sábado, 30 de agosto de 2008

Pinturas de Madalena


- Madona do Rosario;
- Pintado por Lorenzo Lotto, 1539;
- Igreja de São Nicolo, Cingoli

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Pinturas de Madalena


- Madonae menino, com Madalena e santa Doroteia;
- Pintado por Ambrogio Lorenzettic. 1325
- Pinacoteca Nacional de Siena

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Pinturas de Madalena


- Madona e menino, com João Batista e Madalena

- Neroccio De Landic. 1495

- Museo de arte, Indianapolis

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Pinturas de Madalena


- A Madona e o menino com São João Batista e Maria Madalena
- Cima Conegliano 1510-15
- Museo Louvre, Paris

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Considerações sobre o livro Quebrando o Código da Vince

O autor Darrel L Buck utiliza-se de passagens em escritos historicos (Filo) com consideravel carga de preconceito em relação a mulher para apoiar seus argumentos de que o celibato é melhor e o casamento é um "Inferno" por causa das mulheres.
O casamento para os hebreus sempre foi visto como a concretização dos planos divinos nesta terra, onde duas almas se unem para formar um unico corpo, visando o aprendizado da união, e conseguente apredizado do amor que transborda para o outro e seus filhos, Buck prefere exaltar frazes de uma minoria de judeus que não seguiam este preceito divino.
Se é que realmente esta grupo de judeus celibatários existiram, pois todas as frazes que ligam os essenios ao celibato são tão semelhantes que parecem ser frutos de um mesmo autor, que "Assim como um mal semeador" plantou joio nestes escritos históricos, afinal todos eles ficaram por muito tempo na posse de grupos que defendiam o celibato, idade média a fora.
Que absurdo. Conhece-se a arvore por seus frutos, e historia a fora quais os frutos plantados pelas mulheres? Fazem qquer coisa para defender seus filhos; nunca ficou registrado que uma mulher planejou e executou guerras; aprendeu a melhorar a saude da sociedade se dedicando aos cuidados dos filhos... as feridas ... centenas e centenas de anos se submetendo calada a inumeros caprixos masculinos para não contrariar seus esposos e o autor vem usar em seu argumento citações do tipo:
"...a mulher é uma criatura egoista e ciumenta em um nivel exagerado e terrivelmente calculado p perturbar e atrapalhar as inclinações naturais de um homem e desvia-los p armadilhas constantes ... se aprimorando em discursos enganosos e outros tipos de hipocrisias ..."
Não sei se interpreto esta atitude do autor como loucura ou ignorancia do amor.
Jesus não teria se casado, segundo Buck, por que as mulheres agem como satanas. Este é o cumulo do absurdo!

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Madalena na arte




Madalena foi um dos temas mais pintados na idade média, na grande maioria de suas imagens ela estava sempre com um vaso de alabastro, só que nos evangelhos não foi mencionado Madalena com vasos, será?






domingo, 24 de agosto de 2008

sábado, 23 de agosto de 2008

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Maria Madalena



Maria Madalena foi uma figura de enorme importancia no periodo do cristianismo primitivo. E teria sido na idade média uma das santas mais veneradas e retratadas na arte medieval. Muito venerada inclusive nos dias de hoje.
Madalena teria sido uma lider valente e respeitada.
Passou nas últimas décadas a ser considerada o proprio Santo Graal, tão procurado na idade média, que levou em seu ventre o sangue de Jesus atraves de seus filhos.
Esta interpretação passou a ser considerada heresia, mas remexeu com o íntimo de varios corações q passaram a refletir nesta possivel possibilidade.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

domingo, 17 de agosto de 2008

Antigo manuscrito da Bíblia estará disponível na internet


Codex Sinaiticus um dos mais velhos volumes com livros do Antigo e Novo Testamento, em grego tem mais de 1.600 anos, poderá ser vista de graça na web.



Partes da Codex Sinaiticus, que contém o Novo Testamento mais velho e completo, estarão disponíveis na web, afirmou a Universidade de Leipzig (Alemanha), um dos quatro conservadores do texto antigo.
Imagens em alta resolução do Evangelho de Marcos, diversos livros do Velho Testamento e observações dos trabalhos feitos ao longo de séculos estarão em www.codex-sinaiticus.net, num primeiro passo para a publicação online integral do manuscrito até julho próximo.
Ulrich Johannes Schneider, diretor da Biblioteca da Universidade de Leipzig, afirmou que a publicação online do Codex permitirá que qualquer um estude uma peça "fundamental" para os cristãos.
Especialistas acreditam que o documento, datado de aproximadamente do ano 350, possa ser a cópia mais antiga conhecida da Bíblia, junto com o Codex Vaticanus, outra versão antiga da Bíblia, afirmou Schneider.


sábado, 16 de agosto de 2008

Considerações sobre o livro Quebrandoo Código da Vince

O autor Darrel L. Buck diz que em nenhum lugar nos evangelhos gnosticos há afirmação de que Jesus foi casado, me parece que ele não leu o texto inteiro, leu apenas alguns trechos pois há no evangelho de Felipe a fraze:


“O filho do homem recebe a capacidade de criar e a capacidade de gerar...aquele q gera faz em privacidade, engendra filhos” (Evangelho de Felipe, Biblioteca de Nag Hammadi)


Neste momento este texto distingue explicitamente a diferença entre criar (filhos-discipulos) e gerar(filhos de carne e sangue).

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Isis sem Véu

Volume 1 - LER



Volume 3 - LER

Volume 4 - LER

terça-feira, 12 de agosto de 2008

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

domingo, 10 de agosto de 2008

A dinastia de Jesus


A dinastia de Jesus - James Tabor - LER
O mesmo autor da teoria e documentario da tumba de Jesus.

sábado, 9 de agosto de 2008

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Os mistérios do Código da Vinci


Os misterios do Código da Vinci - LER

terça-feira, 5 de agosto de 2008

A verdade sobre o Código da Vince


A verdade sobre o Código da Vince - Ségio Pereira Couto - LER

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Considerações sobre o livro Quebrando o Código da Vince

- "O evangelho de Felipe (que fala sobre o beijo de Jesus e Madalena) perde a credibilidade por ter sido escrito no século III, cerca de 200 anos apos a época de Jesus. Livro que descreve Madalena como esposa de Jesus"


Todas as vezes que escuto este tipo de argumento, considero o autor um ignorante dos fatos ou um hipocrita, antes de mais nada, o fato do texto de Felipe ser datado do século III, não significa que o original seja desta época.


Depois, as cópias dos evangelhos canônicos (os mais completos) não são mais antigos que estes, ou seja, possuem mais de 200 anos da época de Jesus.

Estudos sobre a igreja primitiva

Critica textual dos evangelhos gregos.


Escritos patristicos.


Outros escritos patristicos.


Documentos historicos da igreja.

domingo, 3 de agosto de 2008

Jesus tinha apostolas mulheres


"...Cristo apareceu paraas mulheres para que elas fossem como os apostolos de cristo epor meio de sua obediencia corrigir o pecado de Eva... Sou Eu quem apareceu para estas mulheres e sou Eu quem quis envia-las a voces como apostolos" Hipolito, Padre da Igreja do século III
Fonte: Ann Graham Brock, Mary Magdalena, The First Apostle, p.1.

sábado, 2 de agosto de 2008

Decodificando o Código d Vince


Considerações acerca do livro Decodificando o Código da Vince de Amy Wellborn.


- Madalena não é casada porque não carrega o nome de um marido: "Maria Madalena não está associada a homem algum"

O nome na cultura Israelita sempre teve uma importancia grande, pois designaria a missão e a caracteristica divina de uma pessoa.



O nome Maria seria uma homenagem a irmã de Moises - Mirian.



Maria é um nome muito presente no NT.



Alguns se apoiam na teoria de que todas as mulheres judias carregavam em seu nome, uma ligação com o nome de um homem, por se tratar de uma comunidade patriarcal. Porem, as grandes mulheres da biblia tiveram seus nomes pesos independentes de um nome de homem - Ester, Ruth, Sarah, Miriam, Maria Magdala...
O segredo do esposo de Madalena estaria justamente no Magdala. A explicação mais comum é de q este nome diria respeito a cidade natal desta Maria, porem, hoje sabemos que naquela época não existia uma cidade, ou povoado ou vila com o nome Magdala.
Até a guerra dos judeus contra os romanos no fim do primeiro século, e apos a morte de Jesus, a cidade que hoje é apontada como sendo a cidade natal de madalena, se chamou desde sua criação de Tariqueia.
Existe uma palavra hebraica - Magdal, e uma aramaica - Migdal que teria originado o segundo nome desta Maria.
Magdal ou Migdal significa Torre.
Dizer Maria Magdala, seria chama-la de Maria Torre.
Torre de acordo com a biblia era o apelido, ou como era conhecida a esposa do rei judeu (Davi).
Chamar Maria de Torre, seria tambem dizer que ela era a esposa do rei vigente na época - Jesus.