sábado, 30 de junho de 2007

Encontro da esposa de Jesus?



Você sabe como foi encontrada a esposa de Isaac?
Você sabe como foi encontrada a esposa de Jacó?
Você sabe como foi encontrada a esposa de Moisés?

As histórias bíblicas que registraram como foram encontras as esposas de Isaac, Jacó e Moisés são semelhantes entre si e com a história de como Jesus encontra a samaritana no poço no Evangelho de João 4. Não é somente uma história no Antigo Testamento parecida com João 4, mais são 3. NÃO PODE SER COINCIDÊNCIA.

A redundância levanta a hipótese de que João 4 esteja revelando a história do ENCONTRO DA NOIVA DE JESUS contada no mesmo molde da história do encontro da noiva de Isaac, Jacó e Moisés.

“ [...]fazei-me encontrar hoje o que desejo, manifestai vossa bondade, es-me aqui de pé junto a essa fonte onde as filhas dos habitantes desta cidade virão buscar água, a donzela a quem eu disser: inclina teu cântaro, dá-me água [...]essa seja a que o senhor escolheu [...] Com estes sinais conhecerei que manifestai a vossa bondade [...]”. (Gênesis 24)

Esta foi a oração feita pedindo-se um sinal de Deus para que Ele mostrasse a escolhida para ser esposa do descendente de Abraão. Será que Jesus ao encostar-se no poço de Jacó estaria fazendo esta mesma oração, para encontra sua esposa?

Pelo menos na oração a cima citado, ficou estabelecido como sinal pedir água (ou oferecer) a primeira mulher que se aproximasse: (Rebeca ofereceu água; Raquel recebeu a água; Séfora também; Jesus primeiro pede a água, depois oferece).

“Jesus chegou a uma localidade da Samaria [...] ali havia o poço de Jacó, cansado, Jesus sentou-se a beira do poço [...]. Veio uma mulher da Samaria tirar água. Pediu-lhe Jesus: Dá-me de beber [...]". (Joa 4)

Jesus fala sobre água-viva, porém, em Cantares, água-viva é a forma figurada de se falar da esposa:

“Eis um jardim fechado, minha irmã, minha esposa, uma nascente fechada, uma fonte selada [...] eis a fonte de meu jardim, uma fonte de água viva [...]”. (Cânticos dos cânticos 4)