segunda-feira, 8 de junho de 2009

Ciências da Religiões

Ciência da Religião é a disciplina empírica que investiga sistematicamente religião em todas as suas manifestações. Um elemento chave é o compromisso de seus representantes com o ideal da neutralidade frente aos objetos de estudo. Não se questiona a “verdade” ou a “qualidade” de uma religião. Do ponto de vista metodológico, religiões são “sistemas de sentido formalmente idênticos”. É especificamente este princípio metateórico que distingue a Ciência da Religião da Teologia.
O objetivo da Ciência da Religião é fazer um inventário, o mais abrangente possível, de fatos reais do mundo religioso, um entendimento histórico do surgimento e desenvolvimento de religiões particulares, uma identificação e seus contatos mútuos, e a investigação de suas inter-relações com outras áreas da vida. A partir de um estudo de fenômenos religiosos concretos, o material é exposto a uma análise comparada. Isso leva a um entendimento das semelhanças e diferenças de religiões singulares a respeito de suas formas, conteúdos e práticas. O reconhecimento de traços comuns do cientista da religião, permite uma dedução de elementos que caracterizam religião em geral, ou seja como um fenômeno antropológico universal.
A Ciência da Religião tem uma estrutura multidisciplinar. Trata-se de um campo de intersecção de várias sub-ciências e ciências auxiliares. A História da Religião, a Sociologia da Religião e a Psicologia da Religião são as mais referidas. Mas há outras, por exemplo a Geografia da Religião ou a Economia da Religião, uma matéria que atualmente ganha força na Universidade de Tübingen, Alemanha.
No Brasil, na área da Ciência da Religião são freqüentemente citados as teorias e os resultados da Etnologia e da Antropologia. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), será um dos primeiros centros universitários laicos a instaurar o curso de Ciências das Religiões nas Américas.O Grupo de Estudos Videlicet na UFPB, ministrado pelo professor Carlos André Cavalcanti, é um esboço do que será o curso de Ciências das Religiões, abordando também assuntos da teoria do imaginário. Na estrutura educacional brasileira da Educação Básica, não é ensinada a disciplina Ciências da Religião, porém a educação religiosa é um componente do Ensino Fundamental que contempla elementos das Ciências da Religião.

Um comentário:

Ana Coeli Ribeiro disse...

Caro amigo, gostei muito do que screveu, gostaria de saber como posso participar deste grupo de estudo. Agradeço se puder me ajudar