segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Templarios em Portugal


No local da actual Tomar já existiram as cidades romanas de Nabantia e Sellium.Depois da conquista da região aos mouros pelo Rei Afonso I de Portugal, a terra foi doada como feudo à Ordem dos Templários.



O Grão-Mestre desta Ordem, Dom Gualdim Pais, iniciou em 1160 a construção do Castelo e Convento que viriam a ser a sede dos Templários em Portugal.



Em 1314, sob pressão do Papa, que queria abolir a Ordem dos Templários de toda a Europa, o Rei D. Dinis, persuadiu antes o Vaticano a criar a nova Ordem de Cristo e transferir todas as propriedades e pessoal dos Templários para esta.Esta Ordem foi sediada primeiramente em Castro Marim em 1319 mas, em 1356 regressou a Tomar.
O Infante Dom Henrique foi designado mais tarde Governador da Ordem e, acredita-se que os recursos e conhecimentos desta lhe foram cruciais para o sucesso das suas expedições em África e no Atlântico.
A Cruz da Ordem de Cristo era pintada nas velas das caravelas que partiam, enquanto todas as missões e igrejas cristãs além-mar permaneceram sob jurisdição do Prior de Tomar até 1514.
A Igreja de Santa Maria do Olival, com os seus símbolos místicos Templários, foi construída como igreja-mãe de todas as novas igrejas construídas nos Açores, Madeira, África, Brasil, Índia e Ásia.
Com a expulsão dos Judeus de Espanha em 1492, a cidade acolheu grande número de artesãos, profissionais e mercadores refugiados. A significativa população judaica deu novo ímpeto à cidade, com a sua experiência nas profissões e no comércio.Estes foram vitais para o bom êxito da abertura das novas rotas comerciais em África na época dos Descobrimentos.
Sob a pressão dos monarcas espanhóis, o Rei proclamou um Decreto em que todos os judeus que permanecessem em território português seriam após um breve período considerados cristãos.
Durante várias décadas os judeus nominalmente reconvertidos não foram molestados.
Depois do estabelecimento de um Tribunal da Inquisição na cidade, iniciou-se a perseguição dos judeus e judeus reconvertidos que, atingiu o seu apogeu por volta de 1550. Muitos conseguiram fugir para a Holanda, Império Otomano ou Inglaterra.
Em 1581 a cidade acolheu as Cortes que aclamaram o Rei Filipe II de Espanha como Filipe I de Portugal (instalação dos perseguidores).
Em 1834 foi abolida a Ordem de Cristo juntamente com todas as outras ordens religiosas em Portugal.

Nenhum comentário: