lei [...] em Jesus não há pecado" (I Jo 3:4). Para mim está ai a sentença e a resposta se Jesus casou ou não.

Se Jesus não tiversse casado, ou seja, deixado de realizar "um só ponto" dos preceitos do criador, ele teria pecado, felizmente a biblia diz que "em Jesus não há pecado", logo, entendesse que ele não faltou em nenhum ponto, incluindo o casamento. Quem diz que Jesus não casou, está dizendo que ele pecou, logo, "alguns ão de apostatar da fé dando ouvidos a doutrinas de espiritos embusteiros e demôniaca"( I tm 4:1), realmente é lamentável!!!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Na bíblia encontramos a seguinte tradução para I cor 7:27:

"Estas ligado a mulher? não busque separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher."

Dando a entender que Paulo está sugestionando aos solteiros para ficarem solteiros, mas no códices Sinaiticos digitalizado e disponivel para qquer um na internet - sinaiticus.com -, manuscrito do século IV, encontramos uma modificaçao:

"Tu tens sido vinculado a uma mulher? procura não separ-te. Tu tens sido ligado a uma mulher? não procure mulher."

Nesta passagem do Códices Sinaiticos, uma palavra mudou todo sentido, pois, sugere que na verdade Paulo estaria sugestionando a não traição. O "não procures mulher", caso já esteja com uma, é no sentido de ficar fiel e não soteiro ficar solteiro.

sábado, 17 de outubro de 2009

Flávio Josefo informa que Jesus tinha esposa


Uma versão do livro Guerra Judaica de Flavio Josefo, em lingua Eslava, conteria a informação de que Jesus tinha esposa:


"A Guerra Judaica" - 5 fragmentos de uma tradução em páleo-eslavo (russo antigo), que remonta aos séculos XI-XIII "Apareceu então um homem, se é que podemos chamar-lhe homem. A sua natureza e as atitudes exteriores eram humanas mas a sua aparência e as suas obras eram divinas. Os milagres que realizava eram grandes e surpreendentes. Uns diziam dele ' É o nosso primeiro legislador que ressuscitou dos mortos e dá provas de suas capacidades, operando muitas curas ´. Outros julgavam-no enviado por Deus. Opunha-se em muitas coisas à Lei e não observava o sábado, segundo o costume dos antepassados; todavia, não fazia nada de impuro, nem nenhum trabalho manual, dispondo apenas da palavra. Muitos entre a multidão o seguiam e escutavam seus ensinamentos; os espíritos de muitos se agitavam pensando que, graças a ele, as tribos de Israel se libertariam do jugo romano. Costumava estar, de preferência, em frente da cidade, no Monte das Oliveiras.Vendo a sua força e que, com as palavras, fazia tudo o que queria, pediram-lhe para entrar na cidade, massacrar as tropas romanas e Pilatos, e passar a governá-los. Mas ele não lhes dava ouvidos. Mais tarde, os chefes dos hebreus vieram a saber de tudo aquilo, reuniram-se com o Grande Sacerdote e disseram: ´ Somos impotentes e fracos para resistirmos aos romanos, como um arco frouxo. Vamos dizer a Pilatos o que ouvimos e não teremos aborrecimentos´. E foram falar dele a Pilatos.Este enviou homens, mandou matar muitos entre a multidão e prendeu o doutor de milagres. Informou-se melhor sobre ele e vendo que fazia o bem, e não o mal, que não era rico, nem ávido de poder real, libertou-o; de fato, tinha curado a sua mulher, que estava moribunda. E regressado ao local habitual, retomou o cumprimento de suas obras, e novamente um número maior de pessoas se aglomerou em torno dele. Os doutores da Lei, feridos pela inveja, deram trinta talentos a Pilatos, para que o mandasse matar. Este aceitou-os e deu-lhes autoridade para serem eles próprios a fazer o que desejavam. Desse modo, apossaram-se dele e o crucificaram, apesar da lei dos antepassados."



Quem leu isso teria adulterado e interpolado para ficar assim:


"Antiguidades judaicas", XVIII,3 - em grego. "Apareceu, depois, Jesus, homem sensato, se é que se lhe pode mesmo chamar homem; operava de fato ações extraordinárias, mestre de homens que acolhem a verdade com prazer. E atraiu a si muitos judeus e muitos também entre os gregos. Ele era o Messias (o "Cristo"). E depois de Pilatos o ter punido com a cruz, por denúncia dos homens principais entre nós, não desistiram os que o tinham amado desde o princípio. Ele apareceu, efetivamernte, ao terceiro dia, novamente vivo, tendo já anunciado os divinos profetas estas e milhares de outras coisas maravilhosas sobre ele. E agora ainda não parou de crescer a tribo daqueles que receberam dele o nome de cristãos"



Os seja, isso seria uma prova de que alguem quiz apagar a informação de que Jesus teve esposa, na história que chegou até nós?


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Se Jesus não casou este foi o primeiro pecado dele

Dizem que Jesus veio para nos salvar do pecado, me desculte, em hipotese alguma quero ofender, falo neste momento como a uma amiga pedindo apenas que reflita de forma racional:

- O conceito de pecado diz respeito a não fazer a vontade de Deus;
- O Gênesis registrou que a vontade de Deus era: "não é bom o homem está só, farei para ele uma companheira...crecei-vos e multiplicai-vos";
- Aos olhos do povo de Deus, quem seguia o Gênesis e não cumpre este primeiro mandamento divino, seria considerado pecador, ou seja, alguém que comete pecado, alguém que não fez/faz a vontade de Deus;
- Seguindo este contexto, se Jesus não tivesse cumprido este mandamento (pela perspectiva judaica este é um dos mais de 200 mandamentos da Bíblia) além de ter pecado, de ter sido considerado pecador, jesus teria sido muito criticado, igualmente como quando curou ao sábado ou sentou na mesa com pecadores, nenhuma única crítica a este respeito foi registrado nos evangelhos. 

Agora reflitamos:  isso não é um indício importante para perceber se Jesus foi casado ou não?

Aqueles que dizem que Jesus não teve pecados e depois dizem que Jesus não casou, estão se contradizendo. Ou uma coisa ou outra: ou ele pecou ou não pecou; Se não casar era considerado pecado: Se ele não pecou, logo, ele casou; Se Jesus não casou, logo, ele pecou. Não tem meio termo.

domingo, 11 de outubro de 2009

Imagens de Jesus com criança e filho


Olá, p todos!


Bem, estas imagens de Jesus com uma criança são bem mais antigas que o século X, porém, estariam fazendo referencias a imagens ainda mais antigas, existentes em a frescos de mosteiros e igrejas cristãs gregas primitivas.

Seriam indicios de que existia entre os primeiros cristãos, ao menos em grupos além dos gnósticos, que acreditavam que Jesus era casado e possuia filhos. A própria comunidade do evangelista João, acreditava que Jesus era casado, João registrou no seu evangelho que Jesus realizou ritos de matrimonio, - quando: encontrou a samaritana do poço da mesma forma que foram encontradas as esposas de Isac, Jacó e Moisés; quando realizou a cerimônia do hierogamos no jantar de Betania. - localizando assim que a crença no Jesus casado, viria desde o século I.
Porém, o grupo de cristãos que acreditavam que Jesus foi celibatario, foram "os vencedores na história", por tanto, contaram a história a sua maneira, ou seja, se tornaram com o tempo, politica e socialmentemente mais forte, impondo assim sua crença acima dos que acreditavam que Jesus foi casado. Mas, o grupo de cristãos que acreditavam que Jesus foi casado e teve filhos, não teriam desistido ao longo dos anos, promovendo assim uma especie de "movimento de resistencia" e deixando indicios de sua crença, registrados na arte e literatura.

Quando imagens retratam Maria segurando criança a interpretação é a representação de mãe e filho, quando quem carrega a criança é Jesus ai a interpretação é modificada bruscamente? Se compararmos estas imagens com dezenas de outras da mesma época, sendo que quem carrega uma criança é Maria, então o sentido de interpretação da cena é rapidamente identificada como retratação de mãe e filho.

A resposta da mudança na interpretação não está no fato de que ela seja mentirosa ou com sentido espiritual, mas sim que quem passou a interpreta-la foi o grupo de cristãos que acreditavam que Jesus era celibatario, ou seja, modificou-se o grupo, e a crença, modificou-se o sentido da interpretação.
Se estas imagens foram feitas por cristãos que acreditavam que Jesus tinha filhos e era casado, cristãos estes provavelmente da comunidade de João, então seria de supor que quem está deitada, seria a esposa de Jesus, ou seja, a mãe da criança, e originalmente seria a retratação do momento do parto, onde Jesus mostraria com alegria a chegada de seu primeiro filho, momento de grande júbilo para toda comunidade.

Imagens semelhantes ou versóes diferentes, mostram a mulher deitada com semblante feliz, ou ela sentada com mulheres próximas realizando cuidados diáios, tipo dando banho no bebê ao mesmo tempo que outra alimentando uma criança mais velha, uma menina, informando a existancia assim de duas crianças, uma mais velha e menina, e uma mais nova, um bebê masculino.

Na interpretação original e primitiva, todas Marias registradas na iconografia seria a Maria (que ungiu Jesus), sua esposa, e o momento em que ela estava "ascendendo", "morrendo", só que sentido de Status social, ou seja, uma mulher que sem filhos, gera filhos, passa a pertencer a outra categoria de mulheres na qual jamais poderar deixar de ser, a de mãe, a de matriarca, morre para uma condição (da de mulher sem filhos) e eleva-se para a condição máxima de uma mulher (para a sociedades do passado) a de matriarca.

Com o passar do tempo e o estabelecimento do grupo de cristãos romanos como principal, Maria esposa foi tranformada em Maria mãe de Jesus, pois para este grupo Jesus era celibatario, e para justificar a prensença constante de uma mulher importante ao lado de Jesus, então a transformaram na sua mãe e modificaram parte da interpretação, adaptando aos seus intereces para não contradizer suas pregações.

sábado, 10 de outubro de 2009

terça-feira, 29 de setembro de 2009

sábado, 19 de setembro de 2009

Assunção de Maria: morte ou renascimento atraves do parto?



Existe dezenas de imagens semelhantes a essa, onde Jesus carregando uma criança, junto com uma multidão aprecia Maria deitada. Esta cena é explicada pela igreja grega como sendo o momento de assunção/morte de Maria, porém, estou inclinada a acreditar que esta cena representaria o parto de Maria, onde estaria dando a Jesus seu primeiro filho, motivo de grande júbilo. A morte seria simbólica e a assunção estaria representando o status que ela estaria adquirindo e que nunca mais iria ser deposta - a de ser mãe, matriarca, colaboradora de deus na multiplicação de seu povo.
O que me faz pensar assim, seria o fato de que em algumas versões, como esta aqui em baixo, Maria estaria semi-sentada e com semblante feliz, de olhos abertos.


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Naíades


Náiades são ninfas aquáticas com o dom da cura e da profecia. Assemelhavam-se às sereias e, com a voz igualmente bela, elas viviam em fontes e nascentes; deixavam beber dessa água, mas não se banhar delas, e puniam os infratores com amnésia, doenças e até com a morte.

Eram extremamente belas; tinham pele clara ou até azulada e olhos extremamente azuis e profundos.

As Náiades se dividem em cinco tipos diferentes:

Crinéias: Náiades que habitam fontes;
Limneidas (ou Limnátides): Náiades que habitam os lagos;
Pegéias: Náiades que habitam nascentes;
Potâmides: Náiades que habitam os rios;
Eleionomae: Náiades que habitam os pântanos.


Na mitologia grego-romana as náiades, crenéias, pegéias e limneidas moravam em fontes, rios ou lagos. Tinham ainda o dom de profetizar, curar e nutrir.

Fonte: Wikipedia

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A Autoridade de Antiguidades de Israel informou nesta quinta-feira a importante e surpreendente descoberta das ruínas de uma sinagoga dos tempos de Jesus.
A escavação arqueológica, dirigida por Dina Avshalom-Gorni e Arfan Najar, da Autoridade de Antiguidades de Israel, iniciou em 27 de julho. Um mês depois se encontraram os primeiros vestígios de um lugar importante. Com o passar dos dias se deram diversas descobertas significativas que levaram à conclusão de que se trata de uma sinagoga do século I, possivelmente destruída nos anos da revolta dos judeus contra os romanos, entre os anos 66 e 70 d.C. O mais interessante da descoberta é uma pedra esculpida que se encontrou no centro do edifício de cerca de 11 metros por 11. Tem esculpidos vários sinais, mas, sobretudo tem um menorá, ou seja, um candelabro de sete braços; ao que parece, trata-se do menorá mais antigo que se encontrou até a data em uma sinagoga.
Magdala está a apenas sete quilômetros da antiga Cafarnaum.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cristianismo primitivo - Cristãos assírios

Manuscrito cristão Assirio


O cristianismo teria começado primeiro entre os assírios. A planície de Nínive, habitada por descendentes dos antigos assírios foi predominantemente de um centro cristão até alguns séculos depois da conquista árabe do século 7. A partir de então as pessoas de outras nacionalidades, tais como árabes, turcos e os curdos, mais recentemente, migrou para a região.



Desde o século 7 dC a cultura árabe foi sobreposta sobre a civilização cristã assíria que dominava a região antes de então. Por volta do século 18 todos os traços da história cristã e antiga cedo assíria na Mesopotâmia foram destruídos. Entanto, existem ainda várias cidades ao norte de Mosul predominantemente habitada por eles e alguns dos primeiros mosteiros assírio sobreviveram até esta data.



Antes do Islã havia centenas de igrejas e mosteiros cristãos na região da mesopotamia.



O diário iraquiano Al-Mada publicou um artigo sobre um sitio descoberto em 1976, daquilo que se acredita ter sido uma igreja cristã primitiva, no deserto a oeste da cidade sagrada xiita de Karbala. A igreja, conhecida como Al-Qusair, foi construído no século 5, 120 anos antes do aparecimento do Islã, e quase dois séculos antes da expansão do Islã no que é hoje conhecida como Iraque.



Ainda sobrevive o mosteiro de Santo Behnam, do quarto século. Localizado a seis milhas a nordeste de Nimrud ou a antiga cidade assíria de Kalkh, de acordo com uma tradição foi construída no último trimestre do quarto século por Sanherib II do governador do assírios em memoria de seu filho Behnam que morreu depois de terem se convertido ao cristianismo por Mar Mattay que vivia na montanha de Alpuni perto de Nínive. Nas paredes do mosteiro existe inumeras inscrições talhadas em siriaco.



Localizado a 20 milhas a nordeste de Nínive existe o mosteiro Mattay Mar está no topo da montanha maqlub conhecidos pelos assírios como Tura alpayeh D'.
Mor Mattai Dayro é o mais antigo mosteiro ortodoxo sírio no nordeste da Mesopotâmia nordeste. Em 629 o mosteiro recebeu a primazia sobre os mosteiros da Pérsia. Diz-se que Saint Mattai nasceu perto de meio (Diyarbaker) em torno do início do século 4. Após a perseguição de Juliano (c.361) estabeleceu-se em uma montanha perto de Nínive, (perto de Mosul moderno). Segundo a tradição, ele converteu o filho do rei da Assíria, Behnam, e sua filha Sarah, ao cristianismo.


É considerado o mais importante mosteiro assíria no Iraque, devido à sua importância religiosa, histórica e geográfica. Localizado no topo da famosa 'Maqloub' Mountain, o mosteiro magnífica vista para os campos da planície de Nínive. À esquerda da O mosteiro é uma grande caverna com água natural montanha primavera pingando do teto da caverna. O mosteiro tem mais de 50 quartos, 3 salas para reunião, uma igreja, uma sala de santos "(Baith Qadisheh) que se guardam os restos de Mar Mattai. O mosteiro foi renovado várias vezes, mas a construção interior da igreja data de meados do século 4 .



O mosteiro tornou-se um conhecido centro de aprendizagem a partir do século 7 ao século 12, quando muitos de seus monges tinham que fugir durante o Salah al-Deen Al-batalhas Ayoobi. O mosteiro retornou ao seu esplendor passado, no século XIII até à sua destruição parcial por Taimorlang, o Mongole.



Existe também o mosteiro de Komane localizado perto de Mosul é uma cidade assíria fundada há 3.000 anos. Seus habitantes se converteram ao cristianismo no século 2 dC Ela tem dois mosteiros, um dedicado a São Ciriaco e outro para a Virgem Maria, ambos construídos durante o século 4.
Parede com inscrições talhadas


Em Komane os cristãos celebram dois dias de festa, São Ciriaco, 15 de julho, e Maria, em 15 de agosto, o dia de sua Dormição. Cerca de 3.000 cristãos iraquianos, alguns de lugares tão distantes como os E.U. Síria e fazer o seu caminho para a cidade em 15 de agosto, na solenidade da Dormição de Maria, que é como os cristãos orientais chamam de Assunção.


Mosul tem a maior proporção de cristãos de todas as cidades iraquianas, e contém várias interessantes igrejas antigas, algumas das quais datam dos primeiros séculos do cristianismo. A entrada para as suas igrejas antigas é frequentemente escondida por uma parede grossa, talvez por razões de segurança.
Até o final do século 18, quando a Igreja do Oriente, na planície de Nínive se juntou a Igreja Católica Romana foi redefinida como caldeus e na maioria das igrejas e mosteiros da região estão actualmente controlada pela Igreja caldéia.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Haran

Terã teve três filhos: Harã (primogênito), Naor e Abraão. Harã foi pai de Ló, Milca e Iscah (Sarah) (Gênesis 11:27, 29). E morreu em Harã, cidade, a caminho de Canaã.
A cidade de Harã está localizada ao sul da Turquia, a sudeste 32 km de Şanlıurfa (antiga Edessa). Perto da fronteira com a Síria.
Por volta de 1000 a.C. era dividida em vários Estados: Gesur, Zobá, Arã, Damasco. Mas quando o rei de Zobá perdeu uma batalha em 990 a.C. para Davi resolveram unirem-se em uma só nação.
A Síria, na antiguidade incluia Mesopotamia e Libano, foi sucessivamente ocupada por canaanitas, fenícios, arameus, hebreus, egípcios, sumerios, assirios, babilonicos, hititas, persas, gregos e bizantinos.
Fonte wikipedia

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Santa Ana?

Dormition de santa Ana

Nascimento de João

domingo, 30 de agosto de 2009

sábado, 29 de agosto de 2009

Cristianismo e Mitraísmo

O Mitraísmo excluia as mulheres. Quando Constatino colocou todas as religioes na clandestinidade, poupou o mitraismo. O Mitraísmo sobreviveu em Roma ate 394 sendo que a basilica de São Pedro foi construida sob o local do ultimo culto mitraico. Boa parte dos templos cristão foram construidos em cima dos locais de culto mitraico.
Semelhanças entre cristianismo e o mitraismo:
- Tanto o nascimento de mitra quanto de Jesus foram precedido pelo aparecimento de uma estrela;
- Ambos nasceram de uma virgem imaculada que se tornou mãe de deus;
- Ambos nasceram em uma gruta;
- Ambos tiveram a presenç de pastores e rebanho;
- Ambos nasceram no dia 25 de dezembro;
- Mitra foi celibatario;
- ...
Fonte:

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Jesus e o menino


Gradual, Próprio e Comum dos Santos (fol. 84)Bolonha, cerca de 1285; 290 fols.; 51.5 x 35.5 cmTexto de abertura: Gaudeamus (Alegremo-nos).Musei Civici d'Arte Antica, Bolonha, Itália.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Onde diz na biblia que Jesus foi celibatario?


Considerar que o estado de solteiro é melhor que o de casado, nunca foi doutrina, crença ou preceito da religião de Abraão e sim, de povos estrangeiros. Jesus não disse que o status de solteiro era melhor que o de casado, quem disse foi Paulo, um homem que sempre viveu no estrangeiro - Tarso, cidade que possuia a religião de mitra onde considerava-se que a vida de solteiro (eunuco) era melhor que o de casado, "A respeito das pessoas virgens, não tenho mandamento do senhor; porém, dou o meu conselho" (I cor 7:25)


Vc segue o conselho de Paulo se vc quiser, agora dizer que Jesus o seguiu, não concordo não, pois a tendencia é de que Jesus tenha seguido o pensamento da religião de Abraão e não de estrangeiros, e o pensamento da religião de Abraão é "não é bom o homem está só" (gn).



Se o criador queria que o filho dele - Jesus, ficasse solteiro o periódo de viveria aqui na terra ensinando ao povo, tivesse feito ele nascer em qualquer nação estrangeira, que adotava o celibato, isso não seria problema para Deus, agora fazer Jesus nascer no meio de um povo que sempre supervalorizou o casamento, para que na pratica ele ensinasse o celibato, isso para mim é contravenção, isso para mim é ruido na comunicação.



Se Jesus fosse celibatario o mais correto seria ele ter nascido em uma nação que valorizava o celibato e ensinasse o valor desta prática para seu povo entender e práticar. O evangelista João não pregou o celibato; O evangelista Lucas não pregou o celibato; O evangelista Marcos não pregou o celibato; pra falar a verdade a palavra celibato não existe nos evangelhos, como é que vc quer que uma coisa que nem foi pregada nem valorizada por Jesus ou seus apostolos, nem pelos evangelhos, nem por deus, julgando pelo o que ficou registrado na biblia, tenha sido praticada por Jesus? me diz onde é que tem dizendo que Jesus foi celabatario, que eu acredito.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Celibato

Aqueles que não geravam filho (celibatarios) não eram admitidos na assembleia de deus - Deut 23:1. A enciblopedia britanica admite que devido a ligação com o judaismo o cristianismo deveria ter adotado a mesma valorização ao casamento, o estatus de celibatario não teria sido um pregação apostolica, nae de Jesus.


Em Israel não havia classe de Eunucos como em outras nações. Quando a biblia faz referencia a eunucos, sempre são de nações estrangeiras. O termo eunuco teria diferença de significados em algumas passagens, como no caso de Potifar, eunuco e casado.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Em 36 dC, o governador da Judéia, Pôncio Pilatos, foi confrontado com uma grave rebelião em Samaria.
Para um homem que fez a luz de mentira e em todos os seus projetos satisfeitas com a máfia, reuniram-los, oferecendo-los ir em um corpo com ele para o monte Garizim, que, em sua opinião é a mais sagrada das montanhas. Ele garantiu que em sua chegada ele iria mostrar-lhes os vasos sagrados, que foram enterrados lá, onde Moisés tinha depositado eles. Seus ouvintes, vendo este conto como plausível, apareceu em armas. Eles colocaram-se em um vilarejo, chamado Tirathana e, como eles planejaram a subir a montanha em uma grande multidão, deram boas-vindas para as suas fileiras os recém-chegados, que iam entrando. Mas antes que pudesse subir, Pilatos bloquearam a rota projetada até a montanha com um destacamento de cavalaria e infantaria fortemente armados, que em um encontro com o primeiro-chegados na aldeia mataram alguns em uma batalha campal e colocar os outros em fuga. Muitos prisioneiros foram levados, de quem Pilatos à morte os principais líderes e aqueles que foram mais influentes entre os fugitivos.
[Flavius Josephus, Jewish Antiquities 18.85-87] [Flávio Josefo, Antiguidades Judaicas 18,85-87]

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

domingo, 23 de agosto de 2009

sábado, 22 de agosto de 2009

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Selo messianico



Um Selo Messiânico da igreja cristã na antiga Jerusalém foi redescoberta após 2000 anos. Este antigo símbolo foi encontrado no Monte Sião. Acredita-se que ele foi criado e utilizado por judeus crentes que chamavam-se a si mesmos de Nazarenos na primeira Igreja Messiânica.
O Selo Messiânico foi achado gravado ou inscrito em oito antigos objetos. Os artefatos foram mostrados a Ludwig Schneider, editor chefe da revista da NAI, Israel Today, em 1990. Eles os obtiveram de Tech Otecus, um velho monge que viveu como eremita na parte antiga da Cidade de Jerusalém. Otecus disse que nos anos 60 ele pessoalmente escavou cerca de 40 objetos com o Selo Messiânico numa antiga gruta localizada nas proximidades da Sala Superior no Monte Sião.
Um dos oito objetos é um bloco bem gasto feito um mármore local e tamanho de um tijolo. Esta peça possui um versão entalhada do Selo Messiânico com um Tav (a última letra do antigo alfabeto hebraico que parecia-se exatamente com o sinal de uma cruz) no olho do símbolo do peixe, assim como uma escrita em aramaico informando o uso deste artefato para ser a base de onde se coloca o frasco do óleo de unção. O antigo aramaico é transliterado como "La Shemen Ruehon" (Para o Óleo do Espírito). Outro dos oito objetos é um pequeno, e quase intacto, frasco que deveria certamente ser colocado no topo da base de mármore.
Análise do símbolo
O selo messiânico parece ser composto por três símbolos distintos mas, na realidade, é composto pela sobreposição de dois. É esta sobreposição que gera o símbolo intermédio – a estrela de David. Que a estrela de David não seja um símbolo autónomo mas antes surja da união dos outros dois é também particularmente relevante como veremos adiante.

O Peixe

O peixe é o símbolo tradicionalmente utilizado para representar o cristianismo e particularmente os crentes gentios[1] embora habitualmente seja representado na horizontal.
Apesar de alguma polémica em torno deste símbolo devido ao facto de ele aparecer associado desde tempos mais antigos a cultos de divindades pagãs, é incontestável que os primeiros cristãos se serviram dele como símbolo identificador, aparecendo, ao que tudo indica, associado essencialmente às comunidades de origem gentia.
A “Menorah” ou Candelabro de Sete Braços

Se há um símbolo bíblico para o povo de Deus é o candelabro de sete braços (ou “Menorah”). Muito se pode dizer acerca deste objecto. Muitos julgam que este é um símbolo judaico. Isto é um erro. Este símbolo é usado há mais de 3000 anos como representativo da Tora de Deus[1] e da sua nação Israel. Foi dado ao Israel de Deus e como tal pertence a todo o povo de Israel (do qual todos os que aceitam Jesus e guardam os seus mandamentos – Tora – fazem parte).
O pastor Robert Somerville no seu artigo “Menorah – A Lâmpada de Deus”, dizia o seguinte: “...símbolos como a Menorah não são etnicamente judaicos nem religiosamente cristãos mas sim divinamente bíblicos e, como tal, eternos e universais (para toda a gente)”.
A Estrela de David

A estrela de David ou “Magen” David (escudo de David) não aparece explicitamente referida nos textos bíblicos. No entanto, de acordo com a tradição judaica este seria o selo de David a que o próprio Talmud[2] se refere (sem no entanto identificar o símbolo). O símbolo em si é já muito antigo, tendo sido usado na antiguidade quer como símbolo mágico quer a título meramente decorativo. Para os israelitas, no entanto, este símbolo passou, e tudo indica que desde muito cedo, a ser uma referência à casa de David sendo considerado, como já se disse, o selo do próprio rei e um símbolo do Messias vindouro.
O hexagrama é composto pela primeira e última letras do nome de David (o “dalet” – que se pode ver abaixo) desenhados na escrita paleo-hebraica sendo um deles invertido e sobreposto ao outro.



Fonte

terça-feira, 18 de agosto de 2009

O Beijo


Igreja grega - Iconografia

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Margareth Starbird

"Os evangelhos cristãos dizem nada específico sobre o estado civil de Jesus, mas o idioma hebraico não tem palavra para "solteiro" no primeiro século dC, provavelmente porque o casamento era um imperativo cultural "em sua sociedade. Devemos examinar as evidências disponíveis de que Jesus casou-se em conta as normas da sociedade judaica em que vivia. " Magareth Starbird

sábado, 15 de agosto de 2009

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Arfresco primitivo retratando Jesus com uma criança nos braços




Seria a sagrada familia -Pai/Jesus, Mãe/Maria e o filho/bebê -, a primeira trindade cristã e que teria sido destituida?
Esta imagem estaria no mosteiro de Sapocani (Fonte)


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Esculpido em Márfim


Placa de marfim do século 10 Dc. Esta no museu de Cluny.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Jesus com criança nos braços


Pintura em primitiva igreja cópta

Uma das mais antigas iconografias a representar Jesus com uma criança nos braços.

Esta cena está na A Igreja da Santíssima Virgem no Mosteiro da Síria, no Egito.

Fonte

terça-feira, 11 de agosto de 2009

As mulheres no cristianismo antigo

"A história das mulheres no antigo cristianismo está sendo revista nos últimos anos. As pesquisas tem revelado que a lider entre elas era Maria Madalena."

domingo, 9 de agosto de 2009

Maria-mulher-esposa

A palavra grega para "mulher" e "esposa" é o mesmo. Tradutores devem basear-se no contexto em decidir como traduzi-lo. Quando Maria é referido como uma "mulher" que seguiu Jesus, ele pode ser facilmente traduzida como "esposa".


Fonte

sábado, 8 de agosto de 2009

A Deusa dos Hebreus

No livro A Deusa Hebraica, de Raphael Patai, se chamaria Astart (Asera, Anat). Segundo o autor, esta deusa estava profundamente inserida na vida do povo israelita, de diversas formas. Ela teria desaparecido apos reformas religiosas promovidas por Ezequias, Josias e Esdras.

"na arca da aliança havia a imagem de duas divindades - o Senhor e sua Consorte"

"Philo nos informa que as imagens dos querubins era um masculino e uma feminina. Isso está em consonancia com a tradição Taumundica... segundo ao qual o casal Querubim estaria esculpido no Santo dos Santos do templo."


Fonte

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Hierogamos

A história da unção de Jesus realizada pela mulher do vaso de alabastro, foi de tamanha importancia que foi a história que recebeu ordem expressa para ser preservada.
A unção do hierogamos foi muito realizada na antiguidade. Hoje talves nós não a compreendamos na sua profundidade, mas com certeza, Jesus, Maria, os presentes neste jantar, e os cristãos que receberam a pregação desta história compreendiam muito bem o que estava acontecendo, o que eles estavam fazendo.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O celibato e Jesus

Segundo o estudioso judeu, Shalom Ben Chorim:

"Isso precisa ser mantido em mente quando olhamos para a carreira de Jesus ... Se ele tivesse despresado o casamento, os seus opositores entre os fariseus teriam repreendido Jesus com isso, e seus discípulos, teria perguntado a ele sobre isso pecado da omissão ... (o seja, o motivo do seu celibato) [...] Ouvimos apenas que ele voltou para Nazaré para viver a vida completamente normal de um judeu. Do mesmo jeito que nós também nada aprendemos sobre as esposas dos discípulos, com muito poucas excepções, sobre as mulheres da maioria dos professores da Lei do tempo de Jesus. "(Shalom Ben-Chorim, MUTTER Mirjam, 1982, pp 92 e ss. como citado por Uta Ranke-Heinemann, eunucos por amor do Reino dos Céus, Eunucos por causa do Céu, Traduzido por Peter Heinegg, Doubleday, 1990, pp 44-45)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Judeus e o celibato

Segundo o estudioso judeu, Ben-Chorin, Jesus foi provavelmente um bom Judeu, e, portanto, casou-se:
"Das muitas centenas de rabinos da época talmúdica conhecido apenas um, Ben-Asai (século 2), não era casado. De acordo com uma texto ele teria sido casado por um breve periodo de tempo com uma filha de seu professor, o rabino Akiba, mas depois manteve-se único, de modo a dedicar-se exclusivamente para a Torá. Ele foi fortemente criticado por isso, por seus colegas: "Alguns pregam bem e agem bem, alguns agem bem e mas não pregam bem, mas você prega bem e não age bem. " Ben-Asai respondeu-lhes: "O que eu posso fazer? Minha alma se apega a Torá. O mundo pode ser mantido por outras pessoas "(bYabmuth 63b). A boa pregação, seria menos importante que o bom comportamento, Ben-Asai consistiu no fato de que ele ensinou a todos os mandamentos, mas evitou o mandamento fundamental: «Sede fecundos e multiplicai-vos 'por ser celibato ...

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Para os judeus alguém que renuncia o casamento ...

Segundo a tradição farisaica judaica, era importante para cada homem casar-se, cumprindo assim o mandamento de Deus para "Sede fecundos e multiplicai-vos". (ver Gênesis 9:1) Por exemplo, no Talmude, é feita a seguinte observação:
"Um jovem de vinte anos de idade que vive sem uma mulher é atormentada por pecaminoso pensamentos "(bKiddushin 29 b),
'um homem está sempre no encalço do desejo, a que apenas o casamento liberta '(bYabmuth 63a).
Um comentário rabínico Yabmuth em 88 estados diz:
"Quem renuncia ao casamento viola o mandamento de aumentar e de se multiplicar, ele deve ser encarado como um assassino que diminui o número de seres criados à imagem de Deus ".

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Documentario Legendado "Alem do CDV"


1 de 10




2 de 10




3 de 10




4 de 10




5 de 10




6 de 10




7 de 10




8 de 10




9 de 10




10 de 10

quinta-feira, 30 de julho de 2009

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Selo de Jeroboão


Jeroboão foi um rei do reino do norte após Salomão. Um selo com o nome deste rei teria sido descoberto em 1904, pelo arqueólogo Gottlieb Schumacher. Teria pertencido a um ministro real do século 8 a.c. Possui uma gravura de um leão urgindo e inscrições em hebraico.

Lê-se: “Shema servo de Yarobóam”
Seria o ministro do rei Jerobão II que reinou em 787-747 a.c.
O selo estaria no museu de Istambul.


Fonte

terça-feira, 28 de julho de 2009

Imagem de Maria Madalena esculpida em caverna

Encontrada imagem do que se acredita ser de Maria Madalena em uma antiga caverna. Junto dela estaria uma criança de Jesus - sagrada familia.

Fonte

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Descoberto perfume de Maria Madalena


Autor: Diretor do Cafetorah em 12/02/2009 - 08:32.

O Perfume de Maria Madalena?Uma surpreendente descoberta realizada por arqueólogos italianos membros da Custódia da Terra Santa e da Ordem de Estudos dos Franciscanos foi feita neste último dezembro e que pode trazer luz a um dos capítulos mais impressionantes dos evangelhos.


Segundo os arqueólogos foram encontrados na cidade de Migdal, ao norte de Israel e junto ao Mar da Galiléia, uma série de lâmpadas e ampoletas, ou seja pequenos vasos contendo uma boa quantidade de perfume que ficou conservado até os dias de hoje pois estavam lacrados.


Segundo uma avaliação arqueológica os perfumes datam da mesma época de Jesus, ou seja, o primeiro século da era cristã. Os objetos foram encontrados dentro de uma piscina que ficava debaixo de um arco que estava completamente aterrado com barro.


Além do perfume foram encontrados um grande número de pratos, cerca de 70, ao qual se atribui a soldados romanos além de pratos e copos de madeira.


Segundo Flávio Josefo, viviam em Magdala nesta época, cerca de 40.000 habitantes, bem mais do que vivem nos dias de hoje. Após um intenso trabalho, ao fundo da piscina foram encontradas outras relíqueas, uma grande quantidade de instrumentos utilizados por mulheres da época como pentes, pinças, potes de cremes que agora estão sendo avaliados quimicamente.


Se as descobertas forem confirmadas com as análises químicas, este seria um "boticário" semelhante ao de Maria Madalena ou da Pecadora que teria ungido a Jesus antes de morrer. Isto traria mais luz aos costumes da época e da vida diária no primeiro século.


A descoberta da "Pefumaria de Maria Madalena" como está sendo chamada pelos arqueólogos franciscanos é sem dúvida algo impressionante e análises corretas dos produtos poderão permitir a indústria produzir perfumes e cremes semelhantes aos utilizados naquele período da história.


Fonte

sábado, 25 de julho de 2009

Jesus com uma criança nos braços


Nesta imagem Jesus segura uma criança e a imagem central nos informaria provavelmente a morte de uma Maria.
O que me chamou atenção seria o fato de que a criança tem uma aureola na cabeça, indicando que ela era santa.
Pode ser interpretado como filho de Jesus, seu descendente. Que outra explicação teria o fato de Jesus está segurando uma criança com aureola?
Esta pintura Morte da Virgem, está no mosteiro Chora , Istambul mosaico bizantino.
Jesus sendo retratado vivo apos a morte de Maria? E com uma criança indicando santa?
Para bom entendedor, boa palavra basta.