quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Códice Sinaítico



Códice Sinaítico é um dos mais importantes livros do mundo, tem mais de 1600 anos, é um manuscrito em grego.






Escrito em meados do século IV, contem uma das cópias completas mais antigas do NT.




O Codex Sinaiticus, também conhecido como Manuscrito 'Aleph'é um dos mais importantes manuscritos gregos já descobertos, pois além de ser um dos mais antigos ( Sec IV), e o único codex que contém o NT inteiro.



Atualmente acha-se no Museu Britânico.
O Codex Sinaiticus foi descoberto por Constantin von Tischendorf, em sua terceira visita ao Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina, no sopé do Monte Sinai (Egipto), em 1859.
Depois que algumas negociações, ele obteve a posse deste fragmento precioso e o enviou ao Imperador Alexandre II, que logo percebeu a sua importância. O czar da Rússia enviou 9000 rublos ao mosteiro como compensação pelo manuscrito.
Durante muitas décadas, foi conservado na Biblioteca Nacional da Rússia. No dia de natal de 1933, a então União Soviética vendeu o Codex à Biblioteca Britânica pela incrível soma de £100,000 (libras esterlinas).
A datação do manuscrito foi estabelecida pelo estudo da caligrafia (Paleografia).
Conpreende cerca de 400 grandes folhas de peles de animais (pergaminho), cada uma medindo 380 milimetros por 345 milimitros de largura.
Contem a metade do AT, os apocrifos da septuagnta do AT, os livros do NT e mais dois escritos cristãos quenão estão nas biblias modernas (um escrito de Barnabé e O Pastor, escrito por Hermas, segundo século).
Foi um codex copiado por mais de um copista (possivelmente 3 ou 4).
O códices Sinaitico está destribuido por 4 instituições. A maioria das folhas está na biblioteca britanica (347 folhas). 43 folhas está na biblioteca da Universidade de Leipzig. 6 folhas estão na bibliotecanacional da Russiaem São Peterburgo. 12 folhas e 40 fragmentos permanecem no mosteiro de Santa Catarina,achados em 1975.
Em 2005 foi assinado um acordo de parceria entre as 4 instituições p preservar, fotografar, transcrever e publicar digitalmente este codigo.
Fonte:

Nenhum comentário: