Sim! Jesus teria casado
Evidencias do casamento de Jesus na biblia
1. O encontro das esposas de Isac, Jacó e Moises são semelhantes a historia contada em Joao 4, no encontro de Jesus com a samaritana do poço.
É o mesmo esquema de seguencia, mudando alguns detalhes apenas.
Lendo a historia de Tobias, livro considerado apocrifo pelos protestantes, porem considerado na biblia catolica (sua esposa tinha tido 7 maridos, nenhum deles a tocou, pois morreram na 1ª noite) percebi q parece se tratar tb da mesma parabola, mito, conto.
O encontro das esposas escolhidas por Deus parece serem contadas da mesma forma e o encontro da samaritana parece fazer parte deste mesmo estilo de historia. Não faz sentido a parabola da samaritana ser contada no mesmo molde de 4 historias do antigo testamento sem dizer respeito a mesma coisa.
Nas 4 hist. do AT. desembocaram em casamento e pq somente Jo 4 não? por se tratar de Jesus?
2. O Jantar de Betânia!
Existia na antiguidade a tradição Judaica matrimonial e (tb de povos vizinhos) de realizar-se um jantar onde seriam convidados os amigos e parentes.
No momento em q todos estivessem a mesa como forma de evidenciar q a noiva aceitaria o casamento, ela deveria deixar claro q aceitava (As mulheres judias tinham e ate hj tem o direito de decidir se aceita o homem escolhido por seu pai ou não).
Dar voltas ao redor do noivo, entrelaça-lo com faixas, sentar-se ou deitar-se aos seus pés, eram exemplos da noiva deixar explicito seu sim (Vide comunidades judaicas sobre a tradição matrimonial):Na biblia encontramos exemplos:
"Minha filha, é preciso que eu te assegure a existencia tranguila, para que sejas feliz, ...lava-te, unge-te, põe tuas melhores vestes e ...(vai de encontro a Booz nosso parente) ...prepare uma refeição para ele... Rute aproximou-se de mansinho, afastou a cobertura de seus pés e deitou-se" (Rute 3)
"Um Rei se acha preso em meus cachos" (Cant. Cat. 7:6)
Maria evolveu com os cabelos os pés de Jesus no jantar de Betânia.
3. Nardo de Balsamo
Ambos os noivos tendo aceitado um ao outro, começaria a etapa da unção e o oléo especifico de matrimonio seria o Nardo de balsamo, este oléo não era utilizado em qquer outra cerimonia de unção.
Ao fim da unção do noivo, a noiva guardaria o restante do oléo pindurado no pescoço ate o dia de ungir o corpo do seu marido caso este morresse primeiro q ela.
Lendo Cantares de Salomão vemos q esta tradição foi seguida com Salomão. A noiva aos seus pés, Nardo de Balsamo, Mesa com os amigos, noiva envolvendo seu noivo com os cabelos (cachos)...
O jantar de Betânia, não pode ser visto como um fato isolado.
4. Os cabelos de uma mulher so o marido podia ver:
Pois era considerado um objeto erotico na época. Maria ao envolver os pés de Jesus com seus cabelos, estaria fazendo referencia a noiva de Cantares?
"Um Rei se acha preso em meus cachos" (Cant. Cat. 7:6) seria muita conhecidencia o contexto tão parecido...
5. A noiva procura noivo
A história da noiva de Cantares q procura desesperadamente seu amado noivo, ela pergunta onde ele está e descobre q ele está num jardim, ao encontra-lo o noivo diz "Desvia teus olhos dos meus, pois eles me facinam".
Madalena tb procura desesperada seu Senhor, o encontra em um jardim e Jesus tb pede p ela se afastar. Se as seguencias não fossem tão parecidas... O esboso parece o mesmo, so q no evangelho parece se tratar de um resumo ou foi editado.
6. Maria ao sentar-se aos pés de Jesus p ouvi-lo estaria fazendo uma referencia a noiva de Cantares:
"Gosto de sentar-me a sombra do meu amado" (Can C. 2:3)
7. A unção do corpo de um homem judeu cabia apenas a esposa e a sua mãe, caso este não fosse casado, isso é fato, e qto a fato não há argumento, por q então Madalena teria ido ungir Jesus? sua mãe não era, não há lógica a atitude dela, a não ser q fosse ... q direito teria ela ao exigir o corpo de Jesus se não era parente?
OBS: Maria de Betânia, a Magdala, a filha de Jairo, a samaritana, seriam a mesma pessoa.
P nós estes simbolos podem passar despercebidos, porem qdo foi escrito os evengelhos todos os judeus da época q lessem estas passagens saberiam q :
- Encontrar uma mulher num poço;
- Pedir-lhe agua ou oferecer;
- Oferecer-lhe presentes preciosos, o q de mais precioso se conhecesse(Joias, agua, agua viva)
- Entrar na cidade somente qdo convidado, e hospedar-se na casa da mulher;
- Mulher aos pés de uma homem seguido a um jantar;
- Unção com Nardo de Balsamo;
- Mostrar os cabelos a um homem (objeto erotico na epoca)...
- Ungir corpo de homem na sepultura;
- Sentar-se a sombra de um homem...
Eram símbolos de Noivado, Jantar de casamento e Matrimônio.
Qdo Paulo estava exaldando o celibato, na sua carta, perdeu uma ótima oportunidade de de exemplificar o estilo celibatario de vida de Jesus, por q então não o fez?
Talvez não pudesse...
"Naquela epoca era primordial q o homem judeu fosse casado para poder ensinar. E tambem era normal nao ser mencionado q ele tinha esposa, pois era uma regra geral possuir esposa." Karen King- Harvard University
"O matrimônio é o caminho das filhas e dos filhos de Israel, que são santos e puros em seu relacionamento, e sua vida conjugal é louvável." Rabino judaico
"...um homem solteiro vive sem nada de bom, sem ajuda, sem alegria, sem bênção e sem expiação". Talmund
Como casamento é de extrema importância p os judeus, Jesus sendo descendente de rei e alguém tão importante, se não tivesse casado o motivo teria sido dito nos evangelhos, pois esta seria uma exceção a regra de q todos casavam. Em nenhum lugar é dito porq Jesus não casou.
Jesus foi perceguido pelos doutores da lei por ter curado no sabath, se Jesus não fosse casado, este seria um outro ótimo motivo p perseguir Jesus dizendo q ele era um apostata da lei, mais não há uma única, minuscula fraze dos doutores criticando Jesus por não ter casado.