sábado, 31 de outubro de 2009

Fonte que dá a vida

Meu filho, atende à minha sabedoria, presta atenção à minha razão, (...) os lábios da mulher alheia destilam o mel; seu paladar é mais oleoso que o azeite, No fim, porém, é amarga como o absinto, aguda como a espada de dois gumes. (...) Afasta dela teu caminho, não te aproximes da porta de sua casa, (...)Bebe a água do teu poço e das correntes de tua cisterna. (...) Seja bendita a tua fonte! Regozija-te com a mulher de tua juventude,corça de amor, serva encantadora. Que sejas sempre embriagado com seus encantos e que seus amores te embriaguem sem cessar! Por que hás de te enamorar de uma alheia e abraçar o seio de uma estranha? (Proverbios 5)


Os antigos israelitas chamavam figurativamente suas esposas de poços.
Maria dentro de um calice - outra representgação da mulher-, transbordando de vinho santo.

domingo, 25 de outubro de 2009

Maria seguencia

De acordo com este conjunto de imagens, jesus carregando uma criança, seria uma cena subsequente a outra cena onde a Maria esta deitada na cama recebendo cuidados...

cinque fest e santi vologda fim do sécilo XV

Este quadro mostra que seria partes de uma sequencia:


Este é o mosaico da natividade:

Onde registra o momento em que Maria teve seu filho. Produzido em 1291, de Pedro Cavallini, para a igreja de Santa Maria em trastevere - Roma












Semelhante a essa aqui





E que segundo a primeira imagem deste post, teria como seguencia uma semelhante a esta:

















sábado, 24 de outubro de 2009

O evangelista João disse que Jesus casou


João acreditava que Jesus era casado e pregou isso para sua comunidade ao informar que Jesus realizou ritos matrimôniais:


- Transformação da água em vinho (João 2), fazendo referencia as bodas de Dionisio. Rito de casamento a maneira romana;

- Encontro de Jesus com a Samaritana (João 4), fazendo referencia ao encontro das matriarcas: Rebeca (Gn 24); Raquel (Gn 29); Séfora (Ex 2). Rito de casamento a maneira israelita;

- Jantar de Betânia: rito onde a noiva unge o noivo (João 12), fazendo referencias ao hierogamos. Ritos de casamento a maneira Egipcia e cananeia.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Uma criança no cálice


St.John O Forerunner As datas de ícone da primeira metade do the.century 19. Tamanho: 52 x 42 cm. Este ícone muito finamente executado é pintado em uma das famosas Palech Old Believers workshops.

Que coisa intereçante, dentro do cálice existe uma criança!

Será que este pintor era vidente e previu que o livro CdV iria nos informar um século depois que na verdade Maria Madalena a esposa de Jesus, era o cálice que carregou a linhagem de Jesus? Bem uma imagem vale mais que mil palavras.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

"Em Jesus não há pecado"


Realmente é lamentável que alguém possa ler e conhecer na biblia:


"Tudo que Deus criou é bom e nada é reprovavel, quando se usa com ação de graças. " (I Tm 4:4)



Aí, sabe-se que uma das primeiras coisas criadas por deus após o homem, foi o casamento e um dos primeiros preceitos da humanidade foi:



"Não é bom que o homem esteja só, farei para ele uma companheira adequada [...] o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher" (Gn 2: 18;24)


Ou seja, que deus achou bom o casamento por isso o criou e o prescreveu ao homem. Se Jesus não tivesse casado, estaria não realizando algo que o criador achou bom e estaria pecando:

"Quem guarda os preceitos da lei, mas falta em um só ponto, torna-se culpado de toda ela" (Tia 2:10), ou seja, não iria adiantar de nada, Jesus ter tido uma vida santa, não ter cometido 99,9% dos frutos do pecado, e ter morrido na cruz, pois ao não casar, estaria falhando em um ponto 0,00000000000(...)1% tornando-se assim pecador, "culpado de toda ela".

"Todo aquele que peca transgride a lei, por que o pecado é a trangressão da lei [...] em Jesus não há pecado" (I Jo 3:4). Para mim está ai a sentença e a resposta se Jesus casou ou não.

Se Jesus não tiversse casado, ou seja, deixado de realizar "um só ponto" dos preceitos do criador, ele teria pecado, felizmente a biblia diz que "em Jesus não há pecado", logo, entendesse que ele não faltou em nenhum ponto, incluindo o casamento. Quem diz que Jesus não casou, está dizendo que ele pecou, logo, "alguns ão de apostatar da fé dando ouvidos a doutrinas de espiritos embusteiros e demôniaca"( I tm 4:1), realmente é lamentável!!!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Na bíblia encontramos a seguinte tradução para I cor 7:27:

"Estas ligado a mulher? não busque separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher."

Dando a entender que Paulo está sugestionando aos solteiros para ficarem solteiros, mas no códices Sinaiticos digitalizado e disponivel para qquer um na internet - sinaiticus.com -, manuscrito do século IV, encontramos uma modificaçao:

"Tu tens sido vinculado a uma mulher? procura não separ-te. Tu tens sido ligado a uma mulher? não procure mulher."

Nesta passagem do Códices Sinaiticos, uma palavra mudou todo sentido, pois, sugere que na verdade Paulo estaria sugestionando a não traição. O "não procures mulher", caso já esteja com uma, é no sentido de ficar fiel e não soteiro ficar solteiro.

sábado, 17 de outubro de 2009

Flávio Josefo informa que Jesus tinha esposa


Uma versão do livro Guerra Judaica de Flavio Josefo, em lingua Eslava, conteria a informação de que Jesus tinha esposa:


"A Guerra Judaica" - 5 fragmentos de uma tradução em páleo-eslavo (russo antigo), que remonta aos séculos XI-XIII "Apareceu então um homem, se é que podemos chamar-lhe homem. A sua natureza e as atitudes exteriores eram humanas mas a sua aparência e as suas obras eram divinas. Os milagres que realizava eram grandes e surpreendentes. Uns diziam dele ' É o nosso primeiro legislador que ressuscitou dos mortos e dá provas de suas capacidades, operando muitas curas ´. Outros julgavam-no enviado por Deus. Opunha-se em muitas coisas à Lei e não observava o sábado, segundo o costume dos antepassados; todavia, não fazia nada de impuro, nem nenhum trabalho manual, dispondo apenas da palavra. Muitos entre a multidão o seguiam e escutavam seus ensinamentos; os espíritos de muitos se agitavam pensando que, graças a ele, as tribos de Israel se libertariam do jugo romano. Costumava estar, de preferência, em frente da cidade, no Monte das Oliveiras.Vendo a sua força e que, com as palavras, fazia tudo o que queria, pediram-lhe para entrar na cidade, massacrar as tropas romanas e Pilatos, e passar a governá-los. Mas ele não lhes dava ouvidos. Mais tarde, os chefes dos hebreus vieram a saber de tudo aquilo, reuniram-se com o Grande Sacerdote e disseram: ´ Somos impotentes e fracos para resistirmos aos romanos, como um arco frouxo. Vamos dizer a Pilatos o que ouvimos e não teremos aborrecimentos´. E foram falar dele a Pilatos.Este enviou homens, mandou matar muitos entre a multidão e prendeu o doutor de milagres. Informou-se melhor sobre ele e vendo que fazia o bem, e não o mal, que não era rico, nem ávido de poder real, libertou-o; de fato, tinha curado a sua mulher, que estava moribunda. E regressado ao local habitual, retomou o cumprimento de suas obras, e novamente um número maior de pessoas se aglomerou em torno dele. Os doutores da Lei, feridos pela inveja, deram trinta talentos a Pilatos, para que o mandasse matar. Este aceitou-os e deu-lhes autoridade para serem eles próprios a fazer o que desejavam. Desse modo, apossaram-se dele e o crucificaram, apesar da lei dos antepassados."



Quem leu isso teria adulterado e interpolado para ficar assim:


"Antiguidades judaicas", XVIII,3 - em grego. "Apareceu, depois, Jesus, homem sensato, se é que se lhe pode mesmo chamar homem; operava de fato ações extraordinárias, mestre de homens que acolhem a verdade com prazer. E atraiu a si muitos judeus e muitos também entre os gregos. Ele era o Messias (o "Cristo"). E depois de Pilatos o ter punido com a cruz, por denúncia dos homens principais entre nós, não desistiram os que o tinham amado desde o princípio. Ele apareceu, efetivamernte, ao terceiro dia, novamente vivo, tendo já anunciado os divinos profetas estas e milhares de outras coisas maravilhosas sobre ele. E agora ainda não parou de crescer a tribo daqueles que receberam dele o nome de cristãos"



Os seja, isso seria uma prova de que alguem quiz apagar a informação de que Jesus teve esposa, na história que chegou até nós?


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Se Jesus não casou este foi o primeiro pecado dele

Dizem que Jesus veio para nos salvar do pecado, me desculte, em hipotese alguma quero ofender, falo neste momento como a uma amiga pedindo apenas que reflita de forma racional:

- O conceito de pecado diz respeito a não fazer a vontade de Deus;
- O Gênesis registrou que a vontade de Deus era: "não é bom o homem está só, farei para ele uma companheira...crecei-vos e multiplicai-vos";
- Aos olhos do povo de Deus, quem seguia o Gênesis e não cumpre este primeiro mandamento divino, seria considerado pecador, ou seja, alguém que comete pecado, alguém que não fez/faz a vontade de Deus;
- Seguindo este contexto, se Jesus não tivesse cumprido este mandamento (pela perspectiva judaica este é um dos mais de 200 mandamentos da Bíblia) além de ter pecado, de ter sido considerado pecador, jesus teria sido muito criticado, igualmente como quando curou ao sábado ou sentou na mesa com pecadores, nenhuma única crítica a este respeito foi registrado nos evangelhos. 

Agora reflitamos:  isso não é um indício importante para perceber se Jesus foi casado ou não?

Aqueles que dizem que Jesus não teve pecados e depois dizem que Jesus não casou, estão se contradizendo. Ou uma coisa ou outra: ou ele pecou ou não pecou; Se não casar era considerado pecado: Se ele não pecou, logo, ele casou; Se Jesus não casou, logo, ele pecou. Não tem meio termo.

domingo, 11 de outubro de 2009

Imagens de Jesus com criança e filho


Olá, p todos!


Bem, estas imagens de Jesus com uma criança são bem mais antigas que o século X, porém, estariam fazendo referencias a imagens ainda mais antigas, existentes em a frescos de mosteiros e igrejas cristãs gregas primitivas.

Seriam indicios de que existia entre os primeiros cristãos, ao menos em grupos além dos gnósticos, que acreditavam que Jesus era casado e possuia filhos. A própria comunidade do evangelista João, acreditava que Jesus era casado, João registrou no seu evangelho que Jesus realizou ritos de matrimonio, - quando: encontrou a samaritana do poço da mesma forma que foram encontradas as esposas de Isac, Jacó e Moisés; quando realizou a cerimônia do hierogamos no jantar de Betania. - localizando assim que a crença no Jesus casado, viria desde o século I.
Porém, o grupo de cristãos que acreditavam que Jesus foi celibatario, foram "os vencedores na história", por tanto, contaram a história a sua maneira, ou seja, se tornaram com o tempo, politica e socialmentemente mais forte, impondo assim sua crença acima dos que acreditavam que Jesus foi casado. Mas, o grupo de cristãos que acreditavam que Jesus foi casado e teve filhos, não teriam desistido ao longo dos anos, promovendo assim uma especie de "movimento de resistencia" e deixando indicios de sua crença, registrados na arte e literatura.

Quando imagens retratam Maria segurando criança a interpretação é a representação de mãe e filho, quando quem carrega a criança é Jesus ai a interpretação é modificada bruscamente? Se compararmos estas imagens com dezenas de outras da mesma época, sendo que quem carrega uma criança é Maria, então o sentido de interpretação da cena é rapidamente identificada como retratação de mãe e filho.

A resposta da mudança na interpretação não está no fato de que ela seja mentirosa ou com sentido espiritual, mas sim que quem passou a interpreta-la foi o grupo de cristãos que acreditavam que Jesus era celibatario, ou seja, modificou-se o grupo, e a crença, modificou-se o sentido da interpretação.
Se estas imagens foram feitas por cristãos que acreditavam que Jesus tinha filhos e era casado, cristãos estes provavelmente da comunidade de João, então seria de supor que quem está deitada, seria a esposa de Jesus, ou seja, a mãe da criança, e originalmente seria a retratação do momento do parto, onde Jesus mostraria com alegria a chegada de seu primeiro filho, momento de grande júbilo para toda comunidade.

Imagens semelhantes ou versóes diferentes, mostram a mulher deitada com semblante feliz, ou ela sentada com mulheres próximas realizando cuidados diáios, tipo dando banho no bebê ao mesmo tempo que outra alimentando uma criança mais velha, uma menina, informando a existancia assim de duas crianças, uma mais velha e menina, e uma mais nova, um bebê masculino.

Na interpretação original e primitiva, todas Marias registradas na iconografia seria a Maria (que ungiu Jesus), sua esposa, e o momento em que ela estava "ascendendo", "morrendo", só que sentido de Status social, ou seja, uma mulher que sem filhos, gera filhos, passa a pertencer a outra categoria de mulheres na qual jamais poderar deixar de ser, a de mãe, a de matriarca, morre para uma condição (da de mulher sem filhos) e eleva-se para a condição máxima de uma mulher (para a sociedades do passado) a de matriarca.

Com o passar do tempo e o estabelecimento do grupo de cristãos romanos como principal, Maria esposa foi tranformada em Maria mãe de Jesus, pois para este grupo Jesus era celibatario, e para justificar a prensença constante de uma mulher importante ao lado de Jesus, então a transformaram na sua mãe e modificaram parte da interpretação, adaptando aos seus intereces para não contradizer suas pregações.

sábado, 10 de outubro de 2009