quinta-feira, 10 de julho de 2008

Encontrado igreja cristã do 1º século




Arqueólogos anunciaram ter encontrado uma caverna no norte da Jordânia que pode ser a igreja cristã mais antiga do mundo, usada por discípulos de Jesus Cristo no primeiro século depois de sua morte.O local é uma caverna subterrânea datada do período entre 33 d.C. e 70 d.C. encontrada embaixo da Igreja de São Jorge.Os primeiros cristãos teriam fugido para a região depois de sofrer perseguição em Jerusalém.











A igreja subterrânea seria um local de adoração e também a casa destes primeiros cristãos.








"Descendo na caverna, em alguns degraus, é possível ver uma área de formato circular que seria a abside e vários bancos de pedra para os sacerdotes", disse Abdul Qader Hussan, diretor do Centro de Estudos Arqueológicos de Rihab. Hussan também afirmou que já foram encontrados objetos de cerâmica no local, datados do século 3 d.C. ao século 7 d.C.











Uma inscrição no chão da igreja acima da caverna cita os "70 amados por Deus e o Divino". Arqueólogos dizem acreditar que a frase se refere aos refugiados da perseguição religiosa em Jerusalém.











Segundo o jornal The Jordan Times, a própria Igreja de São Jorge é considerada como a mais antiga igreja do mundo, construída no ano de 230 da era cristã. Este status é desafiado apenas por uma igreja, descoberta em Aqaba em 1998, que também data do século 3.











Até o momento, de acordo com Hussan, 30 igrejas foram descobertas em Rihab. "Acredita-se também que Jesus Cristo e a Virgem Maria tenham passado por esta região", acrescentou o arqueólogo.








Fonte: BBC

Nenhum comentário: