sexta-feira, 30 de abril de 2010

Estela de Heliodoros


Foi encontrada uma estela em Israel. A estela Heliodoros, remonta a 178 a.C. e é composta de 23 linhas inscritas em pedra calcária, é considerada uma das inscrições antigas mais importantes já encontrada em Israel.


Dr. Dov Gera, que estudou as inscrições, determinou que os fragmentos foram realmente a parte inferior de "A estela Heliodoros". Esta descoberta confirmou a suposição que a estela originalmente estava em um dos templos localizados onde Maressa-Beit Guvrin Parque Nacional está hoje.

A estela de pedra tem uma proclamação real pelo rei selêucida Seleuco IV (pai de Antíoco IV). O conteúdo da estela lançar luz sobre o envolvimento do governo selêucida em templos locais, que citam um indivíduo chamado Olympiodoros, o superintendente "nomeado" dos templos em Cele Síria - Phoenicia, incluindo a Judéia.

A ordem do rei foi enviada para Heliodoro, que provavelmente era a mesma pessoa mencionada no livro de II Macabeus. De acordo com a história em Macabeus, Heliodoro, como representante do rei Seleuco IV, tentaram roubar o dinheiro do Templo de Jerusalém, mas sim foi severamente espancado, como resultado da intervenção divina.

Fonte

quinta-feira, 29 de abril de 2010

quarta-feira, 28 de abril de 2010

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Escrito em aramaico encontrado em Jerusalem


Foi encontrado em Jerusalem numa pedra calcária um inscrito com 10 linhas de texto em uma escavação perto do Portão de Sião da Cidade Velha de Jerusalém.