sexta-feira, 20 de julho de 2012

Jesus e a Samaritana

Este afresco é, muito provavelmente, a mais antiga representação da Samaritana. Encontra-se nas catacumbas da Via Latina, em Roma, e pode datar-se do século IV. 

 Como se pode verificar, a Samaritana apresenta um ar muito jovem. Enverga túnica um tanto curta que deixa ver ainda um pouco da canela. Calça botins, usa brincos e tem cabelo abundante, bem penteado. É uma figura citadina. Com a mão esquerda segura a corda atada a uma ânfora, gesto de quem se prepara para tirar água do poço.

 Jesus Cristo, por seu lado, calça sandálias e veste túnica e palio, à maneira dos romanos. O cabelo é curto, os olhos igualmente expressivos. Faz o gesto de quem pede de beber ou afirma qualquer coisa.

  poço abre-se entre as duas figuras, constituindo como que o centro da conversa e da pintura. Mais parece um dólio, grande recipiente bojudo, de terracota, onde se guardava o vinho ou o azeite. 

 Não deixa de ser interessante a presença de um rochedo, do lado direito da pintura. Ele poderá evocar aquele de onde Moisés tirou a água para matar a sede dos israelitas, no deserto, prefiguração das águas salvadoras de Cristo.

 Cristo é o Messias esperado, aquele que os profetas e os grandes patriarcas prefiguravam. A existência, nesta catacumba, de várias outras cenas do Antigo Testamento, todas de sentido cristológico, poderia levar-nos a pensar que a pessoa, ou a família, ali sepultada fosse de origem judaica, embora convertida ao cristianismo, e que o pintor estivesse a chamar a atenção para o facto de Cristo vir concretizar as promessas da antiga Lei. Luís Silva Pereira, Professor de Iconografia (EAC’s – FacFil

Nenhum comentário: