sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Maria Madalena e seu filho


Esta imagem a cima é Maria Madalena - Lippo Memmi. Santa Maria Madalena. 1290-1347 Avignon, em um pequeno palácio na França.
O que me chamou atenção nesta imagem é que no original Madalena estaria segurando uma criança e quando a pintura foi retocada esta criança não foi retocada, mas ainda é possivel perceba-la.
A pergunta que faço é: Quantas vezes isso já se repetiu? ou seja, Quantas vezes na tentativa de editar uma imagem para transmitir uma mensagem diferente da intenção original outras edições foram feitas?
Esta Maria Madalena tinha um filho pintado no original e esta informação foi descartada. Mas a verdade um dia aparece.

6 comentários:

Professor disse...

Verifica-se claramente que havia uma pintura de um bebê no colo de Magdalena! Ainda se vê a aureola que estava em torno da cabeça da criança!
É evidente que, da mesma forma que fizeram esta adulteração nesta pintura, muitas outras pinturas devem ter recebido o mesmo tratamento para esconder o filho(a) no colo de Magdalena.
Além de danificar uma obra de arte, o que já é um crime, ainda enganando os fieis. Atitude deplorável!

Professor disse...

OUTRA ADULTERAÇÃO, ESTA É NAS ESCRITURAS:
.
Comparando os textos das 2 bíblias, protestante e católica, verificamos diferenças que revelam que as epístolas de Paulo podem ter sido adulteradas para justificar o celibato dos sacerdotes católicos, confiram:
.
1- Na bíblia PROTESTANTE está escrito em 1 Coríntios 9,5:
.
"Não temos NÓS direito de levar CONOSCO uma ESPOSA crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?"
.
2- Na bíblia CATÓLICA está escrito no mesmo versículo 1Cor 9,5:
.
"Acaso não temos NÓS direito de deixar que NOS acompanhe uma MULHER irmã, a exemplo dos outros apóstolos e dos irmãos do Senhor e de Cefas?"
.
Observamos as diferenças da tradução entre as bíblias. Na protestante está escrito ESPOSA (esposa é mulher CASADA) enquanto que na bíblia católica está escrito MULHER IRMÃ.
.
Isso mostra que há diferenças na tradução das duas bíblias, logo, houve adulterações!
.
A Igreja de Roma, na intenção de justificar o celibato imposto aos seus sacerdotes, pode ter feito alterações nas cartas de Paulo!
.
Segundo a bíblia protestante, os apóstolos e irmãos de Jesus levavam suas ESPOSAS, e segundo a bíblia católica eles levavam MULHERES IRMÃS. Com essa adulteração a Igrejas católica pretende esconder o fato de que os apóstolos e irmãos de Jesus eram CASADOS, ao contrario dos sacerdotes católicos que fazem voto de celibato, sem nenhum respaldo bíblico!

Anônimo disse...

Que horror! Que coisa triste, tentaram apagar a imagem do bebê!
Afff!

Professor disse...

De Jerônimo, tradutor da bíblia vulgata sobre alterações nas Escrituras:
.
“Qual, de fato, o douto e mesmo o indouto que, desde que tiver nas mãos um exemplar, depois de o haver percorrido apenas uma vez, vendo que se acha em desacordo com o que está habituado a ler, não se ponha imediatamente a clamar que eu sou um sacrílego, um falsário, porque terei tido a audácia de acrescentar, substituir, corrigir alguma coisa nos antigos livros? (Meclamitans esse sacrilegum qui audeam aliquid in verteribus libris addere, mutare, corrigere). Um duplo motivo me consola desta acusação. O primeiro é que vós, que sois o soberano pontífice, me ordenais que o faça; o segundo é que a verdade não poderia existir em coisas que divergem, mesmo quando tivessem elas por si a aprovação dos maus".
(Obras de São Jerônimo, edição dos Beneditinos, 1693, t. It. Col. 1425)

Professor disse...

No LIVRO HISTÓRIA ECLESIÁSTICA de Eusébio de Cesareia - livro V - capítulo XXVIII, o bispo relata adulterações nas escrituras!
.
"Adulteraram sem escrúpulo as divinas Escrituras e violaram a regra da fé primitiva;"(...)" Por esta causa puseram suas mãos sem escrúpulo sobre as divinas Escrituras, dizendo que as haviam corrigido."(...)"pois é possível discernir as que eles prepararam primeiro e as que logo depois foram alteradas, e se vê que discordam muito." (...)"Porque não podem negar que o atrevimento é deles mesmos, já que as cópias estão escritas por suas mãos e não receberam as Escrituras nesse estado daqueles que os instruíram, nem poderão mostrar um exemplar de onde tenham copiado as suas."

Unknown disse...

Se estava segurando um menino com uma auréola na cabeça, devemos pensar que seja a imagem de Maria segurando o menino Jesus. Pensar diferente acho um pouco "sadismo"