sexta-feira, 29 de junho de 2012

Adão e Eva - Jesus e Madalena



Os jornais desta semana destacaram o impeachment do presidente paraguaiano Fernando Lugo, deposto na última sexta-feira dia 22 de junho de 2012. Entre os comentários foi apresentado pela imprensa que o então ex-presidente e também bispo católico trás em seu currículo escândalos não admitidos pela igreja.

Em 2004, Lugo foi aposentado pelo Vaticano e tornou-se bispo emérito. Dois anos depois, abandonou a batina, pois desejava tentar a presidência do Paraguai em 2008 – a lei paraguaia impede que sacerdotes sejam candidatos. Na época, o ex-mandatário foi suspenso pelo papa Bento 16 por ato de rebeldia. O auge da crise com a Igreja veio em 2009, quando vieram à tona os escândalos de paternidade de filhos que Lugo teria concebido enquanto exercia o sacerdócio. (BALZA, 2012)

Histórias envolvendo líderes religiosos cristãos (sacerdotes ou pastores) que apresentam atitudes sexuais não admitidas pela ortodoxia e pela sociedade – pedofilia, quebra o voto de celibato, etc – sempre aparecem nos jornais e de pronto sempre é combatido.  

É mais que evidente que ele maculou a imagem da Igreja. Seus atos contradisseram o que ele abraçava. É uma situação difícil, são pecados, que necessitam da misericórdia e da compaixão de Deus, mas que repercutiu no nome da Igreja e dos bispos. Objetivamente, a Igreja é santa, com o Espírito Santo. (Edmundo Valenzuela In BALZA, 2012)

Quando o assunto é celibato na igreja católica muitos ficam divididos: uns argumentam a favor e outros contra. Quando casos como o de Lugo vem à tona inúmeros debates reacendem a chama da discussão. Este blog não poderia ficar de fora, uma vez que aborda sobre a sexualidade de Jesus.

Nos tempos da adolescência atuei em atividades dentro da Ig. Católica – foi uma ótima fase na minha vida, guardo a boas lembranças de eventos ao lado de pessoas que marcaram minha vida. Jamais esquecerei. Ávida por conhecer melhor minha igreja queria ler tudo sobre ela.

Um livro puxando outro e assim cheguei a estudar sua história. Quanta decepção quando conheci a história dos papas. Meus heróis de adolescência, um engodo. Foi um choque de realidade que me fez compreender que as coisas nem sempre são como nos é contado.

Eu tinha um olhar muito ingênuo e este tapa na cara me fez acordar. Confesso que estudar a história dos papas mudou minha vida, digo até que a decepção e indignação me fizeram escolher o que caminho que estou fazendo hoje, contribuiu para o que sou.   

Graças a estas descobertas, quando li o livro Código D´ Vinci, abordando a temática de que Jesus casou – mesmo que a princípio tenha me parecido o maior dos absurdos –percebi que seria o mais lógico sim Jesus ter casado, afinal, contextualizando-o culturalmente o casamento/sexualidade era visto como uma forma de experimentar Deus e conhecer seus mistérios.

O que descobri nos livros que não me falaram na catequese, nem no crisma, nem na missa:

Muitos padres se casaram. Muitos outros, pro trás do mando do celibato, instalaram suas amantes no Vaticano e promoveram seus filhos ilegítimos – ou “sobrinhos” como são conhecidos na igreja – a altos postos. Houve papas homossexuais que promoveram seus amantes e cardeais. Houve papas grosseiramente promíscuos, de ambas as tendências. Orgias não eram desconhecidas nos palácios papais. Um papa organizou um bordel nas vizinhanças do Palácio de Latrão. Vários deles aumentaram suas rendas taxando as prostitutas de Roma. Outros venderam indulgencias ao clero, na forma de uma taxa sobre o pecado que lhes permitia manter suas amantes em troca de um valor anual. [...] Um panfleto da época fez alegremente uma lista dos papas envenenadores [que matavam envenenados seus concorrentes ou antecessores], assassinos, fornicadores, libertinos, bêbados, devassos, jogadores, [...] ateus. E uma seleção especial para aqueles que haviam cometido incesto. (CAWTHORNE, 2009, p.7)

O autor acrescenta que muitos papas foram acusados de vender cargos na igreja e que ela até o século XV esteve muito dividida tendo ocasiões de que teve mais de um papa ao mesmo tempo. “Papas rivais excomungavam, aprisionavam e mesmo assassinavam-se uns aos outros.”

O celibato não foi exigido dos papas até 1139 – e mesmo depois, os clérigos continuaram a ter concubinas. [...] Desde 1557, as publicações descrevendo os delitos dos papas podiam ser escondidos dos fieis colocando-as no Índex dos livros proibidos. (CAWTHORNE, 2009, p.8)

Com um histórico assim – onde os sacerdotes não eram tão diferentes da sociedade da época - não consigo acreditar que verdade pia sobre Jesus chegou até minha geração – ao menos por meio de suas mãos. Muitos que defendem a tese de que Jesus não casou, não sabem destes detalhes da igreja.

Não fico indignada ou decepcionada pelos padres viverem a sexualidade (salvo pedofilia, incesto) – afinal, considero a sexualidade sagrada – o que provoca estes sentimentos é a MENTIRA. Que desemboca na própria vida sexual e marital de Jesus.

Para compreender os motivos, a beleza, a sacralidade e o ensinamento do casamento de Jesus, não dá pra ir pelo caminho da igreja pois a corrupção (de homens e documentos) foi muito presente no seu passado; É preciso contextualizá-lo culturalmente, ou seja, conhecer o significado do casamento para o povo de Abraão estudando o texto das escrituras na língua hebraica e não grega.

Digo isso, pois mesmo que os Evangelhos tenham sido escrito em grego – ou as cópias sobreviventes sejam em grego – compreendo que a forma de pensar e as palavras originais foram em hebraico – semita. Sendo esta língua rica em significado ainda tão desconhecido para os cristãos.

Para finalizar recomendo o vídeo abaixo, onde é possível comprovar a profundidade de uma única pequena frase em hebraico do Antigo Testamento. O que dirá todas! Penso que a verdade sobre Jesus ainda não foi totalmente revelada.



Referência

CAWTHORNE, Nigel. A vida sexual dos papas: uma exposição irreverente dos bispos de Roma, de São Paulo até nossos dias. Tradução Thaís Rodegheri Manzano. Rio de janeiro: Sinergia: Ediouro, 2009. Disponível no Google livros. Acesso 27 de jun de 2012.
BALZA, Guilherme. Lugo maculou a imagem da Igreja Católica, diz arcebispo que apoiou deposição no Paraguai. Disponível aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá amada Michelle!

Estive lendo alguns post de seu blog sobre o casamento de Jesus com Maria Madalena.

Achei muito interessante os assuntos postados aqui, meus parabéns.

Olha até um certo ponto os estudos me convenceu, mas sempre estou a procura de resposta e entendimentos com outros irmãos.

Achei este blog jeovanaoeopai.blogspot.com do irmão Cabele, sobre o falso deus jeová (YHWH, javé, senhor dos exercitos e tantos outros titulos para esse ser misterioso). O falso pai é o JOIO que se misturou tanto no V.T como no N.T. Querendo se passar por pai com o VERDADEIRO PAI de Jesus Cristo que é o TRIGO.

Quero compartilhar contigo esse blog para o crescimento do corpo de Cristo que somos nós.

Um grande abraço abençoada.