domingo, 30 de novembro de 2008

Plágio?

Isis/Horus Maria/Jesus
No Delta do egito, as escavações em Saqqara (Convento de São Jeremias) e no deserto de Baouit (mosteiro de santo Apolo) tem nos fornecido as mais antigas pinturas da Maria amamentando, igual a Isis, deusa egipcia. Todas elas são datadas do século sétimo.
Fora do egito, asia menor, em uma gruta habitada no sétimo ou oitavo século, acha-se um afresco, com a virgem dando de mamar a criança.
Esssas imagens estão em lugares privados, não estão expostas em igrejas.
Fonte: Jesus de Nazeré: Uma outra história

sábado, 29 de novembro de 2008

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A lider


Todas as vezes que nos evangelhos o grupo de mulheres é mencionado, está lá Madalena sendo sempre mencionada em primeiro lugar, está sempre ocupando lugar de destaque. Sua importancia seria maior do que os detalhes biográficos que conhecemos.
Ela não seria apenas uma judia que foi tocada por Jesus no primeiro milênio. A primeira mensageira da ressurreição.


Fonte: Maria Madalena, a noiva no exílio. Margareth Starbird.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

A discipula


Em “Pists Sophia”, há algo a respeito de Pedro irritando-se porque Maria Madalena dominava a conversa com Jesus. Ela parecia entender tudo o que Cristo falava, enquanto os outros, não tinham tanto alcance.Pedro em função disso, temia perder sua posição de liderança na nova comunidade religiosa. Ele exige que Jesus a silencie e é imediatamente censurado. Mais tarde, Maria admite a Jesus que não ousa falar a ele livremente porque, segundo suas palavras: “Pedro faz-me hesitar; tenho medo dele porque ele odeia a raça feminina”. Jesus responde que quem quer que o espírito tenha inspirado é divinamente ordenado a falar, seja homem ou mulher.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Jesus Super Star

Clip do filme Jesus Super Star - retratando a cena do amor entre Maria Madalena e Jesus.




domingo, 23 de novembro de 2008

sábado, 22 de novembro de 2008

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Madalena esposa do rabino Jesus


"Sabemos que era permitido às mulheres escutar a palavra de Deus na sinagoga, mas elas nunca eram discipulas de um rabino, a menos que um rabino ou mestre fosse um rabino e desejasse ensina-las... para uma mulher judia deixar a casa e viajatr com um rabino não era apenas inaudito, era escandaloso. "



Fonte: Bem Witherington - Wormem in the Ministry of Jesus (Cambridge University Press, 1984. p.117)

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Pecadora não significa prostituta


"A palavra grega usada por Lucas para "pecadora" (amartolos) não é sinonimo para "prostituta" (porin). Ela tem um sentido mais geral e teria sido usada para caracterizar alguém q fugira do cumprimento de uma obrigação. Sem conotação sexual." M. Starbird



Madalena, a pecadora q ungiu Jesus e Maria Betânia seriam a mesma mulher sim!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Madalena irmã de Lázaro


Em antigos missais de liturgia, p o dia de Madalena, celebrado no dia 22 de julho, contem esta breve presse:


"Pedimos ó Senhor, para sermos ajudados pela intervenção da abençoada Maria Madalena, cujas orações obtiveram de Ti a restituição da vida de seu irmão Lázaro, já morto havia 4 dias."
Fonte: Margareth Stardird


terça-feira, 18 de novembro de 2008

A rejeitada


No “Evangelho de Maria”, há uma passagem que os discípulos abatidos com a crucificação, pedem para Maria Madalena que os animassem, contando-lhes coisas que Jesus dissera e ela em particular. Ela fala então, de sua visão de Cristo e o que ele tinha revelado a ela. Todos duvidaram e a rechaçaram.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A mulher q conhecia o todo


De acordo com o “Diálogo do Salvador”, Maria Madalena foi uma dos três discípulos a receber ensinamentos especiais, e era elogiada acima de Mateus e Tomé. Dizia-se que “ela falava como mulher que conhecia o Todo”.

sábado, 15 de novembro de 2008

Volta, Volta...





- Volte, volte, sulamita. Volte, volte; nós queremos ver você dançar.- Por que vocês querem me ver dançando a dança da noiva?

Cantares 6.13


sexta-feira, 14 de novembro de 2008

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A noiva





"Espancaram-me, feriram-me, tiraram-me meu manto, os guardas dos muros" cantares 5:7

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A mulher q saciava a sede de Jesus

"...Madalena foi mais q uma mulher q caminhou na palestina, atenta as palavras do messias, carregando o jarro de agua q saciava a sede dele..." M Starbird


terça-feira, 11 de novembro de 2008

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

domingo, 9 de novembro de 2008

A arte sagrada

A Arte teria escondido ideias "hereticas" dos olhos inquisidores de uma hierarquia repreciva?


"Um símbolo sagrado é o misterioso ponto de encontro entre o meterial e o espiritual, o consciente e o inconsciente, que atuarão ao mesmo tempo como sinal e como catalizador de transformação na busca pela iluminação espiritual - o verdadeiro objetivo da busca do Santo Grau " Tim Wallace Murphy

sábado, 8 de novembro de 2008

O livro Código da Vince


O livro Código da Vince, publicado em 2003, difundiu a históriade Maria Madalena pelo mundo inteiro, traduzida praticamente para todas as linguas.
Apesar aos ataques feitos á credibilidade do romance q insistem q se trata de mera ficção. Maria Madalena está explodindo nas consciencias pelomundo inteiro.
Reflexões de M. Starbird

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Basília de Maria Madalena


A Basilica de Sta. Madeleine (Basílica de Santa Maria Magdalena) em Vezelay é a maior igreja românica em França e apenas 10 metros mais curta do que a Catedral de Notre-Dame em Paris.
Quarto local de peregrinação mais popular na idade média.
O terreno para a construção de um monasterio foi doado em 860dc.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A ressurreição de Madalena


O reavivamento de Maria Madalena e a sua história, neste nosso momento histórico, estaria sendo chamada por alguns de "ressureição de Maria Madalena". Por que tudo isso estaria acontecendo?
Estaria uma peça fundamental do cristianismo, faltando?
Reflexões de Margareth Starbird

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Nunca foi prostituta


"Por mais de mil e quatrocentos anos, a tradição cristã intitulou-a de prostituta arrependida, a igreja revogou esta crença pelo Magisterium da Igreja Católica Romana, em 1969, qdo oficialmente, reconheceu e confeçou publicamente q não havia nenhuma evidencia q apoiasse esta crença - de q ela seria prostituta." Margareth Starbird

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Madalena na idade média


Após a morte de Jesus, conta uma lenda medieval, que Maria Madalena foi expulsa da Palestina pelos judeus. Em um bote, deixa a sua pátria, chegando a Franca, ao porto de Marselha. Longe do seu país, inicia uma vida de mortificações. Esta lenda, que surgiu no século IX, introduz no culto cristão Maria Madalena como penitente. No século VIII, Madalena foi incorporada na liturgia e nos martiriólogios da Igreja Católica. Em 1050 a devoção a Santa começa a ter muitos adeptos principalmente na Abadia de Vézelai (Borgonha) onde os monges afirmavam ter as suas relíquias. A igreja desta abadia era inicialmente dedicada a Virgem que passa, neste mesmo ano, para o patrocinio de Santa Maria Madalena. A Igreja da Idade Média, com o culto a Santa Maria Madalena, tem a intenção de levar a possibilidade de salvação e de santidade as mulheres casadas e meretrizes, uma vez que a virgindade se constituía em atributo de santidade.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O Jesus dos apócrifos


1de7





2de7





3de7





4de7





5de7





6de7





7de7


domingo, 2 de novembro de 2008

Madalena a mulher


Madalena foi chamada por Jesus de"mulher". Este apelativo, não usual no idioma judaico, vem a ter no grego e no português a equivalência de "mulher casada" - " esposa ". São Cirilo de Jerusalém (313 - 386), fez uma alusão neste sentido quando compara Jesus ao noivo do " Cântico dos Cânticos " e as mulheres que figuram nos Evangelhos, suas noivas espirituais. Ainda, sobre este apelativo, na exegese corrente da Igreja, no caso da sua mãe, a origem de Jesus, vem simbolizar a fidelidade do povo de Israel à Antiga Aliança. E Maria Madalena vem representar a Nova Comunidade, a partir do Calvário.