quinta-feira, 15 de maio de 2008

Francis Bacon


O rosa-cruz mais importante de todos os tempos teria sido Sir Francis Bacon, que serviu no reinado de Elizabeth I no cargo equivalente a Ministro das Relações Exteriores e que serviu ao rei Jaime I como Procurador Geral. Os maçons dão a Sir Francis Bacon o crédito de ser a fonte principal da Maçonaria, criando-a a partir da Sociedade Rosa-Cruz. (Manly P. Hall, The Secret Teachings of All The Ages, pg LXXVIII).


Obs: Bacon seria um dos nomes importantes da biblioteconomia, percussor da CDU.
Francis Bacon, político, filósofo e ensaísta inglês, barão Verulam, visconde de St. Albans, nasceu em Londres, em 22 de Janeiro de 1561 e morreu na mesma cidade em 9 de abril de 1626. Desde cedo, sua educação orientou-o para a vida política, na qual exerceu posições elevadas. Em 1584 foi eleito para a câmara dos comuns.

Sucessivamente, durante o reinado de Jaime I, desempenhou as funções de procurador-geral (1607), fiscal-geral (1613), guarda do selo (1617) e grande chanceler (1618).
É muitas vezes chamado de fundador da ciência moderna. Sua principal obra filosófica é o Novum Organum.

Francis Bacon foi um dos mais conhecidos e influentes rosacruzes e também um alquimista, tendo ocupado o posto mais elevado da Ordem Rosacruz, o de Imperator.
A produção intelectual de Bacon foi vasta e variada. De modo geral, pode ser dividida em três partes: jurídica, literária e filosófica.Sua principal obra filosófica é o Novum Organum.


Fonte:

Nenhum comentário: