quinta-feira, 31 de julho de 2008

Quem escreveu os evangelhos? Cont.

Apesar de a ordem dos Evangelhos nas Bíblias atuais começar com Mateus, Marcos é quase certamente o mais antigo de todos os textos, talvez escrito um pouco antes do ano 70, quando o Templo de Jerusalém foi destruído pelos romanos. O consenso entre os estudiosos é que Mateus e Lucas usaram Marcos como a base de seus próprios Evangelhos.


Marcos é o evangelista que mais coloca expressões aramaicas na boca de Jesus ou das pessoas que entram em contato com ele, como o uso de Éfata ("abre-te") para curar um surdo-mudo e Talitha cum ("menina, levanta-te") para ressuscitar uma menina.






Fonte: Ciência da fé

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Quem escreveu os evangelhos?



Novos estudos sobre a origem do cristianismo estariam surgindo, e uma nova visão sobre o que realmente aconteceu, baseado em fatos cientificos estaria mudando muitas certezas históricas.






Pesquisadores na area de historia, ciencia das religioes, arqueologia, teologia, filosofia, sociologia de renconhecida competencia estariam procurando instituir um lugar de dialogo entreasdiferentes abordagens historicas ás origens do cristianismo.






Luiz Felipe Ribeiro, professor de pós-graduação em história do cristianismo antigo da Universidade de Brasília (UnB), que está concluindo seu doutorado na Universidade de Toronto (Canadá), estaria levantando uma teoria polêmica, a de que os evangelhos não teriam sido escritos pelos conhecidos autores (Mateus,Marcos, Lucas e João).






"Inconsistências e contradições deixam claro que nenhum de seus discípulos originais sentou-se pessoalmente para escrever uma biografia de Cristo. "






"O que está claro é que os títulos que temos são um fenômeno editorial, que veio mais tarde, estes títulos demoraram para aparecer no corpo do texto. Os primeiros papiros com a fórmula atual para os títulos -- 'Evangelho segundo Marcos' ou 'Evangelho segundo João', por exemplo -- são de meados do século 3 [mais de 150 anos depois da data em que os textos teriam sido escritos]."






De acordo com Ribeiro, os estudos sobre como os livros da época recebiam seus títulos e atribuições de autoria também revelam que essa fórmula é curiosamente única dos Evangelhos; nenhum copista anterior teria pensado em falar da "Ilíada segundo Homero", por exemplo.






"É muito improvável que essa mesma maneira de designar os textos surgisse de forma independente em quatro deles ao mesmo tempo. Por isso, tudo indica que se trata de uma mudança na maneira como os Evangelhos passaram a circular naquela época", diz ele.




A primeira referência a quatro Evangelhos escritos pelos autores que conhecemos tradicionalmente -- Mateus, Marcos, Lucas e João, nessa ordem -- vem do bispo Ireneu de Lyon, escrevendo por volta do 190. No começo do mesmo século, outro bispo, Papias (cuja obra original não sobreviveu, mas acabou sendo citada por escritores cristãos posteriores), menciona apenas Mateus e Marcos.








A poucas décadas de "distância" dos apóstolos originais, Papias até parece dispor de informações mais confiáveis. Ele se refere a Mateus como uma simples coleção de ditos de Jesus (logia, em grego), escritos originalmente em aramaico.






O Mateus que conhecemos é uma narrativa, e o texto que temos parece ter sido composto diretamente em grego.






Já Marcos (falava grego) seria o secretário ou intérprete de Pedro (que falava aramaico), o qual teria anotado ("de forma desordenada", diz Papias), as pregações deste. O Evangelho de Marcos que conhecemos é uma narrativa altamente estruturada, sem sinal de desordem.






Os mais antigos manuscritos do Evangelho de Marcos terminam de forma meio abrupta, no versículo 8 do capítulo 16. O relato se encerra com Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé indo ao sepulcro de Cristo. Lá, porém, encontram a tumba aberta e um misterioso rapaz de roupas brancas dizendo que Jesus tinha ressuscitado. As mulheres, então, fogem assustadas, "e nada diziam a ninguém, porque temiam".




O mais provável é que, mais tarde, foram adicionados os versículos de 9 a 20.


Continua amanhã.
































terça-feira, 29 de julho de 2008

segunda-feira, 28 de julho de 2008

sexta-feira, 25 de julho de 2008

quinta-feira, 24 de julho de 2008

terça-feira, 22 de julho de 2008

Dia de Madalena




Jesus coroando Madalena, pintado por Fra Angélico



A Coroação da Virgem (1435-circa)


Painel sobre madeira – 209 x 206 cm



A Coroação da Virgem foi pintada para a Igreja do Convento Dominicano de Fiesole.
"Aonde quer q o evangelho seja pregado, tambem seja dito o q ela fez" Jesus

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Fernado Pessoa e Rosa-Cruz


Fernando António Nogueira Pessoa nasceu e morreu em Lisboa no dia 13 de Junho de 1888 e 30 novembro de 1935 respectivamente. Mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português. É considerado um dos maiores poetas de língua portuguesa.



Posição religiosa: Cristão gnóstico e portanto inteiramente oposto a todas as Igrejas organizadas, e sobretudo à Igreja de Roma. Fiel, por motivos que mais adiante estão implícitos, à Tradição Secreta do Cristianismo, que tem íntimas relações com a Tradição Secreta em Israel (a Santa Kabbalah) e com a essência oculta da Maçonaria.



Posição iniciática: Iniciado, por comunicação directa de Mestre a Discípulo, nos três graus menores da (aparentemente extinta) Ordem Templária de Portugal.


Posição patriótica: Partidário de um nacionalismo místico, de onde seja abolida toda a infiltração católico-romana, criando-se, se possível for, um sebastianismo novo, que a substitua espiritualmente, se é que no catolicismo português houve alguma vez espiritualidade. Nacionalista que se guia por este lema: «Tudo pela Humanidade; nada contra a Nação».


Resumo de estas últimas considerações: Ter sempre na memória o mártir Jacques de Molay, Grão-Mestre dos Templários, e combater, sempre e em toda a parte, os seus três assassinos - a Ignorância, o Fanatismo e a Tirania.


Lisboa, 30 de Março de 1935 Fernando Pessoa [assinatura autógrafa] Fonte: Cópia do original dactilografado e assinado existente na Colecção do Arquitecto Fernando Távora


Ficha pessoal (também referida como "Nota autobiográfica", que não é), intitulada no original "Fernando Pessoa", dactilografada e assinada pelo escritor em 30 de Março de 1935. Publicada pela primeira vez, truncada, como introdução ao poema À memória do Presidente-Rei Sidónio Pais, editado pela Editorial Império em 1940.




quinta-feira, 17 de julho de 2008

Deus pode ter tido esposa

Deus bíblico pode ter tido uma esposa, afirmam pesquisadores. Inscrições indicariam que Javé teria tido como companheira a deusa da fertilidade Asherah.Tese é polêmica!









Será que uma deusa pagã, atacada na Bíblia como uma das maiores inimigas do culto ao Deus verdadeiro, poderia ser, na verdade, a esposa Dele?



De forma bastante simplificada, esse é um dos principais debates que dividem os historiadores da religião do antigo Israel nos últimos tempos. Inscrições misteriosas, pequenas estatuetas de cerâmica e o próprio texto da Bíblia indicariam que a deusa em questão, conhecida como Asherah, não teria sido adorada como rival de Javé, o Deus judaico-cristão, mas sim como sua companheira.







"Na Bíblia hebraica existem mais de 40 referências a Asherah e ao seu símbolo, inclusive demonstrando a sua presença dentro do Templo de Jerusalém, o Templo de Javé", conta Ana Luisa Alves Cordeiro, mestranda em ciências da religião na Universidade Católica de Goiás.





Na reforma religiosa liderada por Josias, rei de Judá (o reino israelita do sul), por volta do ano 620 a.C., teria arrancado do Templo o símbolo da deusa e queimado.









o culto a Asherah parece ter sido mais importante fora de Jerusalém, nos chamados "lugares altos", afirma a pesquisadora. Em tais locais, o poste de madeira era substituído por árvores vivas como símbolo da deusa. "Eram santuários ao ar livre, nos topos das montanhas. Isso evidencia uma profunda ligação com a natureza", diz Cordeiro.









O culto a Asherah seria uma forma de reverenciar a fertilidade feminina e o papel da mulher como doadora ou mantenedora da vida. "E a árvore é o símbolo dessa abundância", avalia a pesquisadora.










Durante muito tempo, esse tipo de culto foi considerado uma influência religiosa estrangeira sobre o povo de Israel, conforme o que dizia a Bíblia. Mas o consenso atual é que os israelitas não tiveram uma origem separada dos cananeus, seus vizinhos pagãos. A maior parte dos habitantes de Judá e Israel (nome um tanto confuso do reino israelita do norte) parecem ter sido um grupo de origem majoritariamente cananéia que foi assumindo uma entidade cultural distinta aos poucos. E, entre os cananeus, Asherah era a esposa de El, o soberano dos deuses -- mais ou menos como Zeus, na mitologia grega, tinha sua mulher divina, a deusa Hera.






Inscrição em hebraico do ano 800 a.C. no alto pede benção de "Javé de Samaria e sua Asherah". Casal abaixo do texto, com aspecto bovino, poderia retratar o deus e sua esposa, segundo alguns especialistas (Foto: Reprodução)







Inúmeras estatuetas de cerâmica, encontradas em todo o território israelita e com idades que abrangem centenas de anos, que parecem indicar uma deusa da fertilidade, com barriga de grávida e seios protuberantes. "Essas imagens continuam sendo comuns até o século 6 a.C., quando Jerusalém é destruída e parte de seus habitantes são exilados na Babilônia"



Outras estatuetas femininas feitas por antigos israelitas: os traços maternais, como seios fartos e ventres grávidos, são enfatizados nessas imagens (Foto: Reprodução)

Muitas reformas foram realizadas pelos sacerdotes do Templo de Jerusalém, elaboradas na época depois do exílio. "A comunidade dos que voltam da Babilônia se organiza em torno do Templo de Jerusalém, sob a liderança dos sacerdotes e com o apoio do Império Persa [que dominou a região depois de vencer a Babilônia]. Então, toda ameaça a esse processo de centralização do poder sacerdotal foi combatida, de forma que só acabou sobrando o culto a Javé.

Fonte

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Cântico dos Cânticos celebra paixão entre namorados


O Texto mal menciona Deus, mas passou a ser interpretado como símbolo do amor divino.
Os oito capítulos do Cântico dos Cânticos estão cheios de sensualidade e erotismo, descrições apaixonadas do corpo de dois jovens amantes, insinuações do ato sexual -- e uma única menção, que soa quase como nota de rodapé, ao nome de Deus. Como explicar, então, seu status nas Sagradas Escrituras judaico-cristãs?
Expressão hebraica que significa algo como "o maior dos cânticos" ou "o mais belo dos cânticos.
"Houve muitos debates sobre a canonicidade dele [ou seja, sobre sua inclusão no cânon, ou conjunto oficial, da Bíblia]. No fim das contas, os rabinos acabam aceitando o livro, o último a ser incluído no cânon hebraico"
As versões que conhecemos do livro trazem uma espécie de rubrica original, dizendo que o livro é "o Cântico dos Cânticos de Salomão", rei de Israel que viveu por volta do ano 950 a.C., mas a maioria dos estudiosos modernos concorda que essa atribuição é fictícia.
Na Antigüidade era comum que alguns textos fossem atribuídos a personagens famosos, seja por representar uma continuidade dos seus ensinamentos ou por fazer alusão a momentos marcantes de sua vida ou da lenda gerada por eles", explica Humberto Maiztegui Gonçalves, doutor em teologia bíblica e clérigo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.
Apesar da referência aparentemente fictícia ao sábio Salomão, há no texto uma rápida menção à cidade de Tirza, que foi capital do Reino de Israel, ou Reino do Norte, uma das duas monarquias nas quais teria se dividido o território israelita após a morte de Salomão, por volta de 900 a.C. O interessante é que Tirza foi capital durante um brevíssimo período de tempo, logo após a separação dos reinos, o que pode indicar que ao menos parte do poema remonta a quase nove séculos antes de Cristo. No entanto, também há sinais, no hebraico do Cântico, que o texto foi retrabalhado após a destruição de Jerusalém pelos babilônios (século 6 a.C.), ou até perto do período grego, uns três séculos mais tarde.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Origem do dia da biblia

O Dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento - celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia. No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus.




segunda-feira, 14 de julho de 2008

Manuscritos mais antigos

Os dois manuscritos mais antigos da Bíblia em grego podem ter sido escritos naquela ocasião - o grande Codex Sinaiticus e o Codex Vaticanus. Estes dois inestimáveis manuscritos contêm quase a totalidade da Bíblia em grego. Ao todo temos aproximadamente vinte manuscritos do Novo Testamento escritos nos primeiros cinco séculos.

domingo, 13 de julho de 2008

O mais antigo fragmento do NT

O mais antigo fragmento do Novo Testamento hoje conhecido é um pequeno pedaço de papiro escrito no início do Século II d.C. Nele estão contidas algumas palavras de João 18.31-33, além de outras referentes aos versículos 37 e 38. Nos últimos cem anos descobriu-se uma quantidade considerável de papiros contendo o Novo Testamento e o texto em grego do Antigo Testamento.

sábado, 12 de julho de 2008

Madalena e Jesus?



Seria Madalena - Lua e Jesus - Sol?




Pintadopor Danti Rosseti.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Encontrada pedra com inscrições misteriosas



Arqueólogos encontram pedra com símbolos misteriosos




Fragmentos foram encontrados nas ilhas Shetland da Escócia e seus símbolos poderiam ser pagãos ou cristãos.
A pedra, de 45 por 28 centímetros, fragmento de outra maior, mostra em uma de suas faces dois discos com cruzes, unidos por uma fita e outras decorações mais ou menos intrincadas que se interrompem pelo corte na parte superior.
Não se sabe o significado religioso dos mais de 40 símbolos da cultura píctone, mas os motivos são consistentes em todo o território escocês.

O que aparece na pedra recém-descoberta é o disco duplo e a vareta em forma de Z, já conhecida pelos arqueólogos, mas o que a torna muito especial são as cruzes inscritas nas rodas.
Outros discos duplos possuem às vezes círculos ou espirais em seu interior, mas estes são os primeiros com cruzes.

Se for uma cruz cristã, e não apenas de um desenho geométrico, indica um híbrido entre a religião indígena dos pictos (primeiros habitantes da Escócia) e o novo cristianismo.

O local onde a pedra foi encontrada foi um centro religioso durante dois milênios e também pode ter sido um ponto de convergência cultural e político na antiguidade.

É o que parece se deduzir de quatro pedras descobertas ali e nas quais aparece o antigo alfabeto conhecido como "ogham", e de uma quinta pedra, a "Mail Stone", descoberta em 1992, e na qual aparece uma figura misteriosa com uma máscara de cabeça de cachorro.

Durante a Idade Média, esse local foi usado para funerais, e foram encontrados três pedaços de lápides com inscrições nas quais foi usado o alfabeto rúnico.
Fonte: Estadão

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Encontrado igreja cristã do 1º século




Arqueólogos anunciaram ter encontrado uma caverna no norte da Jordânia que pode ser a igreja cristã mais antiga do mundo, usada por discípulos de Jesus Cristo no primeiro século depois de sua morte.O local é uma caverna subterrânea datada do período entre 33 d.C. e 70 d.C. encontrada embaixo da Igreja de São Jorge.Os primeiros cristãos teriam fugido para a região depois de sofrer perseguição em Jerusalém.











A igreja subterrânea seria um local de adoração e também a casa destes primeiros cristãos.








"Descendo na caverna, em alguns degraus, é possível ver uma área de formato circular que seria a abside e vários bancos de pedra para os sacerdotes", disse Abdul Qader Hussan, diretor do Centro de Estudos Arqueológicos de Rihab. Hussan também afirmou que já foram encontrados objetos de cerâmica no local, datados do século 3 d.C. ao século 7 d.C.











Uma inscrição no chão da igreja acima da caverna cita os "70 amados por Deus e o Divino". Arqueólogos dizem acreditar que a frase se refere aos refugiados da perseguição religiosa em Jerusalém.











Segundo o jornal The Jordan Times, a própria Igreja de São Jorge é considerada como a mais antiga igreja do mundo, construída no ano de 230 da era cristã. Este status é desafiado apenas por uma igreja, descoberta em Aqaba em 1998, que também data do século 3.











Até o momento, de acordo com Hussan, 30 igrejas foram descobertas em Rihab. "Acredita-se também que Jesus Cristo e a Virgem Maria tenham passado por esta região", acrescentou o arqueólogo.








Fonte: BBC

quarta-feira, 9 de julho de 2008

A fuga para o egito

Fra Angelico retratou a fulga de Madalena.


terça-feira, 8 de julho de 2008

Não me toques

Fra Angélico pinta Madalena e Jesus no jardim do sepulcro como referencia ao encontro dos amantes no jardim de Cantares.



1440 e está no museu de São Marcos, Florença.



segunda-feira, 7 de julho de 2008

Coroação da virgem Madalena



Fra Angélico pinta Jesus corando Madalena, como sua rainha e que não somente ele venerava esta verdade como tambem alguns irmãos seus do convento.




Teria sido pintado entre 1440-41. Estánomuseu de São Marcos, Florença.

domingo, 6 de julho de 2008

A rainha grávida



A rainha no canto direito alem de coroa, apresenta as mão em uma barriga crescidinha.
A rainha de luto por seu rei.

sábado, 5 de julho de 2008

Grupo das Marias




Pintado por Fra Angélico



Está no museu de São Marcos, Florença

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Homens e Mulheres seguidores de Jesus



Fra Angélico pinta os principais seguidores de Jesus, retratou que o número de discipulos era muito maior do que 12 e que havia muitas mulheres entre eles.




Teria Constantino tambem estipulado o número 12 entre os discipulos?

quinta-feira, 3 de julho de 2008

quarta-feira, 2 de julho de 2008