quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Invasão holandesa no Brasil

Como é sabido q muitos judeus fugiram p Portugal e Espanha. Com o surgimento da inguisição, os judeus fugiram da Espanha p Portugal. Q os lideres perseguidores se instalaram em Portugal, judeus e templarios, fugiram p Holanda e outros lugares.



Após domínio da Espanha em Portugal, a Holanda, resolveu enviar suas expedições para invadirem o Nordeste do Brasil (invasão ou fuga?).


Sua primeira expedição ocorreu em 1621, na Bahia, contudo, esta não foi bem sucedida, pois, em pouco tempo, os colonos portugueses a mandaram para fora do Brasil.


Em 1630 houve uma segunda expedição e esta, ao contrário da primeira, ocorreu em Pernambuco foi melhor sucedida. Durante seu domínio, a Holanda enviou seu príncipe (Maurício de Nassau) para governar as terras que havia conquistado e formar nestas uma colônia olandesa no Brasil. Neste período, o príncipe holandês dominou enorme parte do território nordestino.


Em 1654, após muitos confrontos, finalmente os colonos portugueses (apoiados por Portugal e Inglaterra) conseguiram expulsar os holandeses do território brasileiro.


Nos sete anos de governo de Maurício de Nassau, no Recife, o Brasil, foi uma célula de liberdade num mundo rodeado pelas garras da inquisição. Imigrantes judeus portugueses, vindos de Amsterdã, juntamente com os que já lá se encontravam, ergueram a primeira sinagoga das Américas, simbolizando um culto à liberdade do homem.


Fonte

Nenhum comentário: