terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cristianismo primitivo - Cristãos assírios

Manuscrito cristão Assirio


O cristianismo teria começado primeiro entre os assírios. A planície de Nínive, habitada por descendentes dos antigos assírios foi predominantemente de um centro cristão até alguns séculos depois da conquista árabe do século 7. A partir de então as pessoas de outras nacionalidades, tais como árabes, turcos e os curdos, mais recentemente, migrou para a região.



Desde o século 7 dC a cultura árabe foi sobreposta sobre a civilização cristã assíria que dominava a região antes de então. Por volta do século 18 todos os traços da história cristã e antiga cedo assíria na Mesopotâmia foram destruídos. Entanto, existem ainda várias cidades ao norte de Mosul predominantemente habitada por eles e alguns dos primeiros mosteiros assírio sobreviveram até esta data.



Antes do Islã havia centenas de igrejas e mosteiros cristãos na região da mesopotamia.



O diário iraquiano Al-Mada publicou um artigo sobre um sitio descoberto em 1976, daquilo que se acredita ter sido uma igreja cristã primitiva, no deserto a oeste da cidade sagrada xiita de Karbala. A igreja, conhecida como Al-Qusair, foi construído no século 5, 120 anos antes do aparecimento do Islã, e quase dois séculos antes da expansão do Islã no que é hoje conhecida como Iraque.



Ainda sobrevive o mosteiro de Santo Behnam, do quarto século. Localizado a seis milhas a nordeste de Nimrud ou a antiga cidade assíria de Kalkh, de acordo com uma tradição foi construída no último trimestre do quarto século por Sanherib II do governador do assírios em memoria de seu filho Behnam que morreu depois de terem se convertido ao cristianismo por Mar Mattay que vivia na montanha de Alpuni perto de Nínive. Nas paredes do mosteiro existe inumeras inscrições talhadas em siriaco.



Localizado a 20 milhas a nordeste de Nínive existe o mosteiro Mattay Mar está no topo da montanha maqlub conhecidos pelos assírios como Tura alpayeh D'.
Mor Mattai Dayro é o mais antigo mosteiro ortodoxo sírio no nordeste da Mesopotâmia nordeste. Em 629 o mosteiro recebeu a primazia sobre os mosteiros da Pérsia. Diz-se que Saint Mattai nasceu perto de meio (Diyarbaker) em torno do início do século 4. Após a perseguição de Juliano (c.361) estabeleceu-se em uma montanha perto de Nínive, (perto de Mosul moderno). Segundo a tradição, ele converteu o filho do rei da Assíria, Behnam, e sua filha Sarah, ao cristianismo.


É considerado o mais importante mosteiro assíria no Iraque, devido à sua importância religiosa, histórica e geográfica. Localizado no topo da famosa 'Maqloub' Mountain, o mosteiro magnífica vista para os campos da planície de Nínive. À esquerda da O mosteiro é uma grande caverna com água natural montanha primavera pingando do teto da caverna. O mosteiro tem mais de 50 quartos, 3 salas para reunião, uma igreja, uma sala de santos "(Baith Qadisheh) que se guardam os restos de Mar Mattai. O mosteiro foi renovado várias vezes, mas a construção interior da igreja data de meados do século 4 .



O mosteiro tornou-se um conhecido centro de aprendizagem a partir do século 7 ao século 12, quando muitos de seus monges tinham que fugir durante o Salah al-Deen Al-batalhas Ayoobi. O mosteiro retornou ao seu esplendor passado, no século XIII até à sua destruição parcial por Taimorlang, o Mongole.



Existe também o mosteiro de Komane localizado perto de Mosul é uma cidade assíria fundada há 3.000 anos. Seus habitantes se converteram ao cristianismo no século 2 dC Ela tem dois mosteiros, um dedicado a São Ciriaco e outro para a Virgem Maria, ambos construídos durante o século 4.
Parede com inscrições talhadas


Em Komane os cristãos celebram dois dias de festa, São Ciriaco, 15 de julho, e Maria, em 15 de agosto, o dia de sua Dormição. Cerca de 3.000 cristãos iraquianos, alguns de lugares tão distantes como os E.U. Síria e fazer o seu caminho para a cidade em 15 de agosto, na solenidade da Dormição de Maria, que é como os cristãos orientais chamam de Assunção.


Mosul tem a maior proporção de cristãos de todas as cidades iraquianas, e contém várias interessantes igrejas antigas, algumas das quais datam dos primeiros séculos do cristianismo. A entrada para as suas igrejas antigas é frequentemente escondida por uma parede grossa, talvez por razões de segurança.
Até o final do século 18, quando a Igreja do Oriente, na planície de Nínive se juntou a Igreja Católica Romana foi redefinida como caldeus e na maioria das igrejas e mosteiros da região estão actualmente controlada pela Igreja caldéia.

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