quarta-feira, 6 de maio de 2009

As bodas de Caná


1.
Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus.
2.
Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.
3.
Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho.
4.
Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou.
5.
Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser.
6.
Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas.
7.
Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima.
8.
Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram.
9.
Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo
10.
e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora. (João 2)

2 comentários:

Professor disse...

Essa passagem das bodas de Caná, é bastante controvertida, Jesus no início, é citado como "convidado", Mas nos versiculos seguintes:

9 Quando o metre provou a água tornada em vinho, não sabendo donde era, (se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), o metre chamou o NOIVO
10 e lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas TU guardaste até agora o bom vinho."

O metre fala com o NOIVO dirigindo-se a Jesus, por ele ter fornecido um vinho de qualidade superior ao que havia sido servido primeiro.

Vemos que no inicio Jesus é citado como convidado e no final o metre se dirige a Ele como sendo o próprio NOIVO...seria um erro de quem fez a tradução ou houve alguma alteração proposital?

Lord disse...

Engº André Miceno
Com base em João 17.3, Jesus Cristo não era Deus, pois foi enviado à terra por Deus. Dessa forma, é perfeitamente possível que o mesmo tenha sido casado, inclusive com Madalena, e que tenha tido algum filho, o qual pertenceria a descendência de Davi.