quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Nardo de Bálsamo

No AT. a rainha de Sabá trouxe camelos carregados de perfumes ao rei Salomão; Ester, antes de se apresentar ao rei Assuero tinha se perfumado durante um ano. A noiva descrita no Cântico dos Cânticos derramava óleo de odores fortes.
" As mulheres podiam dispender em perfumes um décimo de seu dote, preparando-se, com certeza, de forma muito especial para o seu amado na sua noite de núpcias." Maria de Betânia - Matéria publicada no Jornal Mundo Espírita - fevereiro/2003
Alguns perfumes eram extremamente caros e raros, o Nardo era um deles. E de acordo com Cant. Canti. e o Evangelho de Felipe faria parte do dote da noiva. Perfume que guardava, para o esposo, na noite das núpcias.
O perfume era associado ao processo de sedução utilizado pelas mulheres, ele era o ingrediente primordial. Estaria ela, em público, declarando o seu amor àquele homem!?



"Enquanto o rei se assentava à sua mesa, dava o meu NARDO o seu cheiro." (Canticos dos Cant 1:12)
"Venho ao meu jardim, minha irmã, noiva minha, para colher a minha mirra com o meu BÁLSAMO, para comer o meu favo com o meu mel, e beber o meu vinho com o meu leite. Comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados." (Cant. Cant. 5:1)
"...aproximou-se dele uma mulher que trazia um VASO de alabastro cheio de bálsamo precioso, e lho derramou sobre a cabeça, estando ele reclinado à mesa..." (MT 26:7)
"Estando Jesus em Betânia, reclinado à mesa em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher que trazia um vaso de alabastro cheio de bálsamo de nardo puro, de grande preço; e, quebrando o vaso, derramou-lhe sobre a cabeça o bálsamo..." (Marcos 13:3)
O Evangelho de João diz o nome da mulher do vaso de alabastro...

"...então Maria tomando uma libra de bálsamo de Nardo puro, de grande valor, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos, e encheu-se toda a casa com o perfume..." João 12:3
O escritor do Evangelho de Lucas sabia q a mulher q ungiu Jesus em uma cerimonia de casamento se chamava Maria, mesmo assim ele disse:
"E eis que uma mulher pecadora que havia na cidade, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um VASO de alabastro com bálsamo;" (Lc 7:37)
Ele chamou de pecadora a esposa de Jesus, por q terá feito isso? Por que queria difama-lá? Se a mulher do vaso de alabastro tinha familia, nome, casa, e deixava tudo para ouvir Jesus falar?
"...e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o BÁLSAMO..." LC 7:38
Porem:
"...Maria, cujo irmão Lázaro se achava enfermo, era a que ungiu o Senhor com BÁLSAMO, e lhe enxugou os pés com os seus cabelos."

Alguns dizem q Alabastro era um pote feito de uma pedra somente encontrada nas imediações de uma cidade Egípcia chamada Alabastron. Era semelhante ao mármore, mas era mais maleável e facilmente se modelava os potes de perfumes.






O nardo era um bálsamo feito da raiz de uma planta da Índia (Nardostachys jatamansi) que crescia nas montanhas do Himalaya. Os arábios a chamavam de “cravo indiano”. Não era apenas a distância, mas a raridade da planta que tornava o nardo caríssimo e tão procurado.






O alabastro e o nardo oferecido por Maria a Jesus talvez tenha sido o presente mais caro que Jesus recebeu em todo o seu ministério. Alguns eruditos, com base no cálculo de Judas, que avaliou o presente em 300 denários, (1 denário = um dia de serviço da época) chegam a calcular, a preço de hoje, entre 15 e 20 mil dólares, cerca de 60 mil reais.






Pra Maria ter um destes deveria ser muito rica. De acordo com Cant. dos Canti. era um objeto que pertencia a uma noiva real.
“O amor espiritual é vinho e fragrância... enquanto aquele que foi ungido estiver presente, os q estão por perto também se aproveitam da fragrância, porem, qdo os q foram ungidos se retirarem (para a câmara nupcial) deixando-os, então aqueles q não foram ungidos mas estavam meramente por perto, não sentirão mais o perfume...” (Evangelho de Felipe, Biblioteca de Nag Hammadi)
De acordo com o Evangelho de Felipe, Nardo de Balsamo tambem era oléo q pertencia a noiva real, filha de principes, prometida a um rei:
"Aos outros resta apenas ansiar por vir a voz da noiva e deleitar-se com seu Balsamo. Ninguém pode ver a noiva e o noivo, a menos q se torne um com eles (seu povo, sua família) ...” (Evangelho de Felipe, Biblioteca de Nag Hammadi)

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

O legado de Madalena

O legado de Madalena


Leia o livro "O legado de Madalena" - Laurence Gardner e tire suas próprias conclusões
(Clique na figura e leia o livro)



OBS: Vc não paga para baixar este livro no seu computador e ler em casa no seu pc.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Mulher mostrar os cabelos a marido

Mulher envolver pés de homem seria representação de matrimônio

"E Maria, cujo irmão Lázaro se achava enfermo, era a mesma que ungiu o Senhor com bálsamo, e lhe enxugou os pés com os seus CABELOS". (Jo 11:2)

Quando lemos no evangelho, não estranhamos a atitude de Maria, no jantar de Betânia, ao agachar-se aos pés de Jesus, lavá-los, ungi-los e enxugá-los com seus cabelos. Porem, não podemos deixar passar despercebido este registro, pois ele nos fala q Jesus casou.

Muitos hoje, e por vários anos, interpretou e pregou esta atitude como ato de submissão e arrempedimento da mulher e unção do rei Jesus. Talvez esta interpretação este certa, talves incompleta, mais também pode não ser a forma correta de interpretá-la. Quem foi que primeiro interpretou isso desta maneira, na história? Quem foi q disse que a interpretação correta desta passagem é essa?

Por que não foi levado em consideração de que mulher judia nenhuma naquele tempo podia mostrar os cabelos a um estranho q não fosse seu marido, pai ou irmão?

Com esta informação de que a mulher só poderia mostrar os cabelos ao seu esposo, por se tratar de um objeto erótico, deveríamos interpretar está passagem como querendo nos passar a informação de que Maria, irmã de Marta seria esposa de Jesus, pois esta mostrou os seus cabelos a ele e envolveu seus pés. Talvez lembrando a noiva de cantares:

"Um Rei se acha preso em meus cachos" (Cant. Cat. 7:6)


O cabelo na antiguidade

Na Antiguidade era comum o ritual de oferecimento dos cabelos às deusas da lua, num gesto simbólico de oferecimento de sua feminilidade e fertilidade. Esse hábito era uma evolução da prática de ofertar a virgindade à deusa. Isso porque oferecer os cabelos a um homem, seria um gesto simbólico de oferecimento de sua fertilidade, feminilidade, e sua sexualidade.

Mais informações sobre o significado dos cabelos na história: http://madalenaesposa.blogspot.com/2007/08/os-cabelos-na-antiguidade.html

Na tradição matrimonial judaica, no momento em q todos estivessem a mesa como forma de evidenciar q a noiva aceitaria o casamento, ela deveria expressar por meio de algumas atitudes seu sim: dar voltas ao redor do noivo, entrelaçá-lo com faixas, sentar-se ou deitar-se aos seus pés, eram exemplos da noiva deixar explicito seu sim (Vide comunidades judaicas sobre a tradição matrimonial): Na bíblia encontramos exemplos:

"Minha filha, é preciso que eu te assegure a existência tranguila, para que sejas feliz, ...lava-te, unge-te, põe tuas melhores vestes e ...(vai de encontro a Booz nosso parente) ...prepare uma refeição para ele... Rute aproximou-se de mansinho, afastou a cobertura de seus pés e deitou-se" (Rute 3)

"Um Rei se acha preso em meus cachos" (Cant. Cat. 7:6)

Maria evolveu com os cabelos os pés de Jesus no jantar de Betânia.

“e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os CABELOS da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o bálsamo.” LC 7:38

“Então Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus, e os enxugou com os seus CABELOS; e encheu-se a casa do cheiro do bálsamo.” JO 12: 3

Gregório Magno descreve Maria como escrava da luxúria. Ou a tradução mais correta seria serva de um homem – seu marido, uma vez q as esposas na época eram servas, ou seja, serviam a seus maridos, inclusive no assunto sexual?

Maria era a q se sentava aos pés de Jesus p servi-lo (escutá-lo).


Envolver os cabelos de um homem com os cabelos, seria uma forma de explicar q aquela mulher servia aquele homem, apenas. Servia no sentido sexual-marital. (Uma mulher oferecer seus cabelos a um homem, enxugar seus pés por ex, seria o estabelecimento de uma ligação com ambos, o destino dos dois estariam entrelaçados)

Fonte: http://mimiblem.com/jsite/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=3.

http://www.aetern.us/article49.html

http://brasil.calvizie.net/documento.asp?args=7.1.422

http://www.meiodoceu.com/simbolos_7.htm

http://www.edlua.com/principal/index2.php?area=materias&pagina=1

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Mitra

A Historia de Mitra, deus Persa, nascido de uma virgem, que fazia milagres, ressuscitava mortos, tinha 12 discípulos, fez a ultima ceia com seus discípulos, etc. tudo isto, a mais de 2000 anos antes de Cristo ter nascido.



Parte 1- http://www.youtube.com/watch?v=CZ8naJjapek




Parte 2- http://www.youtube.com/watch?v=vLNpdi41API




Parte 3- http://www.youtube.com/watch?v=mMAtJs8rPe4

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Os cabelos na antiguidade

Esta foto foi tirada de uma estatueta da velada e mascarada dançarina , 3º século/ 2º século A.C. (Antes de Cristo); HelenísticaGrega - Bronze; 20,5 cm de altura - Doada por Walter C. Baker, 1971Descrição do Objeto segundo o Museu Metropolitano de Arte - Nova York: é a representação de uma dançarina da antiguidade, mesmo sendo artista, sua fase e cabelos estavam cobertos.
Os cabelos na antiguidade seria tido como objeto erótico, assim como hoje é considerado o bumbum, pernas malhadas, seios fartos, barriga sequinha... A cabeleira encontra-se sempre relacionada à sensualidade.


"Desde a Antigüidade o cabelo sempre foi objeto de atração sexual entre homens e mulheres. Ao longo da história, também ganhou status de força. “Os grandes guerreiros do passado sempre tiveram cabelos compridos". Francisco Le Voci

"Tanto em populações primitivas como civilizadas, o cabelo tem tido sempre um significado simbólico, considerado como o centro da força, como um símbolo de realeza e estado social, como um fetiche e índice de sensualidade e, mais comumente, como um emblema de juventude. A ausência ou presença de cabelo tem também um significado simbólico de castigo, sacrifício religioso ou luto. Em todas as civilizações o comprimento do cabelo, a presença ou ausência de cabelo e o estilo do penteado têm tido um papel importante em revelar a ocupação do indivíduo, o "status" profissional, conduta moral, sexo, idade e estado marital. " Dr. Edgardo Malheiro

Medusa era uma jovem lindíssima. De toda a beleza que ela possuía, nada era mais belo que seu cabelo. A tragédia começou quando perdeu a virgindade. A cabeça da Medusa, com o cabelo e as víboras teria, adquirindo o poder mágico de transformar em pedra qualquer inimigo que para ele olhasse. O maior trunfo de feminilidade, foi transformado em cobras venenosas e petrificastes.

"Entre as mulheres, o cabelo aparece como uma das armas principais da sedução, desde a antiguidade. Maria Madalena, na iconografia cristã, aparece sempre representada com cabelos longos e desmanchados."Maria Stela de Godoy Moreira

"...em lugar de encrespadura de CABELOS, calvície." (Is 3:24) uma cabeça sem cabelos seria exemplo de maldição.

Na Antigüidade, cabelos longos e soltos eram um símbolo de liberdade e nobreza entre os homens. Nas mitologias grega e hindu, as divindades mais terríveis sempre foram representadas com cabelos enormes e despenteados. Para as mulheres da Idade Média, não cortar os cabelos era uma demonstração de castidade. No Tibete e na Índia, os monges cortam os cabelos em sinal de devoção e humildade.

Os religiosos de conventos católicos tosam o cabelo das freiras quando elas fazem os votos e fazem a tonsura nos padres, simbolizando não apenas um sacrifício, uma penitência, o caminho das virtudes, mas indicando também capitulação: uma renúncia—voluntária ou imposta—, às prerrogativas da carne e à sua própria personalidade. Uma renúncia aos prazeres profanos e um voto de obediência.

O cabelo também seria considerado o véu natural da mulher, véu presupoe-se mistério, mostrar os cabelos soltos seria revelar a intimidade da mulher.
O véu esconderia o segredo de sua feminilidade. O simbolismo do véu para os povos do Oriente é ancestral, possuindo conotações sagradas.
O cabelo simboliza força física e virilidade, sedução, vaidade e as virtudes. .É um símbolo de instinto, de sedução feminina e atração física. Careca pode sugerir esterilidade.

Os cabelos também levam o contexto de poderes mágicos; as bruxas tinham seus cabelos raspados, como também na Bíblia, Sansão perde todo o seu poder quando os seus cachos são cortados.
Cabelos em partes diferentes do copo possuem diferentes significados: cabelos da cabeça - poderes espirituais; cabelos do corpo - poderes irracionais.

Cabelos são considerados fonte de poder. O ato de cortar os cabelos e sacrificá-los significa frequentemente um renunciar e um renascer.

Os romanos, por exemplo, pelavam a cabeça dos indivíduos considerados hierarquicamente inferiores (prisioneiros,escravos, traidores) para assim assinalar a condição de subordinados dos mesmos;


Era considerado um adorno natural. Para os homens representa virilidade e juventude. Já para as mulheres significa sensualidade e beleza.

Ao longo da história das civilizações, a cabeleira tenha representado um elemento fundamental da personalidade humana, sustentáculo da beleza, do fascínio, da sedução e às vezes, até mesmo do poder e da força...e de como, nos dias atuais, a mesma cabeleira possa conservar ainda um profundo valor simbólico. O fato é que estamos ancestralmente habituados a considerarmos os cabelos como um “atributo sexual”

Ainda hoje existe mulheres no oriente que se cobrem com veus e não podem se revelar a um homem estranho q não seja seu esposo, isso não é levado em conta para interpretar o tipo de cultura a 2.000 anos por que?

domingo, 19 de agosto de 2007

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Unção do corpo de um homem

A unção do corpo de um homem judeu cabia apenas a esposa e a sua mãe, caso este não fosse casado, isso é fato, e qto a fato não há argumento, por q então Madalena teria ido ungir Jesus? sua mãe não era, não há lógica a atitude dela, a não ser q fosse ... q direito teria ela ao exigir o corpo de Jesus se não era parente?

OBS: Maria de Betânia, a Magdala, a filha de Jairo, a samaritana, seriam a mesma pessoa.

domingo, 12 de agosto de 2007

Maria Betãnia seria a Mesma Madalena

Várias pinturas e detalhes nos evangelhos parece indicar q Maria de Betânia e Maria Madalena seriam a mesma mulher.Discusão sobre o vitral neste tópico:http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=2149087&tid=2524213564781462658

sábado, 11 de agosto de 2007

Sentar-se aos pés de Jesus

Maria ao sentar-se aos pés de Jesus p ouvi-lo estaria fazendo uma referencia a noiva de Cantares:

"Gosto de sentar-me a sombra do meu amado" (Can C. 2:3)

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Código arte Leonardo da Vinci

Códigos usados por da Vinci na sua obra Santa Ceia:

- João, o discípulo amado, é uma mulher . Usa correntinha de ouro no pescoço e afasta-se de Jesus com uma coqueteria feminina, incontestável. Seria Madalena?

João / figura feminina e Jesus, usam o chamado "efeito espelhado": túnica vermelha e manto azul, Jesus. Túnica azul e manto vermelho.

Um crítico de arte verá que os grupos formados por Jesus e João / figura feminina, pelo afastamento da suposta Madalena, formam um M no centro do Quadro.

O M foi um código muito usado pelos Templários e sobre o qual existe controvérsia: M, símbolo da constelação Virgo M de Madalena, venerada pelos Templários?

Apesar de ser a cena da "Instituição da Eucaristia", não há vinho e pão na mesa posta por da Vinci, o pão está reduzido à migalhas esparsas.

Outros códigos usados por da Vinci nas suas obras Virgem das Rocas - Maria parece proteger Jesus e sua outra mão, como garra, parece afastar João Batista. O Menino Jesus é quem recebe a "benção" de João Batista. João Batista era venerado pelos Templários e algumas das seitas esotéricas, (às vezes, até mais do que o culto prestado a Jesus), em todos os seus símbolos. O "carob tree", árvore símbolo de João Batista e o "gesto de João" - tela: "Adoração aos Magos". Nesta tela da Vinci se auto retratou, dando as costas à cena da Natividade. Os anônimos do quadro ignoram Jesus e "velam" o "carob tree". São João Batista (escultura) o "dedo ou "gesto" de João".

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Código arte Jean Cocteau

Obra: painel da igreja "Notre Dame de France" em Londres, Inglaterra.
Símbolos: o painel mostra a crucifixão, mas não se vê o crucificado, somente as suas pernas. Os pés são ornados por uma grande rosa azul/vermelha.
Quatro soldados romanos, em poses épicas, um deles munido de um escudo com um falcão estilizado, lembrando o falcão egípcio (recordando Isis/Madalena, Madalena, simbolicamente, é confundida com os símbolos de Isis e das Virgens Negras).
Aos pés dos soldados um tecido que serve de toalha para uns dados marcando o nº 58. Nos anais dos interrogatórios dos templários consta: CAPUTLVIIM - cabeça 58 M - Madalena sempre é retratada com um crânio, a letra M, supostamente um símbolo de Madalena (ou de Virgo?) e o nº 58, de simbolismo desconhecido.
Na pedra ARA do altar, um enorme M. Maria, mãe de Jesus e Madalena, aos pés da cruz, também formam um M. Há um homem de perfil, cujo olho é um peixe.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Por que a Ig Católica está ficando p trás!


Talvez por que não trata as mulheres de forma igualitária, esquecendo-se inclusive para q nós fomos criadas - ser como uma complementar - prefere continuar perpetuando discriminações e conceitos histórico-sociais atrasados:



Ordenação feminina nas Igrejas Evangelicas


http://www.pibvitoria.org.br/interna.asp?idCliente=33&acao=noticia&id=13130


Enquanto as Igrejas evangelicas estão reconhecendo a importancia das mulheres, os Cardeais estão fazendo infelizes ponderações:



“Ordenar mulheres seria como servir pizza e Coca-Cola em vez de pão e vinho na Eucaristia". Cardeal Giacomo Biffi: (Esse “senhor” foi um dos candidatos à sucessão do Papa) comentario dele divulgado pela - BBC BRASIL.COM)




Para sermos respeitadas precisamos sair de suas igrejas?

Código artes Boticelli



No quadro "Maria aos pés da Cruz", Boticelli empregou os seguintes códigos: Maria Madalena veste "capa cardinalícia".
O vermelho, símbolo do status clerical, símbolo dos bispos, demonstra a reverência de Boticelli à Madalena.
O anjo segura uma raposa pelo rabo: a raposa é o símbolo da "falsidade pia".

Jesus foi chamado de Rabi

Jesus foi chamado de Rabi: cargo de rabino, é o cargo máximo dentro da hierarquia religiosa, sendo guia espiritual, responsável pelos serviços religiosos e pela transmissão das tradições.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Boticelli

Quem este artista q gostava de pintar Madalena Grávida?
Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi era seu nome completo, e ele viveu em 1446-1510.
Boticelli sofreu grande influência de Fra Filippo Lippi, que o ajudou muito em sua formação como pintor.


Fonte: http://mm01.2it.com.br/welcome.phtml?sec_cod=299

domingo, 5 de agosto de 2007

sábado, 4 de agosto de 2007

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Existe varias imagens de Madalena Grávida!

Será q estas imagens tem alguma coisa a ver com a teoria apresentada por Dan, no CDV?





Agora segurando o vaso de alabastro p lembrar q é a mesma q ungiu Jesus.

http://www.fcsh.unl.pt/docentes/hbarbas/MasterGif/Slide40.GIF
Pintado por Boticcelli-1467



Mais uma Madalena grávida segurando o vaso de alastro

http://www.ideariumperpetuo.com/botticelli-1467.jpg
Boticelli - 1467



Parece q Boticelli gostava de pintar Madalena Grávida, ou será q ele conhecia alguma informação a respeito da história dela?




Madalena gravida!

http://www.sigismundus.hu/guide/pictures/7_39-full.jpg





Mais uma! Todas sem a aureola q indica a Maria mãe



Jesus junto com Madalena grávida! Este é o tema de um vitral, na Igreja Cristã de Kilmore:

http://www.fotoaki.com.br/pguser.php?user=sergiozen&idfoto=1543578


"A diferença entre um escrito e uma pintura é q a última é mais dificil de ser editada"

Estas imagens teriam sido formuladas baseando-se na tradição popular.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Laurence Gardner

Laurence Gardner é um genealogista internacionalmente conhecido e o conferencista histórico. É conhecido na europa como o Chevalier Labhràn de St. Germain, ele é Adido Presidencial ao Conselho europeu de Príncipes, um corpo constitucional de conselheiros estabelecido em 1946.
Ele também é Prior do Parentesco Sagrado de St. Columba, um Cavaleiro Templário de St. Anthony, um Membro da Sociedade de Antiquários da Escócia e Adido para o Protetorado Principal do Tribunal de Dragão Imperial de Hungria, 1408.
Formalmente ligado à Ordem da Nobre Guarda de St Germain, fundada pelo Rei James VII da escócia em 1692 e ratificado pelo Rei Louis XIV da França, ele é o Historiador Jacobino Real designado.
Como historiador constitucional e palestrante, agora revela provas documentais a respeito do legado oculto de Cristo no Ocidente e novas evidências na descoberta do Santo Graal.