segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Se Jesus não casou este foi o primeiro pecado dele

Dizem que Jesus veio para nos salvar do pecado, me desculte, em hipotese alguma quero ofender, falo neste momento como a uma amiga pedindo apenas que reflita de forma racional:

- O conceito de pecado diz respeito a não fazer a vontade de Deus;
- O Gênesis registrou que a vontade de Deus era: "não é bom o homem está só, farei para ele uma companheira...crecei-vos e multiplicai-vos";
- Aos olhos do povo de Deus, quem seguia o Gênesis e não cumpre este primeiro mandamento divino, seria considerado pecador, ou seja, alguém que comete pecado, alguém que não fez/faz a vontade de Deus;
- Seguindo este contexto, se Jesus não tivesse cumprido este mandamento (pela perspectiva judaica este é um dos mais de 200 mandamentos da Bíblia) além de ter pecado, de ter sido considerado pecador, jesus teria sido muito criticado, igualmente como quando curou ao sábado ou sentou na mesa com pecadores, nenhuma única crítica a este respeito foi registrado nos evangelhos. 

Agora reflitamos:  isso não é um indício importante para perceber se Jesus foi casado ou não?

Aqueles que dizem que Jesus não teve pecados e depois dizem que Jesus não casou, estão se contradizendo. Ou uma coisa ou outra: ou ele pecou ou não pecou; Se não casar era considerado pecado: Se ele não pecou, logo, ele casou; Se Jesus não casou, logo, ele pecou. Não tem meio termo.

9 comentários:

Professor disse...

Certíssima!!! A verdade é que de acordo com a Lei e tradição judaica, ao contrario dos padres católicos, os rabinos devem ser casados!
.
DE ACORDO COM O JUDAISMO, NÃO CASAR É QUE É PECADO!Quem não casa está descumbrindo os mandamentos divinos! Logo, se Jesus não se casasse seria considerado pecador!!!
.
Igreja de Roma deturpou completamente os mandamentos divinos!

Gilmar Valverde disse...

Que Deus tenha misericórdia da sua vida por tamanha sandice.

O mandamento que Deus deu ao homem quando o criou se aplicava apenas para aqueles dias, e não nos dias de Jesus.

Procure estudar um pouco mais sobre a teoria das dispensações. Acho lamentável como em pleno século XXI alguém faça uma interpretação tão estapafúrdia da Bíblia como a que você fez.

Você diz que Jesus se casou através de especulações, você não tem nenhum dado concreto. Procure estudar mais a natureza de Jesus e a sua obra, e verá que Ele não poderia se casar.

Nos dias de Jesus, não se casar não era pecado. Acorde! Vai estudar! Cresce!

Ah, por que você acha que ninguém se interessa pelo seu blog?

Que Deus possa te iluminar.

Em Cristo,
Gilmar

Gilmar Valverde disse...

Luiz Carlos, com todo o respeito, vai estudar.

Se a tradição judaica dizia que não casar era pecado, isso não importa, já que Jesus ensinava a obedecer a verdade, a Palavra de Deus, e não as tradições estabelecidas pelos homens.

Essas tradições, haja vista o exemplo dos fariseus, se tornaram um grande fardo para as pessoas da época. Jesus disse que o caminho que leva a Deus é estreito e essas tradições deixavam mais estreito ainda.

Não casar era um direito da pessoa, não se esqueça também que Jesus era o próprio Deus encarnado, como Ele poderia se casar com uma humana? Se Ele sabia que a sua missão na Terra era morrer pela humanidade, por que Ele se casaria?

Que mandamento (de acordo com a Palavra de Deus) era esse que dizia que quem não se casasse estava cometendo pecado? O apóstolo Paulo não era casado, lembra?

Com muito carinho eu te digo mais uma vez: vai estudar.

Em Cristo,
Gilmar

Professor disse...

Gilmar quem precisa estudar é vc!!!
.
Mateus 4,23:
"E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando em SUAS SINAGOGAS e pregando o evangélho do reino..."
.
Mateus 13, 54:
"E, chegando à sua patria, ENSINAVA-OS NA SINAGOGA deles, de sorte se maravilhavam..."
.
Marcos 6,2:
"E, chegando o sábado, começou a ENSINAR NA SINAGOGA..."
.
Lucas 4,15:
"ENSINAVA EM SUAS SINAGOGAS E POR TODOS ERA LOUVADO."
.
Lucas 6,6:
"E, aconteceu também em outro sábado, que entrou NA SINAGOGA, E ESTAVA ENSINANDO..."
.
Para pregar nas sinagogas e ainda mais no shabat (sábado) é preciso ser RABINO. E pra ser rabino é obrigatório ser casado!
.
Nas sinagogas existem um Minian, membro formado por 10 membros idôneos ,sem os quais nenhuma cerimônia ou celebração pode ser realizada. E um chefe da sinagoga como era Jairo. Se Jesus não fosse casado jamais os membros do minian permitiriam que ele pregasse nas sinagogas!!
.
Vá estudar antes de escrever mentiras que vc aprendeu na igreja!

Michell disse...

Gilmar olá. Vc disse: "O mandamento que Deus deu ao homem quando o criou se aplicava apenas para aqueles dias, e não nos dias de Jesus".

Não concordo com vc. Não sei bem em que vc está se baseando, mas para mim suas palavras são incoerentes.

Antes de mais nada entendo Deus como ser onisciente, ou seja, que conhece tudo - passado, presente e futuro - sendo assim se ele prescreve um mandamento é porque atende a uma necessidade para que a vida humana se torne harmônica com Seu desejo e vontade. Portanto, o mandamento do início dos tempos, do tempo de Jesus, de hoje e do futuro sempre será válido e atual. Um mandamento divino não prescreve é lei divina e eterna igual seu criador. Se fosse descartável Ele nem teria criado. O Deus faz é para eternidade.

Vc acha que eu devo estudar mais, claro que concordo, estou em aprendizado até meu último dia de vida, isso não é desmérito de ninguém, desmérito é alguém achar, como no seu caso, que sabe mais que outra pessoa sobre o assunto. Querido, o ponto final sobre a história de Jesus ainda não foi colocado, muita água ainda vai passar pela ponte antes deste momento. Muitas mentiras foram contadas durante séculos, verdades ocultadas e informações manipuladas para fins políticos. Faz menos que 70 anos que centenas de documentos da época foi descoberto (Manuscritos de Nag Hammadi e do Mar Morto)sem contar que é recente o estudo mais atento de milhares de manuscritos cristãos e bíblicos espalhados pelas universidades europeias e americanas. O passado do cristianismo está todo sendo posto ao clivo de novas descobertas e pesquisas. Insano e insensato daquele que vestido dos óculos da ignorância não veste a manta da humildade e reconhece que a verdade ainda está por ser conhecida. Se toda a verdade estivesse totalmente revelada o mundo hoje seria outro.

Michell disse...

Gilmar, eu lamento que em pleno século XXI vc ainda continue amando as trevas que já trouxeram tanta tristeza a humanidade.

Para mim, dizer que Jesus não casou é igualmente passível de ser uma especulação, pois em nenhum lugar da Bíblia diz que ele não casou.

Qdo Paulo recomendou o celibato, porque, não disse "Seja celibatário como Jesus?", no meu entender ele não fez isso pq não podia, porque Jesus não era celibatário.

Nem vc tem um dado concreto que Jesus foi alguém histórico. Se formos pelo caminho de quem tem algo concreto, nem eu nem vc chegamos a lugar nenhum. O que temos são crenças baseadas em leituras de textos não originais: vc crê que Jesus existiu e não casou, eu acredito que ele existiu e casou. Em termos de prova e especulação estamos no mesmo nível querido, sua superioridade só existe na sua cabeça.

Eu estudo sobre a natureza de Jesus, seus evangelhos e cultura israelita (seu contexto histórico-social-religioso) e somente chego a conclusão de que ele casou e principalmente que a ideia de que ele não casou é incoerente.

Vc diz "Nos dias de Jesus, não se casar não era pecado", que absurdo suas palavras, vc não sabe o que diz. Jesus era israelita, para estes o casamento é uma forma de se experimentar o sagrado e viver "o céu", o mundo proposto por Deus. O casamento de Adão e Eva é uma mensagem que informa e inspira aos seus descentes que assim como Deus fez os homens também devem fazer pois este ato foi o escolhido por Deus.

Jesus casar ou não, não depende de ser opção mas sim do significado, da mensagem divina que trás impregnado no casamento.

Não casar, não é errado, só não reflete a plenitude primordial - Deus criou a humanidade a sua imagem e semelhança e os criou macho e fêmea.

Não acredito que Jesus pecou, nem que ele foi celibatário. Acredito que ele refletiu a imagem primordial e ela aparece quando o marido e a esposa se tornam um.

Sobre ninguém se interessar sobre meu blog, mais uma vez vc está enganado. São mais de 100 000 acessos desde 2007. Se vc acha que faz melhor então monte um blog espere em quanto tempo ele chegará a este número de acessos.

Que Deus possa te iluminar tb pois vc não me passou nenhum luz.

Michell disse...

Vc não se importar com a tradição judaica demonstra o quanto vc é ignorante e cego. Enquanto vc faz assim Deus faz o caminho oposto, primeiro foi Ele que criou a tradição que vc rebeldemente rejeita ela é baseada na história sofrida de um povo que acordava todos os dias pensando em como fazer a vontade do Deus de Abraão.

Segundo tudo o que aquele povo aprendeu Deus foi seu professor, se vc não tem a humildade para abaixar a cabeça diante de um idoso que já passou por sofridas lições, isso demonstra o quanto seu espírito ainda é jovem, inexperiente e insensato para não respeitar os mais velhos, uma tradição com mais de 5.000 anos que sobreviveu a grandes impérios que pereceram pelos caminhos da história - egípcios, gregos, romanos, persas, ... quando vc passar pelas mesmas lições terá a autoridade de dizer se esta tradição é importante ou não. No momento vc não tem maturidade, nem autoridade nenhuma para falar tal disparate.

Terceiro, se Deus pensasse como vc não teria deixado Jesus nascer entre israelitas, mas como vc está no oposto do que Deus pensa, Ele fez Jesus nascer e crescer bebendo desta tradição, sendo ele onisciente, conhecedor de tudo - passado, presente, futuro e coração dos homens, quem sou eu para repreende-lo ou achar que ele cometeu algum erro, pelo contrário, entendo com isso uma lição.

Concordo com vc quando diz "Jesus ensinava a obedecer a verdade, a Palavra de Deus" e exemplifico com a passagem de Jesus encontrando com a Samaritana no poço.

Sabia que as matriarcas esposas dos patriarcas eram encontradas no poço. Jesus ao encontrar a samaritana no poço estava dizendo aos seus seguidores da época que estava indo encontrar com sua esposa. Isaac, Jacó e Moisés encontraram suas esposas em poços. Todos estavam fazendo referencia ao casamento de Adão e Eva aos pés do poço do jardim do Edem.

Quando alguém repetia algo que o antepassado fez, antropologicamente falando, dizia respeito a realização de um rito sagrado.

Verdadeiramente "Jesus ensinava a obedecer a verdade, a Palavra de Deus, e não as tradições estabelecidas pelos homens". O estabelecido por Deus foi "Não é bom Adão ficar só, farei para ele uma companheira ... por isso o homem deixará seu pai e mãe e se unirá a uma mulher e os dois serão um só" (Gênesis) como não encontro na Bíblia Deus criando o celibato então devo acreditar que esta deva ser uma criação de homens e concordando com suas palavras "Jesus não seguia tradição estabelecida por homens".

Michell disse...

Vc disse "Essas tradições, haja vista o exemplo dos fariseus, se tornaram um grande fardo para as pessoas da época. Jesus disse que o caminho que leva a Deus é estreito e essas tradições deixavam mais estreito ainda."

Esta conclusão foi sua pois Jesus disse:“Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim para destruí-los, mas para dar-lhes cumprimento. Porque em verdade vos digo que o Céu e a Terra não passarão, até que não se cumpra tudo quanto está na lei, até o último jota e o último ponto” (Mateus 5:17-18)

Os fariseus não era a totalidade dos israelitas ou do do povo de Abraão.

A tradição que afirmava que Jesus não casou também trouxe grande fardo - os cristãos que pensavam diferente da ortodoxia que o diga.

Michell disse...

No seu entender "Não casar era um direito da pessoa" mas para a Bíblia casar era a forma de refletir a imagem e semelhança de DEUS.

De fato, cada ser humano tem a escolha de casar ou não, uma opção ou outra não vai predestiná-lo ao "inferno". Só que no caso de Jesus, sendo ele alguém tão importante, todos os seus atos, ao menos os registrados nos evangelhos, trariam uma mensagem implícita. Se ele não casasse estaria ensinando a não casar e estaria pondo a baixo a Bíblia.

Para quem acredita que o fim do mundo estava próximo isso não seria problema, mas para quem estava querendo dar continuidade a construção de um paraíso terreno, como os israelitas, descendentes de Abrãao, isso não faz o menor sentido, é incoerente.

No meu entender se Deus quisesse que Jesus fosse celibatário teria feito ele nascer no meio de outro povo não entre os israelitas.

No entender dos israelitas todos somos centelhas divinas, ou seja, filhos de Deus, pedaços de Deus e mesmo assim se casam para que a imagem e semelhança de Deus se concretize na terra.


Vc diz "Se Ele sabia que a sua missão na Terra era morrer pela humanidade, por que Ele se casaria?". Todos os dias milhares de soldados e policiais vão trabalhar e esperam morrer a qualquer momento nas mãos dos inimigos/bandidos, já pensou se todos eles desistissem de casar por sabem que podem morrer?

Seguindo seu pensamento se Deus casar-se com uma humana é tão absurdo então porque Encarnou? sendo o corpo, a mulher o sexo, a vida aqui na terra tão impura, contaminada, porque a encarnação? Não seria tão mais fácil Deus falar lá do alto, das nuvens e falar da boa nova aos homens.

Mas não foi assim que se procedeu, Jesus nasceu como qualquer ser humano e portanto, sob as leis naturais e materiais. Leis estas criadas por Deus, portanto, boas e santas por si.

Querido, Paulo era casado, quem tá precisando estudar é vc.