sábado, 30 de junho de 2007

Encontro da esposa de Jesus?



Você sabe como foi encontrada a esposa de Isaac?
Você sabe como foi encontrada a esposa de Jacó?
Você sabe como foi encontrada a esposa de Moisés?

As histórias bíblicas que registraram como foram encontras as esposas de Isaac, Jacó e Moisés são semelhantes entre si e com a história de como Jesus encontra a samaritana no poço no Evangelho de João 4. Não é somente uma história no Antigo Testamento parecida com João 4, mais são 3. NÃO PODE SER COINCIDÊNCIA.

A redundância levanta a hipótese de que João 4 esteja revelando a história do ENCONTRO DA NOIVA DE JESUS contada no mesmo molde da história do encontro da noiva de Isaac, Jacó e Moisés.

“ [...]fazei-me encontrar hoje o que desejo, manifestai vossa bondade, es-me aqui de pé junto a essa fonte onde as filhas dos habitantes desta cidade virão buscar água, a donzela a quem eu disser: inclina teu cântaro, dá-me água [...]essa seja a que o senhor escolheu [...] Com estes sinais conhecerei que manifestai a vossa bondade [...]”. (Gênesis 24)

Esta foi a oração feita pedindo-se um sinal de Deus para que Ele mostrasse a escolhida para ser esposa do descendente de Abraão. Será que Jesus ao encostar-se no poço de Jacó estaria fazendo esta mesma oração, para encontra sua esposa?

Pelo menos na oração a cima citado, ficou estabelecido como sinal pedir água (ou oferecer) a primeira mulher que se aproximasse: (Rebeca ofereceu água; Raquel recebeu a água; Séfora também; Jesus primeiro pede a água, depois oferece).

“Jesus chegou a uma localidade da Samaria [...] ali havia o poço de Jacó, cansado, Jesus sentou-se a beira do poço [...]. Veio uma mulher da Samaria tirar água. Pediu-lhe Jesus: Dá-me de beber [...]". (Joa 4)

Jesus fala sobre água-viva, porém, em Cantares, água-viva é a forma figurada de se falar da esposa:

“Eis um jardim fechado, minha irmã, minha esposa, uma nascente fechada, uma fonte selada [...] eis a fonte de meu jardim, uma fonte de água viva [...]”. (Cânticos dos cânticos 4)

3 comentários:

Luciano Costa disse...

Olá Michelle.
É forçoso dizer que Maria Madalena poderia ter sido a samaritana com quem Jesus conversou ao lado do poço. O próprio nome de Maria Madalena, como tantos outros nomes bíblicos, indica que ela não nasceu na região da Samaria, mas, em Magdala (NT - ou Magdan; AT - Migdal). Pequena aldeia situada na Galiléia.
Concordo com você quando afirma que várias passagens do AT aludem a fatos no NT, entretanto, não se pressupõe que tenham as mesmas conclusões, ou efeitos. Essas alusões são mais ilustrativas, explicativas, do que fora predito no passado e que seria consumado na pessoa de Jesus Cristo, o enviado de Deus para reconciliar com ele a humanidade caída por causa do pecado (Is 59.2; Gl 5.4; Ef 2.12 – separação; Jr 2.2; Jl 2.16 – Israel como noiva de Deus; Ap 21.2, 21.9, 22.17 – a Igreja como noiva de Cristo).
Este texto (Jo 4) está repleto de ilustrações adventícias, prevendo a re-união de Deus com sua igreja definitivamente, sua noiva. Obviamente está totalmente fundamentado em relatos mais primitivos cujo enquadramento se dá em Gn 24.13-14 (cf. 24.43 e 24.28,32). O centro (Jo 4.16-18ss), alude a 2 Rs 17.24s e Os 2.18,19: origem da semi-idolatria dos samaritanos e anúncio de sua conversão. O encontro junto ao poço preludia a conclusão de um matrimônio (cf. também Gn 29.1s; Ex 2.15ss); convertendo-se, a Samaria renovará o laço matrimonial que a unia a Deus (Os 1.2). No relato joanino, Jesus desempenha o papel do servo enviado por Abraão a fim de procurar uma esposa para Isaque; a samaritana desempenha o papel de Rebeca; as pessoas de Sicar representam a família de Rebeca e João batista (cf. Jo 3.23), seria o anjo de Gn 24.7 que deveria preparar os caminhos do servo de Abraão, e, portanto, de Jesus. Neste relato, de acordo com a tradição bíblica, é portanto, Deus, e não Jesus (3.29,30) que é considerado esposo do seu povo.
Isto sim é baseado no estudo das tradições dos povos que participam da história bíblica, e, sobretudo, que compõem todo um arcabouço secular de conhecimento a ser analisado cuidadosamente e disciplinadamente. Não pode ser baseado em impressões nem em conclusões que pareçam óbvias, uma vez que, em seu contexto, nossa cosmovisão convulsiona em contraste com aquela.
Mesmo fora do contexto da discussão, veja que a samaritana tinha cinco maridos. Sob um regime tão rígido, ou ela era viúva ou tinha sua reputação manchada por “relações ilícitas”, ainda sim seu quinto marido, que nem era marido de verdade (talvez por causa da ilicitude do relacionamento), era motivo suficiente para que Jesus não a desposasse. Mas, esse nem é o caso.
E, por último, Jesus é o Rei dos reis declarado em apocalipse. Ao entrar em Jerusalém montado num burrinho, não estava somente reclamando o trono, ele estava declarando isso. O trono de Davi lhe pertence, porque é o Cristo enviado de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Jo 3.16).
Deus a abençoe!

Michell disse...

O que significaria o nome Magdala de Maria?

Nos escritos de Flávio Josefo, do século I, não existe nenhuma cidade chamada Magdala. Como sabemos ele estava a serviço de Roma e forneceu aos romanos informações detalhadas sobre a geografia e recursos disponiveis a roma naquelas terras.

A cidade q geralmente é apresentada por cidade natal de Madalena é "Migdal Nunnayah" Torre de peixes.

Alguns teoricos dizem q diz respeito a sua cidade de origem, porem outros, dizem q é muito provavel q esta cidade não existia no tempo de Madalena, pelo menos com este nome e sim foi criada posteriormente, após a guerra dos judeus, ou recebeu o nome torre de peixes após este evento.

" A cidade hoje chamada Magdala, era chamada anteriormente, na época de Madalena, de Tariqueia nos tempos biblicos. Flávio Josefo, um historiador judeu, comteporaneo a Jesus, uma das maiores referencia na historia judaica da época de Jesus, no primeiro rascunho, do seu livro " guerra dos judeus" em aramaico, chama a cidade de Tariquéia , e qualquer outro documento anterior a 70dc, tambem a chama de Tariquéia não Magdala. Tariquéia foi destruida em 67dc, e a cidade q foi reconstruida no antigo sítio no litoral do mar da galileia passou a chamar-se "Magdala Nunnayah" (expressão aramaica q significa torre de peixes). Nesta época, Maria Madalena já estava morta." Margaret Starbird

Magdala viria da palavra hebraica Migdal, que significa "Torre".

Sendo assim Maria Magdala, significaria "Maria a Torre".

Michell disse...

Os maridos da samaritana fossem parabolas, semelhante a esposa de Tobias q tb teve 7 maridos?

Não existe rei sem rainha. A cultura hebraica sempre exaltou o casamento como expresão perfeita da vontade de deus para o grupo de pessoas que faz parte de seu povo.

Primeira preocupação de deus, em relação ao homem, apresentado no gênesis:

“Deus fez a terra e os céus, e tudo q tem nela, criou o homem a sua imagem, e disse: não é bom q o homem esteja só, vou dar-lhe uma ajuda q lhe seja adequada, e criou a mulher. Deus os abençoou: crescei-vos e multiplicai-vos...por isso o homem deixa seu pai e sua mãe para se unir a sua mulher, e já não são mais q uma só carne” (gêneses 1:1)

A primeira preocupação de Deus em relação ao homem foi q ele não estivesse só, “e viu Deus que não era bom para o homem estar só”. Isto em oposição ao que foi dito em todos os outros dias de Criação em que Deus aprovou o que fez e disse: “E viu que estava bom:”. No 6º dia, Deus se deparou com o problema de que não era bom Adão estar só. Mas o que faltava a Adão? não dizia respeito a qualquer compania pois se fosse assim Ele teria criado um amigo.

O matrimonio foi a primeira coisa que Deus estabeleceu como sedo importante ao homem q faz aliança de viver em comunhão com seu criador.

Qual a opinião de Jesus sobre o casamento:

“...não lestes q o criador no começo, fez o homem e a mulher e disse: por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher e os dois formarão uma só carne? Assim, já não são dois, mas uma só carne. Por tanto não separe o homem o que deus uniu...todo aquele q rejeitar sua mulher...e desposar outra comete adultério ” (Mateus 19:3-9)

Considerando o Antigo testamento, se Jesus tivesse se casado não cometeria´pecado algum.