domingo, 30 de agosto de 2009

sábado, 29 de agosto de 2009

Cristianismo e Mitraísmo

O Mitraísmo excluia as mulheres. Quando Constatino colocou todas as religioes na clandestinidade, poupou o mitraismo. O Mitraísmo sobreviveu em Roma ate 394 sendo que a basilica de São Pedro foi construida sob o local do ultimo culto mitraico. Boa parte dos templos cristão foram construidos em cima dos locais de culto mitraico.
Semelhanças entre cristianismo e o mitraismo:
- Tanto o nascimento de mitra quanto de Jesus foram precedido pelo aparecimento de uma estrela;
- Ambos nasceram de uma virgem imaculada que se tornou mãe de deus;
- Ambos nasceram em uma gruta;
- Ambos tiveram a presenç de pastores e rebanho;
- Ambos nasceram no dia 25 de dezembro;
- Mitra foi celibatario;
- ...
Fonte:

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Jesus e o menino


Gradual, Próprio e Comum dos Santos (fol. 84)Bolonha, cerca de 1285; 290 fols.; 51.5 x 35.5 cmTexto de abertura: Gaudeamus (Alegremo-nos).Musei Civici d'Arte Antica, Bolonha, Itália.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Onde diz na biblia que Jesus foi celibatario?


Considerar que o estado de solteiro é melhor que o de casado, nunca foi doutrina, crença ou preceito da religião de Abraão e sim, de povos estrangeiros. Jesus não disse que o status de solteiro era melhor que o de casado, quem disse foi Paulo, um homem que sempre viveu no estrangeiro - Tarso, cidade que possuia a religião de mitra onde considerava-se que a vida de solteiro (eunuco) era melhor que o de casado, "A respeito das pessoas virgens, não tenho mandamento do senhor; porém, dou o meu conselho" (I cor 7:25)


Vc segue o conselho de Paulo se vc quiser, agora dizer que Jesus o seguiu, não concordo não, pois a tendencia é de que Jesus tenha seguido o pensamento da religião de Abraão e não de estrangeiros, e o pensamento da religião de Abraão é "não é bom o homem está só" (gn).



Se o criador queria que o filho dele - Jesus, ficasse solteiro o periódo de viveria aqui na terra ensinando ao povo, tivesse feito ele nascer em qualquer nação estrangeira, que adotava o celibato, isso não seria problema para Deus, agora fazer Jesus nascer no meio de um povo que sempre supervalorizou o casamento, para que na pratica ele ensinasse o celibato, isso para mim é contravenção, isso para mim é ruido na comunicação.



Se Jesus fosse celibatario o mais correto seria ele ter nascido em uma nação que valorizava o celibato e ensinasse o valor desta prática para seu povo entender e práticar. O evangelista João não pregou o celibato; O evangelista Lucas não pregou o celibato; O evangelista Marcos não pregou o celibato; pra falar a verdade a palavra celibato não existe nos evangelhos, como é que vc quer que uma coisa que nem foi pregada nem valorizada por Jesus ou seus apostolos, nem pelos evangelhos, nem por deus, julgando pelo o que ficou registrado na biblia, tenha sido praticada por Jesus? me diz onde é que tem dizendo que Jesus foi celabatario, que eu acredito.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Celibato

Aqueles que não geravam filho (celibatarios) não eram admitidos na assembleia de deus - Deut 23:1. A enciblopedia britanica admite que devido a ligação com o judaismo o cristianismo deveria ter adotado a mesma valorização ao casamento, o estatus de celibatario não teria sido um pregação apostolica, nae de Jesus.


Em Israel não havia classe de Eunucos como em outras nações. Quando a biblia faz referencia a eunucos, sempre são de nações estrangeiras. O termo eunuco teria diferença de significados em algumas passagens, como no caso de Potifar, eunuco e casado.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Em 36 dC, o governador da Judéia, Pôncio Pilatos, foi confrontado com uma grave rebelião em Samaria.
Para um homem que fez a luz de mentira e em todos os seus projetos satisfeitas com a máfia, reuniram-los, oferecendo-los ir em um corpo com ele para o monte Garizim, que, em sua opinião é a mais sagrada das montanhas. Ele garantiu que em sua chegada ele iria mostrar-lhes os vasos sagrados, que foram enterrados lá, onde Moisés tinha depositado eles. Seus ouvintes, vendo este conto como plausível, apareceu em armas. Eles colocaram-se em um vilarejo, chamado Tirathana e, como eles planejaram a subir a montanha em uma grande multidão, deram boas-vindas para as suas fileiras os recém-chegados, que iam entrando. Mas antes que pudesse subir, Pilatos bloquearam a rota projetada até a montanha com um destacamento de cavalaria e infantaria fortemente armados, que em um encontro com o primeiro-chegados na aldeia mataram alguns em uma batalha campal e colocar os outros em fuga. Muitos prisioneiros foram levados, de quem Pilatos à morte os principais líderes e aqueles que foram mais influentes entre os fugitivos.
[Flavius Josephus, Jewish Antiquities 18.85-87] [Flávio Josefo, Antiguidades Judaicas 18,85-87]

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

domingo, 23 de agosto de 2009

sábado, 22 de agosto de 2009

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Selo messianico



Um Selo Messiânico da igreja cristã na antiga Jerusalém foi redescoberta após 2000 anos. Este antigo símbolo foi encontrado no Monte Sião. Acredita-se que ele foi criado e utilizado por judeus crentes que chamavam-se a si mesmos de Nazarenos na primeira Igreja Messiânica.
O Selo Messiânico foi achado gravado ou inscrito em oito antigos objetos. Os artefatos foram mostrados a Ludwig Schneider, editor chefe da revista da NAI, Israel Today, em 1990. Eles os obtiveram de Tech Otecus, um velho monge que viveu como eremita na parte antiga da Cidade de Jerusalém. Otecus disse que nos anos 60 ele pessoalmente escavou cerca de 40 objetos com o Selo Messiânico numa antiga gruta localizada nas proximidades da Sala Superior no Monte Sião.
Um dos oito objetos é um bloco bem gasto feito um mármore local e tamanho de um tijolo. Esta peça possui um versão entalhada do Selo Messiânico com um Tav (a última letra do antigo alfabeto hebraico que parecia-se exatamente com o sinal de uma cruz) no olho do símbolo do peixe, assim como uma escrita em aramaico informando o uso deste artefato para ser a base de onde se coloca o frasco do óleo de unção. O antigo aramaico é transliterado como "La Shemen Ruehon" (Para o Óleo do Espírito). Outro dos oito objetos é um pequeno, e quase intacto, frasco que deveria certamente ser colocado no topo da base de mármore.
Análise do símbolo
O selo messiânico parece ser composto por três símbolos distintos mas, na realidade, é composto pela sobreposição de dois. É esta sobreposição que gera o símbolo intermédio – a estrela de David. Que a estrela de David não seja um símbolo autónomo mas antes surja da união dos outros dois é também particularmente relevante como veremos adiante.

O Peixe

O peixe é o símbolo tradicionalmente utilizado para representar o cristianismo e particularmente os crentes gentios[1] embora habitualmente seja representado na horizontal.
Apesar de alguma polémica em torno deste símbolo devido ao facto de ele aparecer associado desde tempos mais antigos a cultos de divindades pagãs, é incontestável que os primeiros cristãos se serviram dele como símbolo identificador, aparecendo, ao que tudo indica, associado essencialmente às comunidades de origem gentia.
A “Menorah” ou Candelabro de Sete Braços

Se há um símbolo bíblico para o povo de Deus é o candelabro de sete braços (ou “Menorah”). Muito se pode dizer acerca deste objecto. Muitos julgam que este é um símbolo judaico. Isto é um erro. Este símbolo é usado há mais de 3000 anos como representativo da Tora de Deus[1] e da sua nação Israel. Foi dado ao Israel de Deus e como tal pertence a todo o povo de Israel (do qual todos os que aceitam Jesus e guardam os seus mandamentos – Tora – fazem parte).
O pastor Robert Somerville no seu artigo “Menorah – A Lâmpada de Deus”, dizia o seguinte: “...símbolos como a Menorah não são etnicamente judaicos nem religiosamente cristãos mas sim divinamente bíblicos e, como tal, eternos e universais (para toda a gente)”.
A Estrela de David

A estrela de David ou “Magen” David (escudo de David) não aparece explicitamente referida nos textos bíblicos. No entanto, de acordo com a tradição judaica este seria o selo de David a que o próprio Talmud[2] se refere (sem no entanto identificar o símbolo). O símbolo em si é já muito antigo, tendo sido usado na antiguidade quer como símbolo mágico quer a título meramente decorativo. Para os israelitas, no entanto, este símbolo passou, e tudo indica que desde muito cedo, a ser uma referência à casa de David sendo considerado, como já se disse, o selo do próprio rei e um símbolo do Messias vindouro.
O hexagrama é composto pela primeira e última letras do nome de David (o “dalet” – que se pode ver abaixo) desenhados na escrita paleo-hebraica sendo um deles invertido e sobreposto ao outro.



Fonte

terça-feira, 18 de agosto de 2009

O Beijo


Igreja grega - Iconografia

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Margareth Starbird

"Os evangelhos cristãos dizem nada específico sobre o estado civil de Jesus, mas o idioma hebraico não tem palavra para "solteiro" no primeiro século dC, provavelmente porque o casamento era um imperativo cultural "em sua sociedade. Devemos examinar as evidências disponíveis de que Jesus casou-se em conta as normas da sociedade judaica em que vivia. " Magareth Starbird

sábado, 15 de agosto de 2009

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Arfresco primitivo retratando Jesus com uma criança nos braços




Seria a sagrada familia -Pai/Jesus, Mãe/Maria e o filho/bebê -, a primeira trindade cristã e que teria sido destituida?
Esta imagem estaria no mosteiro de Sapocani (Fonte)


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Esculpido em Márfim


Placa de marfim do século 10 Dc. Esta no museu de Cluny.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Jesus com criança nos braços


Pintura em primitiva igreja cópta

Uma das mais antigas iconografias a representar Jesus com uma criança nos braços.

Esta cena está na A Igreja da Santíssima Virgem no Mosteiro da Síria, no Egito.

Fonte

terça-feira, 11 de agosto de 2009

As mulheres no cristianismo antigo

"A história das mulheres no antigo cristianismo está sendo revista nos últimos anos. As pesquisas tem revelado que a lider entre elas era Maria Madalena."

domingo, 9 de agosto de 2009

Maria-mulher-esposa

A palavra grega para "mulher" e "esposa" é o mesmo. Tradutores devem basear-se no contexto em decidir como traduzi-lo. Quando Maria é referido como uma "mulher" que seguiu Jesus, ele pode ser facilmente traduzida como "esposa".


Fonte

sábado, 8 de agosto de 2009

A Deusa dos Hebreus

No livro A Deusa Hebraica, de Raphael Patai, se chamaria Astart (Asera, Anat). Segundo o autor, esta deusa estava profundamente inserida na vida do povo israelita, de diversas formas. Ela teria desaparecido apos reformas religiosas promovidas por Ezequias, Josias e Esdras.

"na arca da aliança havia a imagem de duas divindades - o Senhor e sua Consorte"

"Philo nos informa que as imagens dos querubins era um masculino e uma feminina. Isso está em consonancia com a tradição Taumundica... segundo ao qual o casal Querubim estaria esculpido no Santo dos Santos do templo."


Fonte

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Hierogamos

A história da unção de Jesus realizada pela mulher do vaso de alabastro, foi de tamanha importancia que foi a história que recebeu ordem expressa para ser preservada.
A unção do hierogamos foi muito realizada na antiguidade. Hoje talves nós não a compreendamos na sua profundidade, mas com certeza, Jesus, Maria, os presentes neste jantar, e os cristãos que receberam a pregação desta história compreendiam muito bem o que estava acontecendo, o que eles estavam fazendo.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O celibato e Jesus

Segundo o estudioso judeu, Shalom Ben Chorim:

"Isso precisa ser mantido em mente quando olhamos para a carreira de Jesus ... Se ele tivesse despresado o casamento, os seus opositores entre os fariseus teriam repreendido Jesus com isso, e seus discípulos, teria perguntado a ele sobre isso pecado da omissão ... (o seja, o motivo do seu celibato) [...] Ouvimos apenas que ele voltou para Nazaré para viver a vida completamente normal de um judeu. Do mesmo jeito que nós também nada aprendemos sobre as esposas dos discípulos, com muito poucas excepções, sobre as mulheres da maioria dos professores da Lei do tempo de Jesus. "(Shalom Ben-Chorim, MUTTER Mirjam, 1982, pp 92 e ss. como citado por Uta Ranke-Heinemann, eunucos por amor do Reino dos Céus, Eunucos por causa do Céu, Traduzido por Peter Heinegg, Doubleday, 1990, pp 44-45)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Judeus e o celibato

Segundo o estudioso judeu, Ben-Chorin, Jesus foi provavelmente um bom Judeu, e, portanto, casou-se:
"Das muitas centenas de rabinos da época talmúdica conhecido apenas um, Ben-Asai (século 2), não era casado. De acordo com uma texto ele teria sido casado por um breve periodo de tempo com uma filha de seu professor, o rabino Akiba, mas depois manteve-se único, de modo a dedicar-se exclusivamente para a Torá. Ele foi fortemente criticado por isso, por seus colegas: "Alguns pregam bem e agem bem, alguns agem bem e mas não pregam bem, mas você prega bem e não age bem. " Ben-Asai respondeu-lhes: "O que eu posso fazer? Minha alma se apega a Torá. O mundo pode ser mantido por outras pessoas "(bYabmuth 63b). A boa pregação, seria menos importante que o bom comportamento, Ben-Asai consistiu no fato de que ele ensinou a todos os mandamentos, mas evitou o mandamento fundamental: «Sede fecundos e multiplicai-vos 'por ser celibato ...

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Para os judeus alguém que renuncia o casamento ...

Segundo a tradição farisaica judaica, era importante para cada homem casar-se, cumprindo assim o mandamento de Deus para "Sede fecundos e multiplicai-vos". (ver Gênesis 9:1) Por exemplo, no Talmude, é feita a seguinte observação:
"Um jovem de vinte anos de idade que vive sem uma mulher é atormentada por pecaminoso pensamentos "(bKiddushin 29 b),
'um homem está sempre no encalço do desejo, a que apenas o casamento liberta '(bYabmuth 63a).
Um comentário rabínico Yabmuth em 88 estados diz:
"Quem renuncia ao casamento viola o mandamento de aumentar e de se multiplicar, ele deve ser encarado como um assassino que diminui o número de seres criados à imagem de Deus ".

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Documentario Legendado "Alem do CDV"


1 de 10




2 de 10




3 de 10




4 de 10




5 de 10




6 de 10




7 de 10




8 de 10




9 de 10




10 de 10