sexta-feira, 7 de março de 2008

Evangelho de Madalena

Por volta de 1896 em um mosteiro egípcio, teria sido encontrado um escrito cristão que passou-se a denominar Evangelho segundo Maria Madalena, neste escrito seria revelado q Maria Madalena, seria muito mais do que estaria dito na Bíblia, teria sido uma discípula de Jesus, e, segundo diversos historiadores, o discípulo mais próximo do Mestre.



Trechos de seu escrito:

" Todas as espécies, todas as formações, todas as criaturas estão unidas, elas dependem umas das outras, e se separarão novamente em sua própria origem. Pois a essência da matéria somente se separará de novo em sua própria essência. Quem tem ouvidos para ouvir que ouça."



"Unidos estamos todos nós, formando a essência da vida e com Deus dentro de cada um, por isso o caminho é mergulhar em nosso interior, achar a direção de nossa evolução, encontrar o Deus que habita em nós. "



Quando o Filho de Deus assim falou, saudou a todos dizendo: "A Paz esteja convosco. Recebei minha paz. Tomai cuidado para que ninguém vos afaste do caminho, dizendo: 'Por aqui' ou 'Por lá', Pois o Filho do Homem está dentro de vós. Segui-o. Quem o procurar, o encontrará. Prossegui agora, então, pregai o Evangelho do Reino. Não estabeleçais outras regras, além das que vos mostrei, e não instituais como legislador, senão sereis cerceados por elas." Após dizer tudo isto partiu.



Pedro lhe disse: “Já que nos explicaste tudo, dize-nos isso também: o que é o pecado do mundo?" Jesus disse: "Não há pecado; sois vós que os criais, quando fazeis coisas da mesma espécie que o adultério, que é chamado 'pecado'. Por isso Deus Pai veio para o meio de vós, para a essência de cada espécie, para conduzi-la a sua origem”. Em seguida disse: "Por isso adoeceis e morreis [...]. Aquele que compreende minhas palavras, que as coloque em prática. A matéria produziu uma paixão sem igual, que se originou de algo contrário à Natureza Divina. A partir daí, todo o corpo se desequilibra. Essa é a razão por que vos digo: tende coragem, e se estiverdes desanimados, procurais força das diferentes manifestações da natureza. Quem tem ouvidos para ouvir que ouça”.


Nos Evangelhos de Maria Madalena e de Felipe, encontra-se a nítida valorização da mulher, pois em ambos se vê que Jesus fazia revelações privilegiadas a Maria Madalena por ser ela quem mais estava em sintonia com os ensinamentos do Mestre. Mas, a ligação de Jesus e Maria Madalena ia mais além, como se lê no Evangelho de Felipe, no seguinte trecho:

"E a companheira do Salvador é Maria Madalena. Cristo amava-a mais do que a todos os discípulos e costumava beijá-la com freqüência na boca. O resto dos discípulos ofendia-se com isso e expressava sua desaprovação. Diziam a ele: Porque tu amas mais do que a nós todos? "
Fonte: Moarcir Sander

3 comentários:

Professor disse...

"O salvador disse:'TODAS AS ESPÉCIES, TODAS AS FORMAÇÕES, TODAS AS CRIATURAS ESTÃO UNIDAS, ELAS DEPENDEM UMAS DAS OUTRAS, e se separam novamente em sua própria origem. Pois a essência da matéria somente se separará de novo em sua própria essência. QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, QUE OUÇA."

Definição de ECOLOGIA dada pelo IBEMA - Instituto Brasileiro de Ecologia e Meio Ambiente. (www.ibema.org.br):
"TODOS OS SERES VIVOS DEPENDEM UNS DOS OUTROS E DO AMBIENTE EM QUE VIVEM, ninquém, portanto, pode considerar-se fisiologicamente livre (...)Os vegetais constituem a base da subsistência, deles os homens se alimentam diretamente ou através dos animais, que por sua vez, também dependem dos vegetais. VEMOS, PORTANTO, QUE HÁ UMA INTERDEPENDENCIA ENTRE OS SERES VIVOS E O AMBIENTE. A CIÊNCIA QUE ESTUDA ESSE RELACIONAMENTO É A ECOLOGIA."
.
A primeira parte do evangélho segundo Madalena, é uma definição de ecologia!
Isso revela a extrema sabedoria contida neste evangélho, principalmente se levarmos em conta que a ecologia é uma ciência moderna que os cientistas só começaram a descobrir no século XIX!

SURPREENDENTE!

Uma jornalista e o mundo disse...

No original, em copta, está estragado o lugar onde Madelena teria beijado o Senhor, "boca" foi colocado por dedução dos pesquisadores. O que do ponto de vista do texto quer dizer exatamente "nada".

Uma jornalista e o mundo disse...

No original, em copta, está estragado o lugar onde Madelena teria beijado o Senhor, "boca" foi colocado por dedução dos pesquisadores. O que do ponto de vista do texto quer dizer exatamente "nada".