domingo, 30 de março de 2008

Papiros de Elefantina

Papiros de Elefantina ou Papiros Elefantinos é o nome dado ao conjunto de arquivos em papiro e documentos manuscritos que pertenceram aos membros de uma comunidade judaica que habitavam Elefantina (antigo Yeb), perto de Assuã, no Alto Egito, entre 495 e 399 a.C..



As primeiras indicações da existência desta comunidade foram reveladas nos papiros adquiridos por Giovanni Belzoni. Outros textos, incluindo ostracas, também foram comprados no final do século XIX.



A escavação arqueológica em isla começou em 1904, produzindo vários arquivos, cujos textos revelavam fascinantes detalhes da vida cotidiana daquele grupo.Os papiros estão escritos em aramaico, a língua franca do Império Persa dos séculos V e IV a.C. parte do Egito e Palestina.



Esta comunidade judaica possuiu seu próprio templo a YHVH, em isla de Elefantina, situado junto a capela erigida antigamente para culto ao deus local Khnum.os achados indicam que durante o período do exílio em Babilónia , os judeus que fugiram para Elefantina, no Alto Egito, estabeleceram um templo e um altar.


Os papiros fazem menção a Sambalá, governador de Samaria, e confirmam o registro bíblico , mostrando que o aramaico usado no Esdras é característico daquele período, pois as cartas foram escritas num estilo e numa linguagem similares aos papiros elefantinos.(Neemias 4:1)



Os principais arquivos judaicos são: Mibtahian: 11 documentos jurídicos, arquivo de uma família, 471-410 a.C..


Ananiah: 13 documentos jurídicos, arquivo de uma família, 456-402 a.C..


Yedaniah: 11 cartas e uma lista, arquivo comunal, 419-407 a.C..


Ostracas= pedaços de ceramica que continham informaçõesachou-se também uma correspondencia entre esta comunidade e israel do periodo da recolonização.


Achou também uma lista de instruições para se seguir a liturgia de adoração a Deus.


Fonte: Marcos

Nenhum comentário: