sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Pedra de Zayit

A Pedra de Zayit é um pedregulho de calcário de 19 quilos, descoberto em 15 de Julho de 2005 durante uma escavação em tel Zayit (Laquis), Israel. Tel Zayit fica no vale Beth Guvrin, a cerca de 50 quilômetros de Jerusalém, território que pertenceu ao Reino de Judá.
A Pedra de Zayit foi escrita em abecedário Paleo-Hebraico. Contendo as 22 letras do alfabeto hebraico[1] - (19 letras na primeira linha; 3 na segunda linha com 2 símbolos no fim) e restos de diversos outras inscrições (3 palavras e outros 2 pares ao terminar os símbolos).
A inscrição foi considerada pelos arqueólogos como o mais antigo "alfabeto" hebraico de que se tem notícia, estando a pedra gravada inserida em uma construção do século X a.C.. Várias letras estão em ordem contrária à do atual alfabeto hebraico, como a sequência vav, hê, hêth, záyin e têth, que hoje é hê, vav, záyin, hêth, têth.

Especialistas em escrita antiga dizem que a inscrição mostra um alfabeto em fase de transição do fenício para o hebraico. A descoberta foi anunciada no dia 9 de novembro de 2005. No dia 20 de novembro a inscrição foi apresentada e analisada na reunião anual da Sociedade de Literatura Bíblica (SBL), no Centro de Convenções da Filadélfia, Pensilvânia.

Tel Zayit vem sendo escavada desde 1999 por uma equipe dirigida pelo Dr. Ron E. Tappy, professor de Bíblia e Arqueologia do Seminário Teológico de Pittsburgh, na Pensilvânia. O projeto está ligado à ASOR - American Schools of Oriental Research -, com sede em Boston, Massachusetts, e ao Instituto W. F. Albright para a Pesquisa Arqueológica, com sede em Jerusalém.

Datado do século X a.C., aproximadamente do ano 900 a.C..
Até esta descoberta, os críticos poderiam dizer que os habitantes desta região neste período eram iletrados e não podiam ter gravado os eventos mencionados na Bíblia.
Preserva não somente a escrita - em simples grafite - mas um abecedário, uma ferramenta educacional de literatura dos povos antigos.
O local é situado em uma região longe do centro da antiga monarquia Israelita de Jerusalém, que sugere que se simples agricultores desta comunidade poderiam escrever, certamente pessoas no governo era igualmente capazes.
Fonte: Wikipedia

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Os Baalais

Os baalins eram postes de madeira, ou mesmo de pedra, que se fincava nas montanhas, para se celebrar o culto dos deuses filisteus e os assírios, em especial o culto a Baal-Peor.


O culto a Baal era de origem assírio-babilônica, e estava ligado à representação do Deus estelar.


A religião oficial da Casa de Judá proibiu as estelas de pedra.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Deidades femininas

A idéia da Deidade feminina foi quase que universal no período de processo de aparecimento das primeiras civilizações. E nomes como Innana, na Suméria, Isthar, na Babilônia, Anat, em Canaã; Astarte, na Fenícia; Ísis e Nut, no Egito, Kua, na China, Freya, na Escandinávia, Kunapipi, na Austrália, Gaia na Grécia, seguida de Prosérpina, Demeter, etc., algumas delas formadoras do “Culto do Oráculo das Deusas”.
Em Roma havia uma enorme comunidade de mulheres iniciadas no culto de Ísis, entre os séculos I e III d.C., que saía em suas festas de Mistérios pelas ruas em procissão de figuras femininas vestidas de branco coroadas com cestas de frutas, tendo nas mãos turíbulos de incenso, cantando ladainhas à “Mãe que assiste aos Mortos e que abre os céus para as almas”.
Nessas ladainhas

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Israel ergueu estelas


"Quando tiverdes passado o Jordão e entrado na terra que te dá o Senhor, teu Deus, levantarás umas pedras grandes que revestirás de cal. "(Deut 27:2)
"Escreverás nas pedras o texto completo desta lei, em caracteres distintos e claros. " (Deut 27:8)
"Josué gravou em pedras uma cópia da lei que Moisés tinha escrito diante dos israelitas. " (Josué 8:32)
"...as pedras clamarão" (Lc 19:40)

domingo, 25 de janeiro de 2009

Moises escreveu em Pedras


Moises escreveu em Pedras:


"Tomarás duas pedras de ônix e gravarás nelas o nome dos filhos de Israel: "(Ex 28:9)

sábado, 24 de janeiro de 2009

O aramaico falado na epoca de jesus

Sete dialetos do Aramaico Ocidental eram falados na época de Jesus. Eles eram provavelmente distintos ainda que mutuamente inteligíveis. O Velho Judaico era o dialeto proeminente de Jerusalém e da Judéia. A região de Ein Gedi-Engedi tinha o Judaico do Sudeste. A Samaria tinha seu Aramaico Samaritano distinto, onde as consoantes 'he', 'heth' e '`ayin' todas se tornaram pronunciadas como 'aleph'. O Aramaico Galileu, a língua da região natal de Jesus só é conhecida de alguns poucos lugares, das influências no Targúmico Galileu, de alguma literatura dos rabinos e algumas poucas cartas privadas. Ela parece ter um número de características distintas, como: ditongos nunca são simplificados a "monotongos". A leste do Jordão, os vários dialetos de Jordaniano Oriental eram falados. Na região de Damasco e no Líbano, o Aramaico Damasceno era falado (deduzido na sua maioria do Aramaico Ocidental Moderno. Finalmente, bem ao norte, como em Aleppo, o dialeto do Aramaico de Orontes era falado.
Além desses dialetos de aramaico, o grego era usado extensivamente nos centros urbanos. Há pouca evidência do uso do hebraico durante esse período. Algumas palavras em hebraico continuaram como parte do vocabulário aramaico judeu (em sua maior parte palavras religiosas, mas também algumas do cotidiano, como `ēṣ, árvore) e a língua escrita do Tanakh era lida e entendida pelas classes cultas. Contudo, o Hebraico deixou de ser a língua do dia a dia. Em adição, as várias palavras no contexto Grego do Novo Testamento que não são traduzidas, são claramente Aramaico ao invés de Hebraico. Tirando da pouca evidência que existe, esse aramaico não é o aramaico da Galiléia, mas o antigo aramaico da Judéia. Isso sugere que as palavras de Jesus foram transmitidas no dialeto da Judéia e Jerusalém ao invés do de sua cidade natal.
Fonte: Wikipedia

Aliança de Jacó e Labão


"...Jacó tomou uma pedra e erigiu uma estela" (Gn 31:45)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Estelas de Israel na biblia


"E Moisés escreveu todas as palavras do Senhor. No dia seguinte, de manhã, edificou um altar ao pé da montanha e levantou doze estelas para as doze tribos de Israel. " (Ex 24:4)



"Ele mesmo, seus irmãos e a casa de seu pai mostraram-se valorosos, venceram os inimigos de Israel e asseguraram-lhe a liberdade. Gravaram, pois, uma inscrição em tábuas de bronze e colocaram-nas entre as estelas conservadas no monte Sião. " (I Macabeus 14:26)
"...e ele não olhará mais aquilo que seus dedos fizeram (as estacas sagradas e as estelas ao sol). " (Is 17:8)
"...nos ângulos de seus altares. (Lembrando-se de seus filhos), (pensam) em suas estelas e marcos sagrados, junto das árvores verdejantes no alto das colinas elevadas. " (Jer 17:2)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Arqueologos acham tunel da epoca de Jesus


Uma equipe de arqueólogos descobriu em Jerusalém um túnel de 70 metros que data da época de Jesus Cristo, anunciou o Departamento israelense de Antigüidades.A construção era utilizada por moradores para fugir do cerco romano. No túnel foram encontrados moedas, lâmpadas de azeite e fragmentos de vasilhas.mais...O túnel teria sido utilizado pelos habitantes de Jerusalém para fugir da cidade durante o cerco romano no ano 70, apesar de, na realidade, se tratar, segundo o arqueólogo Eli Shukrun, "do principal túnel que servia para drenar a água na antiguidade e que cruza com a principal rua da cidade". "O túnel se encontra em excelente estado de conservação e foi descoberto por acaso, há duas semanas, durante uma escavação na Cidade de David, na parte antiga da capital israelense, que atualmente é o bairro palestino de Silwan", explicou Shukrun. Em alguns trechos, o túnel tem três metros de altura, está consolidado por pedras perfeitamente alinhadas e vai da piscina de Shilo a uns 10 metros a oeste do Muro das Lamentações, último vestígio do templo judeu destruído pelos romanos no ano 70 dC. No túnel foram encontrados moedas, lâmpadas de azeite e fragmentos de vasilhas da época romana. Segundo o historiador Flávio Josefo, do século I, o túnel serviu aos habitantes de Jerusalém para fugir ou se esconder durante o cerco romano. "O importante desta descoberta é que nos permitirá aumentar nossos conhecimentos sobre a vida cotidiana da Jerusalém daquela época", afirmou o arqueólogo. Fonte: AFP

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Inscrições em pedra III


Cientistas britânicos conseguiram decifrar as inscrições cuneiformes de um bloco de argila datado de 700 a.C. e descobriram que se trata do testemunho feito por um astrônomo sumério sobre a passagem de um asteróide - que pode ter causado a destruição das cidades de Sodoma a e Gomorra.Conhecido como "Planisfério", o bloco foi descoberto por Henry Layard em meados do século 19 e permanecia como um mistério para os acadêmicos. mais...O objeto traz a reprodução de anotações feitas pelo astrônomo há milhares de anos. Utilizando técnicas computadorizadas que simulam a trajetória de objetos celestes e reconstroem o céu observado há milhares de anos, os pesquisadores Alan Bond, da empresa Reaction Engines e Mark Hempsell, da Universidade de Bristol, descobriram que os eventos descritos pelo astrônomo são da noite do dia 29 de junho de 3123 a.C. (calendário juliano). Segundo os pesquisadores, metade do bloco traz informações sobre a posição dos planetas e das nuvens e a outra metade é uma observação sobre a trajetória do asteróide de mais de um quilômetro de diâmetro. ImpactoDe acordo com Mark Hempsell, pelo tamanho e pela rota do objeto, é possível que este se tratasse de um asteróide que teria se chocado contra os Alpes austríacos, na região de Köfels, onde há indícios de um deslizamento de terra grande. O asteróide não deixou cratera que pudesse evidenciar uma explosão. Isso se explica, segundo os especialistas, porque o asteróide teria voado próximo ao chão, deixando um rastro de destruição por conta de ondas supersônicas, e se chocado contra a Terra em um impacto cataclísmico. Segundo os pesquisadores, o rastro do asteróide teria causado uma bola de fogo com temperaturas de até 400ºC e teria devastado uma área de aproximadamente 1 milhão de quilômetros quadrados. Hempsell afirma que a escala da devastação se assemelha à descrição da destruição de Sodoma e Gomorra, presente no Velho Testamento, e de outras catástrofes mencionadas em mitos antigos. O pesquisador sugere ainda que a nuvem de fumaça causada pela explosão do asteróide teria atingido o Sinai, algumas regiões do Oriente Médio e o norte do Egito. Hempsell afirma que mais pessoas teriam morrido por conta da fumaça do que pelo impacto da explosão nos Alpes. Segundo a Bíblia, Sodoma e Gomorra foram destruídas por Deus como resposta a atos imorais praticados nas cidades. Acredita-se que elas eram localizadas onde hoje fica o Mar Morto.



Fonte:BBC

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Inanna


Inanna era a Deusa da Suméria responsável pela reprodução e fecundidade, prolongamento da tradição das "Deusas-Mães" atávicas. Foi identificada em Afrodite, Ísis, Isthar (seu nome babilônio),etc. Ela era a rainha do 7 Templos, padroeira da vila de Uruk e a portadora das Leis Sagradas (Me).





Inanna foi casada com o pastor mortal Damuzzi, que o transformou em rei. Esta união fez com que a terra prosperasse e a fertilidade reinasse. Cada ano novo, o rei de Uruk e a sacerdotisa superior de Inanna, a Senhora do Céu, reconstruíam a boda entre o pastor e a Deusa.



A morte anual de Damuzzi se celebrava com ritos de luto. O espetáculo de mulheres chorando por ele se menciona na Bíblia em Ezequiel 8:14.


Em 1750 a.C., Hammurabi, rei da Babilônia, se converteu no único soberano da antiga suméria. Os babilônios absorveram grande parte da cultura suméria, incluindo a mitologia.
Inanna é a Rainha do Céu. Ela pode acolher todas as criaturas sob o seu manto brilhante. É Ela que gera as constelações. A estrela da noite forma seu trono.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Profetisas Israelitas

Profetisas na tradição bíblica: Miriam (Êxodo 15 e Números 12), Débora (Juízes 4,4), a mulher de Isaías (Isaías 8, 3), Hulda (2 Reis 22, 14 a 20) e Noadia (Neemias 6,14).

domingo, 18 de janeiro de 2009

Cientistas encontram registro mais antigo de escrita hebraica


Cinco linhas escritas em um caco de vaso de cerâmica podem ser o exemplo mais antigo da escrita hebraica já descoberto, segundo arqueólogos israelenses.O caco de cerâmica foi encontrado por um adolescente que participa como voluntário das escavações em um sítio arqueológico vinte quilômetros ao sudoeste de Jerusalém.
Especialistas da Universidade Hebraica afirmam que testes de carbono feitos em caroços de azeitona encontrados na mesma camada indicam que ele data de cerca de 3 mil anos atrás – mil anos a mais do que as Escrituras do Mar Morto.
As primeiras investigações sobre a escrita do caco encontrado em julho passado decifraram algumas palavras, entre elas "juiz", "escravo" e "rei". As letras parecem ter sido escritas em caracteres precursores do alfabeto hebraico.
O fragmento de cerâmica e outros artefatos foram encontrados no sítio de Khirbet Qeiyafa, sobre o Vale de Elah, onde a Bíblia afirma que o israelense Davi lutou contra o gigante filisteu Golias. Segundo o arqueólogo, as descobertas podem trazer alguma luz sobre o período do reinado do Rei Davi.
Fonte: BBC

sábado, 17 de janeiro de 2009

Cinzelador


Cinzelador é o artifise respõnsável por gravar letras ou caracteres em superficies duras.



Cinzelar: lavrar com cinzel.



Cinzel: instrumento utilizado para gravar em materiais sólidos.



Cinzelagem: ofício muito demorado.







Martelo com cizeis com pontas de varios formatos e texturas.



Cinzel é um instrumento manual que possui numa extremidade uma lâmina de metal resistente muito aguçada em bisel, usado para entalhar ou cortar (madeira, ferro, pedra etc.), geralmente com auxílio de um martelo. Esse termo vem do latim popular arcaico "císellus": "cortar".
Há variações da ferramenta que recebem nomes específicos conforme o uso:
Buril: Trabalhos finos em metal
Formão: Trabalhos e entalhes em madeira
Punção: Furar ou marcar um ponto ou alguma inscrição em metal



Fonte: wikipedia

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A Pedra moabita

A segunda inscrição mais antiga conhecida em alfabeto semítico seria então a famosa pedra moabita, actualmente no Museu do Louvre, em Paris. A inscrição gravada na pedra moabita consta da relação feita por Mesha, rei de Moabe, acerca da rebelião do seu povo contra Jehorão, rei de Israel, entre 896 e 884 a. C.. As letras da inscrição apresentam visíveis semelhanças com as do nosso alfabeto.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Inscrições em pedras II

Na Península do Sinai, o egiptólogo Flinders Petrie descobriu em 1904 e 0905 alguns objectos de pedra com caracteres que pareciam ser alfabéticos. Ao todo, encontraram-se umas 15 inscrições, comperto de 225 caracteres. Muitos cientistas se têm ocupado dos problemas de decifração e interpretação das inscrições, apresentando várias soluções. Em 1931, Martin Sprengling publicou interpretações dessas inscrições que parecem ser muito satisfatórias. Segundo ele, a maior parte delas são de carácter votivo e estão gravadas em objectos que um povo semítico primitivo, que trabalhava nas minas da região do Sinai, usava como oferendas à deusa da tribo. Parece certo que as inscrições do Sinai datam da segunda metade do século 19 a. C., quando naquelas minas trabalhavam muitos indígenas semíticos da região, sob a direcção de egípcios. Pouco depois desta data, o Império do Egipto sofreu reveses que o obrigaram a deixar as minas.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Pedra Moabita


Pedra Moabita ou Estela de Mesa, é uma pedra de basalto, com uma inscrição sobre Mesa, Rei de Moabe. Este registra a conquista de Moabe por Omri, Rei de Israel Setentrional.
A estela teria sido feita, aproximadamente, por volta de 830 a.C..
Encontrada em Díbon, a antiga capital do Reino de Moabe, a 4 milhas a Norte do Rio Árnon. Encontra-se no Museu do Louvre, em Paris. Com a excepção de algumas variações, mostra que a escrita dos moabitas era idêntica ao hebraico.
A inscrição da Pedra Moabita transcrita nos caracteres hebraicos modernos:
1. אנכ. משע. בנ. כמש.. . מלכ. מאב. הד
2. יבני אבי. מלכ. על. מאב. שלשנ. שת. ואנכ. מלכ
3. תי. אחר. אבי ואעש. הבמת. זאת. לכמש. בקרחה ב[נס. י]
4. שע. כי. השעני. מכל. המלכנ. וכי. הראני. בכל. שנאי עמר
5. י. מלכ. ישראל. ויענו. את. מאב. ימנ. רבן. כי. יאנפ. כמש. באר
6. צה ויחלפה. בנה. ויאמר. גמ. הא. אענו. את. מאב בימי. אמר. כ[...]
7. וארא. בה. ובבתה וישראל. אבד. אבד. עלמ. וירש. עמרי. את א[ר]
8. צ. מהדבא וישב. בה. ימה. וחצי. ימי. בנה. ארבענ. שת. ויש
9. בה. כמש. בימי ואבנ. את. בעלמענ. ואעש. בה. האשוח. ואבנ
10. את. קריתנ ואש. גד. ישב. בארצ. עטרת. מעלמ. ויבנ. לה. מלכ. י
11. שראל. את. עטרת ואלתחמ. בקר. ואחזה ואהרג. את. כל. העמ. [מ]
12. הקר. רית. לכמש. ולמאב ואשב. משמ. את. אראל. דודה. ואס
13. חבה. לפני. כמש. בקרית ואשב. בה. את. אש. שרנ. ואת. אש
14. מחרת ויאמר. לי. כמש. לכ. אחז. את. נבה. על. ישראל וא
15. הלכ. הללה. ואלתחמ. בה. מבקע. השחרת. עד. הצהרמ ואח
16. זה. ואהרג. כלה. שבעת. אלפנ. גברנ. ו[גר]נ וגברת. וגר
17. ת. ורחמת כי. לעשתר. כמש. החרמתה ואקח. משמ. א[ת. כ]
18. לי. יהוה. ואסחב. המ. לפני. כמש ומלכ. ישראל. בנה. את
19. יהצ. וישב. בה. בהלתחמה. בי ויגרשה. כמש. מפני ו
20. אקח. ממאב. מאתנ. אש. כל. רשה ואשאה. ביהצ. ואחזה.
21. לספת. על. דיבנ אנכ. בנתי. קרחה. חמת. היערנ. וחמת
22. העפל ואנכ. בנתי. שעריה. ואנכ. בנתי. מגדלתה וא
23. נכ. בנתי. בת. מלכ. ואנכ. עשתי. כלאי. האש[וח למי]נ. בקרב
24. הקר ובר. אנ. בקרב. הקר. בקרחה. ואמר. לכל. העמ. עשו. ל
25. כמ. אש. בר. בביתה ואנכ. כרתי. המכרתת. לקרחה. באסר
26. [י]. ישראל אנכ. בנתי. ערער. ואנכ. עשתי. המסלת. בארננ.
27. אנכ. בנתי. בת. במת. כי. הרס. הא אנכ. בנתי. בצר. כי. עינ
28. ----- ש. דיבנ. חמשנ. כי. כל. דיבנ. משמעת ואנכ. מלכ
29. ת[י] ----- מאת. בקרנ. אשר. יספתי. על. הארצ ואנכ. בנת
30. [י. את. מה]דבא. ובת. דבלתנ ובת. בעלמענ. ואשא. שמ. את. [...]
31. --------- צאנ. הארצ וחורננ. ישב. בה. ב
32. --------- אמר. לי. כמש. רד. הלתחמ. בחורננ וארד
33. ---------[ויש]בה. כמש. בימי. ועל[...]. משמ. עש
34. -------------- שת. שדק וא
Tradução
Transcrição em português da Pedra Moabita (em revisão)
"Eu Mesa, filho de [deus] Quemós [...], Rei de Moabe, o dibonita – o meu pai reinou sobre Moabe 30 anos e eu reinei depois do meu pai – fiz este lugar alto para Quemós, Qarhoh, porque ele me salvou de todos os reis e me fez triunfar de todos os meus adversários. No que toca a Omri, Rei de Israel [Setentrional], este humilhou Moabe durante muito tempo, porque Quemós estava irritado com sua terra. E o seu filho seguiu-o e disse também: Hei-de humilhar Moabe. No meu tempo ele o disse, mas eu triunfei sobre ele e a sua casa, enquanto Israel tinha perecido para sempre! Omri tinha ocupado a terra de Mádaba e Israel tinha habitado lá no seu tempo e durante metade do tempo do seu filho [Acabe, filho de Omri], por 40 anos; mas Quemós habitou ali, no meu tempo.
E construí Baal-Meon, fazendo nela um reservatório [ou cisterna]; construí também Qaryaten. Os homens de Gade tinham sempre habitado a terra de Atarot e o rei de Israel tinha construído Atarot para eles; mas eu combati contra a cidade e tomei-a e matei todos os habitantes da cidade para satisfação de Quemós e Moabe. E trouxe dali Arel, seu cabecilha, arrastando-do para diante de Quemós em Qeriot e estabeleci homens de Sharon e de Maharit. E Quemós disse-me: Vai e toma [o Monte] Nebo a Israel. Assim, eu fui de noite e combati contra ela, desde do raiar aurora até meio-dia, tomando-a e matando todos, 7 mil homens, mulheres, rapazes, raparigas e servas, por que tinham sido devotados anátema [ou destruição] para Ashtar-Quemós. E dali os tirei [...] de YHVH, arrastando até diante de Quemós. E o rei de Israel tinha construído Jahaz e residia ali, enquanto lutava contra mim, mas Quemós tirou-o de diante de mim. E tomei de Moabe duzentos homens de guerra, todos de primeira classe, e coloquei-os contra Jahaz e tomei-a para anexar Díbon.
Fui eu que construí Qarhoh, o muro das florestas e muro da cidadela; também construí as suas portas e construí as suas torres e construí a casa do Rei e fiz os seus reservatórios para água, dentro da cidade. E não havia cisterna dentro da cidade de Qarhoh, por isso disse ao povo: Que cada um de vós faça uma cisterna para si mesmo, na sua casa. E eu cortei vigas para Qarhoh com prisioneiros israelitas. Construí Aroer e fiz a estrada no Vale de Aroer; construí Bet-Bamot, pois tinha sido destruída; construí Becer – pois estava em rúinas – com 50 homens de Dibon, pois todo o território de Díbon era minha leal dependência.
E reinei em paz sobre as 100 cidades que tinha acrescentado ao país. E eu construí [...], Medeba, Bet-Diblaten e Bet-Baal-Meon, e estabeleci ali o […] país. E quando Hauronen, ali moraram [...] Quemós disse-me: Vai lá baixo e combate contra Hauronen. E eu desci e combati contra a cidade e tomei-a, e Quemós habitou lá no meu tempo ..."
Fonte: Wikipedia

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

História da terra de Moab



Sua história começa em 2000 a.C., quando os Semitas formaram uma colônia ao redor do rio Jordão em uma área chamada Canaã.
O primitivo territorio de Moabe era dividido em "Terra de Moabe", em frente de Jericó; o "Campo Moabe" mar morto; e "Campinas de Moabe"norte do Jordão.
Moab foi o filho da filha mais velha de Lot com ele. Pai dos Moabitas.
"E a primogênita deu à luz um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje." Gen 19:37
"Habitando os israelitas em Setim, entregaram-se à libertinagem com as filhas de Moab. " Num 25:1

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Mosaico da tribo de Efraim


Este mosaico retrata o territorio da tribo de Efraim e Benjamim (a casa de José).
Para Efraim-Joseph: "José, Deus abençoou-o com a bênção da terra que sustenta tudo, e novamente pela bênção de Deus pela sua terra (Gn 49,25; Deut 33,13)"
A montanha de Efraim é caracterizado pela representação de Neapolis (hoje Nablus), a capital da Samaria. Apenas metade da vinheta foi preservada e isso tem sido praticamente ilegível pelo fogo. Ela mostra três portões entre duas torres. Um portico na estrada que começa a partir do leste portão para a cidade atravessa uma segunda estrada que atravessa a cidade em uma direção norte a sul. Os cruzamentos são indicados com um cúpulas tetrapilon apoiada por colunas.
O norte-sul estrada chega ao fim, a sul com uma semicirculares Exedra identificados a ser um nymphaeum. O setor sudeste da cidade é ocupada por uma igreja. Para o Sudeste da Neapolis, entre Tour Gobel (monte Ebal) acima, e Tour Garizin (montar Garizin) abaixo, podemos ler, fora de um fundo branco, que está agora Sychora Sicar.
Este é o local de origem da mulher samaritana que era falado por Jesus segundo o Evangelho de João 4, 5-6, para ser distinguido de Sichem também Sikima e Salim onde podemos ver o santuário de Joseph do túmulo, e Jacob's Well . Este último lugar é realçada por uma igreja que gravar peregrinos desde o século IV. Norte de Neapolis, em uma posição deslocada, lemos a legenda para Shilo, santuário das tribos judaicas, onde uma vez foi conservada a Arca da Aliança e onde, tão cedo quanto o século IV passou lá uma igreja.
Três cartas de uma sobrevivente toponym ao sul, foram identificados como Dothaim, onde encontraram os irmãos Joseph pastoreio. Na região de Akrabin, agora o Akrabittine, a mosaicista inseridos um pouco confusa fronteira indicação, fronteira leste da Judéia.
No que se refere Benjamin, a mosaicista cita Deuteronômio 33, 12, "Benjamin, o Senhor diz-lhe com a sua sombra e cabe dentro da sua fronteira". Dentro do território da tribo de Benjamin é feita referência ao Ephron também Ephraia onde veio o Senhor. Segundo o Evangelho de João 11,54, Jesus procurou algumas isolamento antes de sua paixão. Seguem-se os Rimmon, Luz também Bethel, o Antigo Testamento, Santuário e Ailamon onde a lua parou por um dia, o comando de Josué (filho) de Nun.
Em seguida, vêm as aldeias de Gophna (hoje Gifna), Gabaon (moderno-dia el-Jib), Rama (er-Ram) e Armathaim também Arimatéia (hoje Rentis) berço do profeta Samuel e José de Arimatéia mencionado no Evangelho. A estrada que une a montanha para a planície é marcado com o quarto milhas e milhas a nona, bem como a Bethoron passar. São identificados três localidades marcadas entre as colinas de Shephelah.
Aqui também são indicadas duas aldeias vinculados com a história do Maccabees: Adiathim agora Aditha (1Mac 12,38) e Modiim agora Moditha onde provêm as Maccabees.
Lá siga as aldeias de Thamna, quando Judá sheared suas ovelhas, Anob agora Betoannaba e Gedor também Gidirtha que é identificável com a cidade de Gezer, que tinha sido reduzida a uma pequena aldeia na época bizantina. (Michele Piccirillo) (Michele Piccirillo)

domingo, 11 de janeiro de 2009

sábado, 10 de janeiro de 2009

Mosaico de Madaba


É é o mapa urbano mais antigo que se tem notícia. Foi feito com mais de dois milhões de cubos de pedra coloridas, parte do piso de mosaico de uma igreja bizantina, na cidade bíblica de Madaba, hoje na Jordânia. O mapa representa a Terra Santa, desde o Líbano, ao norte, até o Egito, ao sul. Nele, a Cidade de Jerusalém é apresentada na metade do seu tamanho original.



No seculo sexto Madaba fazia parte do chamado Provincia Saudita, e era habitada por cristãos falam aramaico descendente do antigo povo bíblico do Moabites.



O mosaico foi descoberto acidentalmente cerca de cem anos atrás (em 1897), enquanto a construção de uma nova igreja para a comunidade árabe grego-ortodoxos, que foi, então, sobre a própria resolução de ruínas da antiga cidade de Madaba.



O painel inicial teria medido cerca de 94 metros quadrados, mas apenas 25 ainda estão preservados.



sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Escrito de Madalena


O primeiro e único evangelho escrito por uma mulher, foi o evangelho de Maria Madalena.
Ela prega pelos apostolos. Ela é lider. Ela tem voz. Ela tem opinião. Alguém q fazia perguntas. Que ensinava o q ouvira de Jesus.
Mas estudiosos tambem acredita que o evangelho de João teriasido escrito por Madalena. O evangelho q é chamado de João, não estava assinado, apenasdizia-se escrito pelo discipulo q Jesus amava. O detalhe é q o unico discipulo q recebe esta graça, foi Madalena, em evangelhos apocrifos.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Sumiço de Madalena no NT



Madalena foi a primeira a ver o cristo ressucitado e a primeira a anunciar está boa notícia, tornando-se assim uma figura de grande importancia.



Como uma pessoas tão importante assim desaparece numa hora p outra? Ela não é mais mencionada depois da ressurrieção de Jesus no NT.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O Mundo sem Madalena


"Sem Maria Madalena o cristianismo não existiria. Foi ela q foi ate o túmulo no domingo de manhã. Foi ela q levou ao mundo a notícia da ressurreição." Esther Boer

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Jesus com filhos, sim!!!

"Assim diz o Senhor Deus: Quando O Príncipe der um presente a algum de seus filhos, é sua herança, pertencerá a seus filhos; será possessão deles por herança. Mas, dando ele um presente da sua herança a algum dos seus servos, será deste até ao ano da liberdade; então tornará para o príncipe, porque herança dele é; seus filhos a herdarão. " (Ezequiel 46:16-17)
Boa esta passagem biblica, ela lembra muito uma passagem no Evangelho de Felipe onde fala de dois tipos de filhos de Jesus, o de sangue e o servo, ou seja, discipulos.
“O filho do homem recebe a capacidade de criar e a capacidade de gerar...aquele q gera faz em privacidade, engendra filhos” (Evangelho de Felipe, Biblioteca de Nag Hammadi)
Esta passagem do evangelho de Felipe fala dos filhos criados e dos filhos gerados do "Filho do Homem", os filhos criados seriam os discipulos ou servos, eos filhos gerados seriam os seus proprios filhos de sangue com sua esposa.
(Rashi, vers. 1) " Aquele que instrui o filho de seu semelhante, tem tanto mérito quanto aquele que contribui para o nascimento e portanto formar alunos (discipulos) equivale a procriar filhos (Baba Cama 2,11).
A visão helenistica , de que tudo é Espiritual , transcendental ... considera q a palavra filhos é usada genericamente, como irmãos significava membros da tribo, filhos seriam aqueles que continuariam o serviço no Templo... se for assim Yeshua também não ressucitou ,isso e um ressucitar espiritual... , ele tamém não existiu era uma estoria espiritual transcendental ... ou o sofrimento de Yeshua também é um sofrimento espiritual .....
Fonte: Luiz

sábado, 3 de janeiro de 2009

Casamento de Jesus nos evangelhos


É possivel sim encontrarmos nos evangelhos e em toda bíblia, informações de que Jesus casou, mais que isso, q o casamento de Jesus foi algo muito importante, celebrado e lembrado de várias formas, em várias parábolas, como símbolo de cumprimento daquela que seria a maior missão de um ser humano - a de construir uma família.
Infelizmente, alterações na tradução destes escritos fazem com que poucos possam perceber a grande importancia q foi o casamento de Jesus, naquela época. Porém, tudo pode ser consertado. Descobertas arqueologicas e novos estudos em cima dos velhos papiros e códices, revelarão ainda muita coisa. "O que é oculto será revelado ".
Que este seja um ano de grandes revelações.